sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

As mazelas sociais provocadas pelo vetor “Aspone”

Assessor – De acordo com o Dicionário Houaiss – da língua portuguesa – é aquele que é adjunto a alguém, que exerce uma atividade ou cargo para ajudá-lo em suas funções e, eventualmente, substituí-lo nos eventos transitórios etc..... Mais exemplos: representá-lo em alguma cerimônia oficial ou informal no impedimento de sua presença por força maior ou conflito de agenda.

À atividade ou função de assessor é bem ampla e envolve diversas profissões e especialidades, sem contar a importância do assessor particular que pode ou não ter nenhuma especialidade ou qualificação profissional, mas de extrema confiança do chefe. Cuida de seus assuntos pessoais, inclusive de sua conta bancária.

Dados às peculiaridades dessa atividade e às acomodações políticas onde se empregam amigos apenas para que tenham rendimentos mensais - mas sem nenhuma função especifica -, se criou o “Aspone” que, traduzindo no linguajar do folclore político, significa “Assessor de Porra Nenhuma”.

Pois bem. O Aspone se fosse representado pelo reino animal, seria a lagartixa. É liso... Caminha por onde os demais animais não tem acesso e vive a confirmar com tudo, simbolizado por gestos de cabeça.

Jamais discorda do chefe ainda que ele esteja completamente equivocado. Não leva notícias que o chefe não gosta de ouvir e todas as informações que o tem como portador são passadas maquiadas de forma a agradar o “homi”.

Não é raro um governante, secretário ou político, induzido pelo Aspone, a mentir. Passar informações erradas, pagar “micos” memoráveis. Isso ocorre em qualquer parte do mundo e o Acre, não seria exceção.

Muito tem se falado na redução dos casos de malária no Vale do Juruá, região que tem merecido atenção especial do nosso senador Tião Viana, notadamente nessa área da saúde. Mosquiteiro, remédios, médicos, equipamentos e recursos para conclusão de hospital enfim, não vamos enumerar as ações que o senador tem desenvolvido naquela região, pois todo acreano tem conhecimento.

Ocorre é que a figura nefasta do Aspone tem levado ao senador, ao governador e ao secretário de saúde, informações falsas sobre os casos de malária na região do Vale do Juruá.

Assim essas autoridades passam à informação que a situação está sob controle. Que os índices de malária na região estão diminuindo a cada ano. A realidade é bem diferente. Os Aspones deveriam levar reprimendas pelas gafes que levam os chefes a cometerem.

Para que não haja contestações sobre os que estamos afirmando, basta lê o que está escrito sobre o assunto, abrindo o link aí embaixo, publicado pela Agência Amazônia.

http://www.deputadofernandomelo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=214&Itemid=26

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Violento, corrupto e racista...

Na carona de um relatório da ONU e a publicação deste em sites locais, postamos aqui no Blog parte do documento, segundo o qual pesquisadores das Organizações das Nações Unidas chegaram à conclusão que o Brasil, é um país Racista, Violento e Corrupto.
Até me aventurei em fazer alguns acanhados comentários sobre três setores onde tais conclusões se encaixam com maior perfeição. A própria segurança pública, a saúde e a educação.
Nada a retirar do que escrevi. Pelo contrário, acrescento o caso de um estudante em São Paulo dirigindo completamente embriagado. Com seis latas de lança-perfjumes dentro do veiculo. Fugindo de uma perseguição policial ele invadiu uma prefenrencial, colidiu com outro veiculo e completamente sem controle da direção atropelou o frentista de umposto de gasolina do outro lado da rua o deixando como se morte estivesse, antes de continuar em sua louca e desvairada tentativa de fuga, até se detido.
Aqui vai o resultado da impunidade, violência e racismo a que se refere o documento da ONU.
O trabalhador foi submetido a seis intervenções cirúrgicas durante os 18 dias em que ficou internado em um hospital da rêde pública. Vai terminar a recuperação em casa e não tem previsão de quando retornará ao trabalho. Ajuda? Só da família.
O criminoso, passou duas horas prestando depoimento. Foi autuado por direção perigosa. Lesões corporações e posse de entorpecente ilícitos, embriagues ao volante etc.. etc... antes de ser mandado para casa onde continua levando sua vidinha inútil sem maiores preocupações. O racismo consiste no fato de sendo a vítima pessoa de posses, o agressor jamais sairia impune e o caso seria tratado pela polícia com a seriedade necessária e explícita na lei.


Confronto das estrelas com resultado óbvio

A caminho de casa, sou peitado por amigo comum:
- E aí, vai ao Arena da Floresta assistir o jogo do Rio Branco contra o “Fogão”??
- To fora! Não vou aplaudir festa alheia. Não sou botafoguense e não acho que o time local tem bagagem que justifique pagar R$ 30 reais para vê-lo em exibição. Só não sei de quanto mas o resultado é previsível.
Placar do “baile”, 3x1 para o Botafogo sem maiores esforços e com um time de reservas. A noite assistir parte do vídeo tape. Mudei de canal antes do fim da fita. Foi penoso ver nossos “atletas” apanhando da bola e do adversário.
Os alvinegros cariocas foram complacentes e cavalheiros. Pouparam o Rio Branco do vexame de levar uma goleada histórica diante de sua torcida.
Nossos “peladeiros” de fim-de-semana saíram de cena já na estréia, sem direito ao jogo de retorno.
Pelo menos, fomos poupados de outro vexame maior. Algum “courão” por exemplo, poderia trazer na bagagem, uma sacola e grama arrancada do Maracanã, como souvenir.
Mais hilário que a campanha do Rio Branco na competição Copa do Brasil em sua versão 2008, apenas o comentário de um radialista esportivo.
Disse radialista: “O Rio Branco não estava disputando o placar e sim, a renda de 400 mil proporcionada pelos 20 mil torcedores que compareceram a Arena”.



“Tamo” competindo no concurso de literatura

Também estou inscrito no 1º Concurso de Literatura da Fundação Garibaldi Brasil/AC. Relato um acontecido com meu pai, ocorrido em plena 2ª Guerra Mundial nos idos de 1.943 e sua chegada ao Acre, vindo do Nordeste com centenas de outros jovens, alistado como “Soldado da Borracha”.
Sinto-me como se fosse uma fera domesticada solta numa arena de feras selvagens. Terei que lutar pela própria sobrevivência, se comparado às estrelas em literatura que estão inscritas no concurso.

A falsa modéstia porém, me impede de capitular antes do embate que deverá acontecer em meados de julho deste ano. Acredito, numa análise “impacial”, rsrsrss.... que tenho chances de ganhar...e explico porque.
Quando fiz o relato, pretendia apenas homenagear meu pai que havia completado 83 anos. Não tinha idéia que o relato viesse a participar de nenhum concurso. Portanto, a simplicidade e a naturalidade da forma como foi escrito, pode agradar os jurados.
Ganhado, já tenho quem homenagear na entrega do “Osca”. Não ganhando, agradeço à mesma pessoa.
Mas isso, só posso revelardepois do resultado. É que também compartilho da opinião que não se deve contar com o ovo “nas partes” da galinha.

Manchetes de hoje

JORNAL A GAZETA
http://www.agazeta-acre.com.br/


Descoberto geoglifo perto da Prefeitura de Capixaba


Pesquisa mantida pelo Governo do Acre e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnoloígico (CNPq) em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) identificou esta semana dois novos geoglifos na região de Capixaba. Em sobrevôo, os cientistas localizaram um geoglifo a apenas 1.000 metros da Prefeitura de Capixaba . Em homenagem ao dono do imóvel onde está localizado, a estrutura foi batizada de Bimbarra.

“É um circulo com mureta externa e uma meia lua interna, e pela sua localização, proximidade e fácil acesso, creio que o geoglifo Bimbarra merece divulgação para que a Prefeitura de Capixaba possa tomar ciência e providências para a proteção desse monumento pré-histórico”, sugeriu o paleontólogo Alceu Ranzi, da Ufac, um dos envolvidos no estudo dos sítios arqueológicos do Acre. Entre outros, participam da pesquisa a arqueóloga Denise Shaan , da Universidade Federal do Pará (UFPA).


JORNAL O RIO RANCO
http://www.oriobranco.com.br/

Samu faz campanha para redução de trotes

Mais uma campanha de esclarecimento está sendo realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Mais uma campanha de esclarecimento está sendo realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O trabalho de conscientização visa reduzir o número de trotes feitos para o telefone do serviço.
O alvo da campanha são as crianças das escolas de Rio Branco. Treinamentos estão sendo realizados para educá-las, com a expectativa de serem multiplicadores da idéia.

O lançamento oficial acontece no próximo mês. A diretora do Samu, Lucia Carlo, explica que apesar da redução no número de trotes no ano passado, o fato ainda é um agravante que prejudica o trabalho da equipe de atendimento.


JORNAL A TRIBUNA
http://www.jornalatribuna.com.br/

Deputados aprovam reforma no Judiciário

Por unanimidade. Assim foi aprovado ontem na Assembléia Legislativa, o projeto de reforma administrativa do Poder Judiciário. A esperança dos deputados, é que esse passo reflita no atendimento à população.

O deputado N. Lima (DEM), integrante da oposição, lembrou que embora o projeto de lei ainda não seja o ideal, representa uma melhoria importante no âmbito do Poder Judiciário. “Se todo mundo ganha um pouquinho já é um avanço”. Ele acredita ainda que esse é um momento ideal para que todos os servidores públicos façam negociações para melhorar as condições de duas categorias.

Para o deputado Josemir Anute (PR), que sempre esteve envolvido com o movimento sindical no Tribunal de Justiça onde é oficial de justiça licenciado, o fato de o projeto contar com o aval do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário foi determinante em sua decisão de apoiá-lo.

JORNAL PÁGINA 20
http://www2.uol.com.br/pagina20/

O Jornal Página 20 não foi atualizado. A edição postada no dia anterior, ainda fala da estréia do Rio Branco na Copa do Brasil. Pegando logo de cara a equipe do Botafogo/RJ na Arena da Floresta. O resultado dessa partida, para quem não acompanhou o desenrolar do sofrimento do time local foi 3x1 para os visitantes.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

MANCHETES DE HOJE

JORNAL A GAZETA
http://www.agazeta-acre.com.br/


APOIO DE BINHO DEIXA SERVIDORES DA ELETROACRE OTIMISTAS

Os servidores da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) ficaram otimistas com o posicionamento do governador Binho Marques, que na última segunda-feira, durante um encontro com o presidente Lula, defendeu a empresa, reforçando sua importância para o Estado. Agora os trabalhadores vão intensificar as manifestações em prol da não privatização da Eletroacre.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Marcelo Jucá, o governador Binho Marques não fez nenhum comunicado oficial para os servidores sobre a audiência com o presidente Lula, mas que a defesa feita por ele é de fundamental importância para que a empresa não seja privatizada.

“Não sabemos nada ofi-cial, mas acompanhamos a entrevista do governador após o encontro com o presidente Lula. Sabemos que ele defendeu a não privatização da Eletroacre, ressaltando a importância da empresa para o Estado do Acre. Agora esperamos algo mais concreto, já que ainda não temos nada confirmado sobre o futuro da Companhia”, ressaltou Jucá.
----------------------------------------------------
JORNAL O RIO RANCO
http://www.oriobranco.com.br/

POLÍCIA FEDERAL DESMANCHA QUADRILHA DO TRÁFICO NO ACRE

A Polícia Federal efetuou, na manhã de ontem, a prisão de seis envolvidos com o tráfico de drogas. Trata-se de Robson Gouveia Chaves, Francimar Barros Lima, Laélia Gurgel da Silva, Valdeirton dos Santos Braga e Adalzemir da Silva Matos, sendo esta última identificada como Policial Civil lotada no 8°DP.

A operação teve início às 6h da manhã de ontem com cerca de seis equipes, dentre elas um delegado. As prisões se deram depois que o Juiz da Vara de execuções Penais expediu um mandado de busca e apreensão contra os envolvidos.
---------------------------------------------------
JORNAL A TRIBUNA
http://www.jornalatribuna.com.br/

QUADRILHA PRESA PELA PF ALUGAVA CONTAS BANCÁRIAS

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e do Núcleo de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal no Acre realizaram na manhã de ontem a Operação Parraga e cumpriram seis mandados de prisão em diferentes pontos de Rio Branco. Com mandados expedidos pelo juiz da Vara de Tóxicos da Justiça acreana, eles prenderam seis pessoas acusadas de integrar uma das maiores quadrilhas que agia no envio de drogas para dois estados.

O grupo, segundo apurou a PF, era comandado pelo traficante Robson Chaves Gouveia, com quem a polícia encontrou dinheiro, computadores, um carro de luxo e uma moto Twister. Também foram presos Francimar Barros Lima, Laélia Gurgel da Silva, Adalzemir da Silva Matos, Alzimeire Francisca Nazaro Cruz, a Meire, e Valdeirton dos Santos Braga (este havia sido preso na semana passada
-------------------------------------------------------

JORNAL PÁGINA 20
http://www2.uol.com.br/pagina20/


RIO BRANCO GANHA UNIFORME OFICIAL DA KAPPA

Hoje à noite, o Rio Branco entra em campo para enfrentar o Botafogo já com uniforme oficial versão 2008. Um jogo com quatro completos oficiais e três de treino, assinados pela multinacional italiana Kappa, foi apresentado à imprensa na manhã de ontem. A parceria inédita com um time do Estado se deu devido à representatividade do clube e ao seu bom desempenho na Terceirona em 2007.

“Já trabalhamos com a Ulbra, em Ji-Paraná (RO) e vimos que o Rio Branco tem tradição aqui no Estado, além de ter desempenhado uma boa campanha em 2007 na Série C”, afirmou Edmar Godinho, representante da marca nos dois estados. Segundo ele, essa será uma boa estratégia para divulgar ainda mais a marca ao público acreano.

“Durante a minha gestão, em 1970, a camisa do Rio Branco era de malha e mandei pintar o símbolo do time. Hoje, o uniforme é da Kappa”, emocionou-se o advogado Lourival Marques, ex-presidente do clube.
JORNAL A GAZETA
http://www.agazeta-acre.com.br


APOIO DE BINHO DEIXA SERVIDORES DA ELETROACRE OTIMISTAS

Os servidores da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) ficaram otimistas com o posicionamento do governador Binho Marques, que na última segunda-feira, durante um encontro com o presidente Lula, defendeu a empresa, reforçando sua importância para o Estado. Agora os trabalhadores vão intensificar as manifestações em prol da não privatização da Eletroacre.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Marcelo Jucá, o governador Binho Marques não fez nenhum comunicado oficial para os servidores sobre a audiência com o presidente Lula, mas que a defesa feita por ele é de fundamental importância para que a empresa não seja privatizada.

“Não sabemos nada ofi-cial, mas acompanhamos a entrevista do governador após o encontro com o presidente Lula. Sabemos que ele defendeu a não privatização da Eletroacre, ressaltando a importância da empresa para o Estado do Acre. Agora esperamos algo mais concreto, já que ainda não temos nada confirmado sobre o futuro da Companhia”, ressaltou Jucá.
----------------------------------------------------
JORNAL O RIO RANCO
http://www.oriobranco.com.br/

POLÍCIA FEDERAL DESMANCHA QUADRILHA DO TRÁFICO NO ACRE

A Polícia Federal efetuou, na manhã de ontem, a prisão de seis envolvidos com o tráfico de drogas. Trata-se de Robson Gouveia Chaves, Francimar Barros Lima, Laélia Gurgel da Silva, Valdeirton dos Santos Braga e Adalzemir da Silva Matos, sendo esta última identificada como Policial Civil lotada no 8°DP.

A operação teve início às 6h da manhã de ontem com cerca de seis equipes, dentre elas um delegado. As prisões se deram depois que o Juiz da Vara de execuções Penais expediu um mandado de busca e apreensão contra os envolvidos.
---------------------------------------------------
JORNAL A TRIBUNA
http://www.jornalatribuna.com.br/

QUADRILHA PRESA PELA PF ALUGAVA CONTAS BANCÁRIAS

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e do Núcleo de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal no Acre realizaram na manhã de ontem a Operação Parraga e cumpriram seis mandados de prisão em diferentes pontos de Rio Branco. Com mandados expedidos pelo juiz da Vara de Tóxicos da Justiça acreana, eles prenderam seis pessoas acusadas de integrar uma das maiores quadrilhas que agia no envio de drogas para dois estados.

O grupo, segundo apurou a PF, era comandado pelo traficante Robson Chaves Gouveia, com quem a polícia encontrou dinheiro, computadores, um carro de luxo e uma moto Twister. Também foram presos Francimar Barros Lima, Laélia Gurgel da Silva, Adalzemir da Silva Matos, Alzimeire Francisca Nazaro Cruz, a Meire, e Valdeirton dos Santos Braga (este havia sido preso na semana passada
-------------------------------------------------------

JORNAL PÁGINA 20
http://www2.uol.com.br/pagina20/


RIO BRANCO GANHA UNIFORME OFICIAL DA KAPPA

Hoje à noite, o Rio Branco entra em campo para enfrentar o Botafogo já com uniforme oficial versão 2008. Um jogo com quatro completos oficiais e três de treino, assinados pela multinacional italiana Kappa, foi apresentado à imprensa na manhã de ontem. A parceria inédita com um time do Estado se deu devido à representatividade do clube e ao seu bom desempenho na Terceirona em 2007.

“Já trabalhamos com a Ulbra, em Ji-Paraná (RO) e vimos que o Rio Branco tem tradição aqui no Estado, além de ter desempenhado uma boa campanha em 2007 na Série C”, afirmou Edmar Godinho, representante da marca nos dois estados. Segundo ele, essa será uma boa estratégia para divulgar ainda mais a marca ao público acreano.

“Durante a minha gestão, em 1970, a camisa do Rio Branco era de malha e mandei pintar o símbolo do time. Hoje, o uniforme é da Kappa”, emocionou-se o advogado Lourival Marques, ex-presidente do clube.

BRASIL É UM PAÍS VIOLENTO, CORRUPTO E RACISTA


Um dossiê detalhado pela ONU, sugere que o Brasil é um país violento, corrupto e racista... Em todo documento, a violência surge como um fator que atinge números cada vez maiores, com violação dos direitos humanos nas formas mais diversas.
Segundo o documento o número total de assassinatos no Brasil por ano poderia ser de até 50 mil e a violência seria principal causa de morte para cidadãos entre 15 e 44 anos. Impunidade, guerra entre gangues e violência policial estão entre os principais fatores desses índices.

Em destaque o uso da tortura generalizada - como uma prática para obter confissões em prisões e informa que muitos juízes não classificam esses atos como suplício, preferindo apenas citar "abuso de poder".
Nas prisões, o documento ainda alerta que a ocupação seria três vezes maior que a capacidade das instalações e pede o fim imediato da "superlotação endêmica" e das "condições desumanas em que são mantidos os prisioneiros.

Uma das formas de atacar a violência e esses obstáculos seria a reforma urgente do sistema judiciário, o que contribuiria para lidar com a impunidade e corrupção. Para a ONU, a mudança tem amplas condições de ser realizada.

As disparidades sociais também fazem parte da lista de preocupações da ONU, principalmente o desenvolvimento social no Norte e Nordeste. Segundo o Unicef, 50 milhões de habitantes no Brasil ainda vivem na pobreza e, apesar dos avanços, o País está entre os cinco mais desiguais do planeta.

Um exemplo da desigualdade está na educação. Para a entidade, os avanços nas matrículas nos últimos anos mascaram uma desigualdade extrema - e regiões com escolas com qualidade abaixo dos níveis adequados. "No Norte e Nordeste, apenas 40% das crianças terminam o primário", afirma o documento. No Sudeste, essa taxa seria de 70% - 3,5 milhões de adolescentes ainda estariam fora das escolas. Os motivos: violência e gravidez precoce.

Outro exemplo de desigualdade está na saúde. Os indígenas tem um índice de mortalidade que é o dobro de uma criança no Sudeste. Em relação à água encanada, 87% da população tem acesso a ela. Mas os 20% mais ricos da população têm um alcance 50 vezes maior que a parcela dos 20% mais pobres. Para o Unicef, o Brasil está no caminho de atingir as Metas do Milênio na redução da miséria.

A ONU ainda alerta para a "generalizada e profunda discriminação contra afro-brasileiros, indígenas e minorias". Os vários documentos da ONU destacam a existência do racismo no País e critica o fato de que a demarcação de terras indígenas está ocorrendo de forma lenta.

AS NOVIDADES E OS BENEFÍCIOS DO DOCUMENTO.


Novidade nenhuma. Os benefícios é que agora são autoridade da ONU que estão comprovando isso. Os pesquisadores internacionais não trouxeram para o dossiê ou relatório nenhuma novidade.

Racismo, violência e impunidade fazem parte do cotidiano dos brasileiros. A violência, por exemplo, é exercida de forma generalizada e muito especialmente por quem a priori, teria a obrigação de combatê-la. A própria Justiça.

A guisa de desculpas para não punir assassinos, ladrões e corruptos, os legisladores criaram “os prazos judiciais”. Por tal mecanismo, um simples delegado de polícia consegue tempo interminável para “juntar” provas contra um crime onde sobram evidencias e testemunhas.

Um medalhão do executivo pode retardar ainda mais o processo no Ministério Público e o mesmo processo, pode criar mofo nas prateiras de uma das varas do judiciário, sob a desculpa que o juiz tem milhares de outros processos. Assim, crime de homicídio, mesmo quando o réu é preso em flagrante, pode demorar cinco anos ou mais para ir a julgamento.

Na questão da educação, as propagandas oficiais, em todos os níveis, mentem “desavergonhadamente” sem temor de punição pela mentira. Apregoam números apenas imaginários ou maquiados. A cada início de ano letivo estouram reclamações por falta de vagas nas escolas pública.

E na Saúde? Agora, todos os males são imputados aos recursos que deixaram de ser arrecadados pela famigerada CPMF (40 bilhões) que quando arrecadados, alimentavam a cadeia nacional da corrupção e não chegavam a saúde.

Pobre não pode pagar plano de saúde e o tal Sistema Único de Saúde, nasceu com deficiência congênita do antigo INSS e por conta dessa hereditariedade, nunca funcionou como deveria e nem vai funcionar.

Na esfera política é bom nem se prolongar com exemplos. O leitor não teria “saco” para lê. Está farto de ouvir de cada governante a balela do “combate a corrupção.
No início de cada administração, tem o período de “caça as bruxas”, a desocupação dos cargos e sua ocupação pelo novos corruptos que estão chegando ao poder.
Somos uma nação emergente sim, mas vista por ocidentais e europeus, como uma cópia fiel de Cuba, só governada por um regime diferente.
Aqui, não se coloca o poder nas mãos de um único ditador. O poder e às riquezas da nação são usados de formas “coorporativas”.
--------------------------------------------
NA - No âmbito local, um prefeito do interior (Município de Porto Walter) acusado de ladrão, pelo Ministério Público, acaba de ser inocentado pelo judiciário. Com o lucro do roubo deve, neste exato momento, está comemorando com os comparsas a proeza de haver se safado das garras da Lei.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

MANCHETES DE HOJE

Jornal A GAZETA

Fernando Melo apóia mistura na farinha, mas denuncia paralisação de projeto no Senado


Brasília – A adição de farinha refinada, raspa de mandioca ou fécula à farinha de trigo destinada à panificação voltará ao debate na próxima semana, na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Quinta-feira à tarde, em discurso na tribuna, o deputado Fernando Melo (PT-AC) apoiou a aprovação do projeto de lei que autoriza essa mistura, ao mesmo tempo em que denunciou a sua paralisação no Senado: “É preocupante”.
Antes de falar Melo reuniu-se com o deputado Moacyr Micheletto (PMDB-PR), da Comissão de Agricultura, com quem examinou o Projeto de Lei nº 4.679/2001, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), modificado por emendas dos deputados Fernando de Fabinho e Elcione Barbalho. Fez alusão ao lobby da indústria moageira, acusado de colocar obstáculos à aprovação da matéria no Senado Federal. http://www.agazeta-acre.com.br


Jornal RIO BRANCO

Cadáver destroçado é encontrado dentro de açude


Em decorrência de uma denúncia anônima a Polícia Militar do município de Senador Guiomard localizou, na manhã de ontem, o corpo do peão de fazenda, Antonio José Oliveira de Souza de 17 anos.
A vítima foi morta, esquartejada e seu corpo jogado dentro de um açude de uma fazenda, próxima ao Quinari.
De acordo com informações dos policiais, o assassinato teria sido motivado por um desentendimento entre a vítima e um traficante, já que José foi ordenado a espancar uma mulher que se dizia ser a namorada do suposto traficante, este por sua vez não cumpriu e foi ameaçado de morte.
Após ter sido assassinado o corpo foi esquartejado e jogado dentro do açude. A polícia localizou o cadáver.
O delegado do município instaurou um inquérito para apurar o homicídio e possivelmente localizar o acusado que terá que prestar esclarecimentos sobre as acusações. http://www.oriobranco.com.br


Jornal A TRIBUNA

Prefeito de Porto Walter é afastado a pedido do MP

A juíza de Cruzeiro do Sul, Rogéria Epaminondas, com competência prorrogada para outros municípios da região, a pedido do Ministério Público, decretou o afastamento do prefeito de Porto Walter, Neuzari Pinheiro, do PT, por supostas irregularidades administrativas. O promotor Marcus Galina argumentou que a permanência do prefeito no cargo poderia atrapalhar as investigações e o argumento foi aceito pela Justiça. Cabem recursos da decisão e o prefeito já está em Rio Branco, onde seus advogados devem entrar com recurso no Tribunal de Justiça amanhã.
Por enquanto, o prefeito deve ser mantido no cargo até a decisão final, mas pode ser que ele decida se licenciar do cargo, assumindo o vice, do PC do B.
É a segunda vez que Neuzari é prefeito de Porto Walter onde, apesar de grande prestígio, enfrenta forte oposição do grupo ligado ao ex-prefeito Vanderley Sales, irmão do ex-deputado Wagner Sales, por muitos anos o chefe político do município, destronado exatamente pela primeira vitória de Neuzari. http://www.jornalatribuna.com.br/


Jornal PAGINA 20

Rondônia põe 220 mil hectares de floresta em mãos de particulares

Montezuma Cruz

Itapuã do Oeste (RO) - Até o início do próximo mês será conhecido o vencedor da licitação para explorar a primeira Floresta Nacional do País. A conhecida Flona Jamari (situa-se ao lado do Rio Jamari) já desafia o recém-criado Serviço Florestal Brasileiro (SFB), encarregado de analisar as propostas dos oito concorrentes à concessão. É que a dilapidação das reservas de madeira vem ocorrendo rapidamente no estado, de maneira implacável e quase sem freio. Os furtos e roubos estão impunes.
A Flona Jamari é um território verde de 220 mil hectares (ha), distribuídos entre os municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Cujubim. Deste total, 96 mil ha foram divididos em três glebas. Só põe a mão sobre ela quem garantir o melhor projeto de sustentabilidade ambiental, garante o SFB, ansioso pela decisão que se avizinha.
A conceituação é bonita e está na moda: comunidades na selva poderão utilizar, com projetos bem delineados, a castanha, a copaíba o patauá e o açaí. Fala-se até em incentivo ao ecoturismo. http://www.pagina20.com.br/

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Novo comandante da Polícia Nacional Boliviana, visita secretário de segurança pública do Acre

O Secretário de Segurança Pública (Sesp), Antônio Monteiro Neto, acompanhado do comandante geral da Polícia Militar do Acre, Cel. - PM Romário Célio Barbosa Gonçalves, recebeu a visita do novo comandante na Polícia Nacional Boliviana – baseada em Cobija/Pando – coronel Oscar Nina Fernandes.
O militar boliviano estava acompanhado da família (esposa e filha) e do seu secretário de segurança Pública, Dr. Alberto Murakame.
A comitiva boliviana foi recebida por Antônio Monteiro em seu gabinete de trabalho, às 11horas desta sexta-feira 21, e de acordo com o secretário, foi uma visita protocolar:
O novo comandante boliviano Coronel Nina Fernandes tem muitas afinidades com nosso País, especial entre as autoridades militares do Acre.
É concludente do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (C.A.O) ministrado no Rio de Janeiro em 1992 na mesma turma do coronel José Henrique Barbosa de Albuquerque (Cel-BM José Henrique) atual comandante do Corpo de Bombeiros do Acre.
O oficial boliviano reafirma que sua posse no comando militar da polícia boliviana reforça os acordos já firmados entre Acre e Cobija, “no sentido de combater a delinqüência internacional, especialmente o narcotráfico e o roubo de veículos”.
Na opinião do secretário de segurança da Bolívia, Alberto Murakane, o novo comandante cel. Oscar Fernandes irá trazer garantias mais concretas dos acordos já firmados com autoridade do Acre

Para o comandante da Polícia Milita do Acre, Romário Célio, “a dor une mais as pessoas e sendo o atual comandante boliviano um velho amigo das autoridades militar do Acre, sua chegada ao comando da Polícia Nacional Boliviana vai facilitar muito às relações e o intercâmbio entre a força de segurança do Acre e Bolívia”.
“As parcerias e a integração entre as duas polícias, são necessárias no combate à delinqüência internacional, especialmente o narcotráfico. Em sua opinião, os traficantes internacionais chagam a Bolívia através do Peru e daí, invadem nossas fronteiras com regiões extensas e geograficamente de difícil acesso”.

MANCHETES DO DIA

Jornal O RIO BRANCO

Alerta vermelho na Assembléia

A suposta tentativa de assalto ao deputado estadual Ney Amorim acontecida na noite da última quarta-feira é o sexto “incidente” apimentado com tentativa de violência que acontece a parlamentares acreanos nos últimos seis meses. Somente Ney Amorim foi duas vezes vítima de supostas tentativas de assalto. Em dezembro do ano passado a casa do pai do deputado foi assaltada, mas ele não estava na residência. Desta vez um homem armado se dirigiu até o escritório do deputado no bairro José Augusto. Visto a tempo pelo segurança de Ney, o suposto assaltante fugiu, ferido a bala devido à troca de tiros com o segurança.
O deputado estadual é o quinto deputado do parlamento acreano envolvido em episódios que vão desde supostas tentativas de assalto à mão armada até descaradas ameaças de homicídios como aconteceu a Josemir Anute.
Para o presidente da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), Edvaldo Magalhães, o parlamento acreano está apreensivo e em alerta. “A luz vermelha para nós da Aleac está acesa” dispara o deputado. http://www.oriobranco.com.br
­­­­­­­­­­­=======================================================
Jornal A GAZETA

Lula garante mais dinheiro para obras da BR-364


A audiência que o governador Binho Marques manteve, na tarde de ontem, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderia ter sido melhor para o Acre. Acompanhado pelo presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, o ex-governador Jorge Viana, Binho Marques fez um relato para o presidente de como estão indo as obras do PAC no Estado, e concluiu falando da importância do apoio do Governo Federal para dois pleitos da maior importância para o povo do Acre: o asfaltamento da BR-364 de Rio Branco a Cruzeiro do Sul até 2010 e a garantia de participação direta do Estado nos lucros da Hidrelétrica do Madeira, como remuneração pelo impacto ambiental que a obra causará aos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. O presidente Lula se comprometeu em ajudar para que as duas situações se concretizem.

O esforço para garantir os recursos necessários à integração do Vale do Acre ao Vale do Juruá acontece num momento especial para a economia do país e do Acre. Embora ainda abalado com o fim da CPMF, que resultou na redução de cerca de R$ 40 bilhões anuais para os cofres públicos federais, o presidente Lula não hesitou um momento sequer de reafirmar que seus compromissos com o Acre permanecem inalterados.
http://www.agazeta-acre.com.br
=====================================


Jornal A TRIBUNA

Segurança de deputado troca tiros com bandidos

Nem a polícia sabe ainda qual era a intenção de dois homens, um deles armado, quando trocaram tiros com o segurança do deputado estadual Ney Amorim (PT), na noite da última quarta-feira, em frente ao prédio onde fica o escritório do parlamentar, no bairro José Augusto.

Por volta das 18h30, dois homens chegaram à frente do prédio e se comportaram de maneira suspeita. A caminhonete do deputado estava estacionada na entrada que dá acesso ao escritório, e dentro dela o cabo Amarildo, da Polícia Militar, fazia a segurança do local.

Ao perceber a movimentação estranha da dupla, o segurança desceu do veículo, e antes que abordasse os suspeitos, foi recebido à bala. O militar sacou a arma e houve troca de tiros, mas ninguém se feriu. As marcas do tiroteio ficaram em um orelhão e no veículo de Ney Amorim, que no momento do tiroteio estava reunido com seu advogado, Giordano Simplício Jordão.

O barulho dos tiros chamou a atenção de populares que logo se aproximaram do local. O deputado e seu advogado também desceram para saber o que havia ocorrido. Próximo ao local, o cabo Amarildo ainda avistou um homem que trajava uma camisa vermelha, mas ele estava ser arma. http://www.jornalatribuna.com.br

==================================

Jornal PÁGINA 20


Padres da Igreja Católica acendem debate sobre o fim do celibato
Polêmica envolve a tradição que existe desde o quarto século, aproximadamente, mas que não é um dogma, e sim uma norma disciplinadora da Igreja Católica. O celibato, imposto pela Igreja, voltou a ser um dos principais pontos a ser discutido por padres esta semana, após a imprensa nacional noticiar que os presbíteros brasileiros pediriam ao Vaticano o fim do preceito.

O assunto, que divide opiniões, é visto pelos padres locais como um tema delicado, que não pode ser tratado com superficialidade, pois essa tradição ininterrupta tem para os presbíteros um valor inestimável, ja que é fundamentada sobre o Evangelho e Jesus Cristo, que também era celibatário.

Para o padre Gabriel Renato Camagni, da Diocese de Rio Branco, o problema não é o celibato, mas a necessidade pastoral do povo, que precisa de eucaristia. Ele diz que o padre é ligado pelo ministério à celebração da Santa Missa e ao perdão dos pecados, exercício reservado exclusivamente aos presbíteros.

“A questão é a seguinte: como podemos fazer com que as comunidades que não têm padres celibatários possam ter a possibilidade de celebrar a eucaristia, receber o perdão pelo pecado?”, indaga o religioso.

Ele acredita que é necessário que a Igreja reveja sua posição em relação ao ministério sacerdotal, que trata de uma lei eclesiástica, e não divina. O frei não defende que o celibato seja extinto, mas opcional, para que homens casados também possam ser ordenados padres. http://www2.uol.com.br/pagina20/
===============================

AGENCIA DE NOTICIAS DO ACRE

Lula e Marina pedem a parlamentares do G8+5 apoio ao Fundo da Amazônia


A ministra Marina Silva lembrou as ações que permitiram reduzir as taxas de desmatamento em 59% nos últimos três anos e disse que espera manter linha decrescente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reiteraram nesta quinta-feira (21), em Brasília, para uma platéia de cerca de cem parlamentares de países desenvolvidos e emergentes (G8+5), a importância da criação do Fundo de Proteção e Conservação da Amazônia. A iniciativa foi apresentada pelo Brasil na Conferência das Partes sobre o Clima em Nairobi (2006) e Bali (2007), como forma de compensação voluntária para os países que diminuam a emissão de CO2 através da redução das taxas de desmatamento.

O Fórum Internacional de Mudanças Climáticas, no Itamaraty, reuniu legisladores dos sete países mais ricos do mundo e Rússia, além dos emergentes Brasil, China, Índia, África do Sul e México. O objetivo do encontro é elaborar um documento com propostas de enfrentamento das mudanças climáticas a ser levado para a próxima reunião do G8, em julho, no Japão.

Durante seu discurso, Lula defendeu que os países desenvolvidos, além de cumprirem suas próprias metas de emissão, devem apoiar os esforços que já estão sendo realizados pelo Brasil, cujos resultados beneficiam todo o planeta, como a redução de CO2 na atmosfera, a manutenção do ciclo de chuvas e a necessária conservação da biodiversidade. http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

CRIMINOSO DA SEIS DE AGOSTO CONHECIDO POR “BEBECA”, JÁ MATOU OITO PESSOAS

A professora Yeda Maria Ferreira Soares, 40, mãe de Francisco Soares do Nascimento, 20, morto na chacina do bairro Seis de Agosto na madrugada do ultimo domingo, 17, fez um apelo emocionado às autoridades policiais no sentido de se empenhar mais para prender Erasmo Rodrigues Reis Filho, 22, vulgo "Bebeca".
Ele é apontado pela polícia como o autor dos disparos que matou Francisco, Giovane e deixou gravemente ferido Fernando, este último se encontra em estado desesperador na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto Socorro.

“Perdi meu filho de uma forma bárbara. Ainda estou sendo obrigada a conviver com a liberdade de um assassino cruel que a qualquer momento, pode atacar outros inocentes". desabafou a mãe em sua dor.

QUEM É BEBECA

Erasmo Rodrigues Reis Filho, vulgo "Bebeca" é um marginal que não teme a polícia. Já enfrentou um policial armado e atirou contra ele e um oficial de Justiça, quando foi intimado a comparecer a uma audiência. Por esse crime ele foi condenado a cumprir pena de prisão no regime semi-aberto por um prazo de três anos.

Em outra oportunidade já na fase adulta ele atirou contra um rival de nome Assemildo Davila (atualmente preso por crime de homicídio) e diante do Juiz a vítima (Assemildo) e Bebeca negaram o crime através de um acordo entre ambos para se "acertarem" posteriormente sem a participação de polícia ou Justiça, ambos fizeram um pacto de morte, que só não aconteceu porque logo em seguida Bebeca foi preso por outro crime e enviado ao Presídio.

Através de um advogado, que diz representá-lo, Bebeca afirmou que não se entrega a polícia militar, pode fazer isso a polícia civil, com relação a PM ele mandou recado que troca tiros.

PSICOPATA BENEFICIADO PELA JUSTIÇA

Segundo a psicóloga Claudia Maria Pereira, a Personalidade criminosa de Bebeca pode ter sido formada através de histórico de violência na infância.

A violência empreendida por "Bebeca" contra suas vítimas, pode ser resultante de violência sofrida na infância, já que ele apresenta agressividade extrema na adolescência com histórico de seis crimes de homicídios e tentativas de homicídios.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei a qual ele foi enquadrado quando da pratica desses crimes, determina cancelamento de todos os crimes após completar maior idade.
Na prática significa que: com os dois crimes praticados no último domingo, o psicopata já conta em sua ficha com OITO (8) crimes de homicídios e uma tentativa. Esse elemento vive solto nas ruas, matando, mutilando e enlutanto lares, na condição de preso em liberdade condicional. Nos jornais de hoje, destaque para a noticia da liberdade de 20 condenados por crimes hediondos, por haverem comprido um quinta da pena. Não há o que comentar... !!!!!

MANCHETES DE HOJE


AGENCIA DE NOTICIAS DO ACRE

Binho inaugura segunda etapa do Luz Para Todos em Brasiléia e Assis Brasil

O governador Binho Marques inaugurou nesta quarta-feira a segunda etapa das obras do Programa Luz Para Todos em Brasiléia e Assis Brasil, e repassou três tratores com kit de mecanização agrícola às associações dos ramais São Benedito, Picadão e Cristo Rei, de Brasiléia. A cerimônia foi realizada na propriedade de Antônio Moreira, no KM 69 da BR 317, com a presença do vice-governador César Messias, dos prefeitos José Ronaldo (Epitaciolândia), Leila Galvão (Brasiléia) e Manoel Batista (Assis Brasil), além de lideranças políticas, religiosas, comunitárias e produtores rurais.

Nos dois municípios, o Luz Para Todos beneficia 312 famílias com 169 quilômetros de rede e investimentos de R$2,7 milhões. A terceira etapa, que já se inicia, atenderá, em Brasiléia, 388 famílias com 247,6 quilômetros de rede e investimentos de R$5 milhões. Em Assis Brasil a meta para a próxima fase é atender a 199 famílias com 136 quilômetros de rede. Serão investidos R$3 milhões.
http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br
====================================================

JORNAL A GAZETA


Vereadores pedem que TCE investigue construção da ponte do São Francisco

Os vereadores Rodrigo Pinto (PMDB), Luiz Anute (PPS) e Bete Pinheiro (PPS), foram até o Tribunal de Contas do Estado (TCE), pedir fiscalização na obra de construção da ponte sobre o Igarapé São Francisco. Eles entregaram um pedido de investigação pedindo esclarecimentos sobre a paralisação nas obras e sobre gastos que são considerados desnecessários.

Segundo os vereadores, desde 2006 que a população espera pela construção da ponte, mas que até agora, a mesma não foi concluída, o que tem causado revolta e prejuízos para os moradores de muitos bairros.

“Nós já conversamos com a comunidade e as pessoas estão revoltadas com tanta demora por parte da prefeitura. No início do ano a ponte antiga caiu e os problemas aumentaram consideravelmente. Foi dado um prazo até abril para a obra ser concluída, mas não vemos progresso”, comentou a verea-dora Bete Pinheiro.

Para o vereador Rodrigo Pinto, que já esteve no local conversando com os moradores e fez solicitação à RBTrans para que permitisse a passagem de motociclistas empurrando suas motos, a situação está ficando cada vez pior, já que a obra está parada e a população prejudicada. http://www.agazeta-acre.com.br

=====================================================

JORNAL A TRIBUNA

CRIMES HEDIONDOS: MAIS DE 20 GANHAM PROGRESSÃO

A Vara de Execuções Penais de Rio Branco liberou 20 presos que cumpriram um sexto da pena. Parte dos ex-internos foi condenada por tráfico de drogas, um crime considerado hediondo, e que de acordo com a Lei nº 11.464 de 28 de março de 2007 deveriam cumprir dois quintos da condenação.

A controvérsia no prazo para a soltura está no entendimento dos magistrados acreanos de que a nova regulamentação deverá valer apenas para os presos a partir de março do ano passado.

Com isso, os condenados por crimes hediondos, como, por exemplo, estupradores e seqüestradores poderão ser liberados por bom comportamento depois de cumprir um sexto da sentença.

De acordo com o escrivão da Vara de execuções Penais, seis em cada dez pedidos de relaxamento da sentença são de presos condenados por tráfico.
http://www.jornalatribuna.com.br
======================================================
JORNAL O RIO BRANCO

DECISÃO PRECIPITADA DO PMN

Os dirigentes da frente popular do Acre, pelo menos neste momento pré-eleitoral, parecem ter sentido o “golpe” que foi o anúncio da pré-candidatura do deputado federal Sérgio Petecão à sucessão do prefeito Raimundo Angelim (PT), em Rio Branco. Esta semana, o presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), considerou a atitude como “lamentável”.

O comunista lembra que o PMN de Petecão está na frente popular desde a época da fundação da coligação, em 1990 e lembra que, naquele momento, havia uma conjunção de forças políticas que fez da aliança a maior que já existiu na história política do Acre. Por isso, diz que o anúncio foi, também, “equivocado”.

Dentro da coligação, diz que há uma junção de esforços para se fazer mais pela cidade de Rio Branco. Ao invés de anunciar sua pré-candidatura, como aliado, comenta Edvaldo, o que o municipalista deveria fazer era fazer um balanço sobre a administração de Angelim, o qual Edvaldo avalia como positiva. http://www.oriobranco.com.br


================================

JORNAL PÁGINA 20

BILHETAGEM ELETRÔNICA DEVE DEIXAR ‘FICHEIROS’ DESEMPREGADOS


O serviço de bilhetagem eletrônica, dispositivo que está previsto para ser implantado definitivamente pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Acre (Sindcol) a partir do próximo mês, deve deixar mais de cem vendedores de vales-transporte da capital desempregados. É que o cartão eletrônico funciona com uma tecnologia de inserção de crédito e dispensa os velhos “passes”, que sairão de vez de circulação.

A diretoria do Sindcol já anunciou que a inserção dos créditos será feita na sede da entidade inicialmente, podendo a recarga ser realizada também via internet a partir de abril. O fato preocupa os “ficheiros”, que usam a venda de vale-transporte como uma forma de sustento familiar e não terão mais como exercer a atividade.
Pedro Cassiano, pai de três filhos, conta que sobrevive e sustenta a família com o lucro que obtém da venda de vale-transporte há mais de seis anos. Por dia, o vendedor consegue faturar até R$ 30. “Antes de ser ficheiro eu trabalhava na construção civil. Porém, meu contrato com a empresa se encerrou e acabei ficando desempregado. Por isso comecei a vender vale-transporte e dessa forma consegui obter uma renda suficiente para manter a família”, revelou Cassiano. http://www2.uol.com.br/pagina20

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

MANCHETES DO DIA

JORNAL A GAZETA
Parque do São Francisco deve ficar pronto até o fim do ano

No final da semana passada, o Governo do Estado concluiu a obra da segunda etapa de reconstrução da Avenida Ceará e anunciou a ordem de serviço para execução da terceira e última etapa, que vai possibilitar a duplicação da avenida até o cruzamento da Rua José de Melo.

Paralelo a essa revitalização, a prefeitura também vem trabalhando na construção do Parque São Francisco, obra de menor proporção, porém nos mesmos padrões do que foi feito no Parque da Maternidade e do Tucumã, e na melhoria da infra-estrutura dos bairros Laé-lia Alcântara, Boa União, Wanderlei Dantas, Calafate e Mauro Bittar/LBA/Vila Betel.

Com investimento da ordem de R$ 40 milhões, sendo R$ 32 milhões alocados junto ao BNDES e R$ 8 milhões de contrapartida, o município vai melhorar o sistema de distribuição de água, esgoto, drenagem de águas pluviais, pavimentação e iluminação de ruas desses bairros e fazer a urbanização do trecho do Igarapé São Francisco, no trecho compreendido entre as avenidas Antonio da Rocha Viana e Getúlio Vargas. http://www.agazeta-acre.com.br/

JORNAL O RIO BRANCO

Polícia prende último acusado na Operação Terra do Sol

Demorou, mas a Policia Federal finalmente conseguiu botar as mãos no último acusado de integrar uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas que agia em quatro estado brasileiros e tinha o Acre, como ponto base da conexão.Ontem de manhã, no Conjunto Adalberto Sena, agentes da delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF, com apoio do serviço de inteligência a Policia Militar do Acre, prenderam Paulo Ricardo de Sousa, o Tito, que estava foragido desde abril do ano passado, quando a Operação Terra do Sol foi deflagrada pela PF. Tito saia de casa na companhia da esposa, quando foi surpreendido pelos agentes federais. Hoje pela manhã ele foi levado ao Instituto Médico Legal para o exame de corpo de delito, e logo em seguida, encaminhado para o presídio Francisco de Oliveira Conde, onde ficará á disposição da justiça do Rio Grande do Norte, que expediu o mandado de prisão. http://www.oriobranco.com.br/
JORNAL PÁGINA 20

Sena Madureira inicia movimento em prol do Rio Iaco
O Rio Iaco, embora em escala menor que o Rio Acre, já começa a dar sinais de degradação, apresentando quadros de desmatamento, assoreamento e poluição por lixo urbano. Alertada pelas campanhas em prol do Rio Acre, a sociedade sena-madureirense também está se movimentando no sentido de proteger o rio de sua vida, um rio que, assim como o Rio Acre, tem história e foi importante via de penetração dos exploradores que buscavam a seringueira em solo acreano.
Em meados de fevereiro, uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), composta pelos técnicos Guaracy Barbosa, Ricardo Melo e a estagiária Bruna de Albuquerque, deslocou-se ao município de Sena Madureira, onde realizou, em pontos estratégicos, um diagnóstico para recuperação da mata ciliar do Rio Iaco, juntamente com representantes das instituições locais envolvidas: Sema de Sena Madureira, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) de Sena Madureira, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Defesa Civil, Fundação Amigos da Amazônia (Funaam), sociedade civil, comunidade local e gabinete do senador Tião Viana. http://www2.uol.com.br/pagina20
JORNAL A TRIBUNA
Motorista bêbado provoca acidente

O motorista Manoel Jurandir Bandeira, 62, foi conduzido na noite de segunda-feira (18) à Delegacia Central de Polícia por homens da Companhia de Trânsito e autuado em flagrante por infringir o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Bandeira estava sob efeito de bebida alcoólica quando dirigia a Camioneta L-200 Mitsubishi placas MZW 3109 de propriedade da Secretaria de Assistência Técnica e Extensão Agro-florestal (Seater), quando provocou um acidente que resultou em danos matérias.
Consta no Bboletim de ocorrência que Jurandir trafegava em alta velocidade pela estrada de Porto Acre, quando à altura do km 28 colidiu com outro veículo. O exame bafométrico feito por policias que atenderam a ocorrência constatou que este tinha 0,61 decgramas de álcool por litro de sangue, mais que o dobro permitido pelo CTB, que é de 0,29 decigramas.
Comprovada a embriaguez, o condutor foi autuado em flagrante e liberado mediante do pagamento de fiança estipulada pela autoridade de plantão. A camioneta foi entregue a um dos diretores da Seater, que por sua vez designou outro motorista para conduzir o veículo até o pátio da Secretaria. http://www.jornalatribuna.com.br/
Agencia de Noticias do Acre

Oficinas do projeto "Movimentos & Formas Artes de Muitos" são iniciadas

As oficinas do projeto "Movimentos & Formas - Artes de Muitos" iniciaram na última segunda-feira (18). O projeto financiado pelo Ministério da Cultura, Programa Conexão Artes Visuais da FUNARTE/MinC em parceria com o governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour, envolve seis oficinas, com carga horária de 60 horas, ministradas por profissionais da área de artes plásticas no Estado.
A Usina de Arte João Donato é o palco dessa iniciativa artística e recebe pouco mais de 100 alunos por dia em todas as oficinas, que trabalham com a proposta de expressão da arte coletiva, visando estreitar o relacionamento entre os vários artistas, assim como difundir linguagens e técnicas de produção, ampliando a produção de arte feita em grupos e oferecendo-a em exposição ao público."Em primeiro lugar o programa foi pensado para realizar um trabalho com pessoas que já tinham alguma experiência. http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Porque Saddam Hussein queria ser julgado no Brasil


­­­­­­­­­­­_______________________________________

Leio no site ac24horas que a Vara de Execuções Penais analisa concessão de benefício para 80 presos.

Eis aí a reportagem:

Oitenta reeducandos do presídio estadual Dr. Francisco de Oliveira Conde, distribuídos em dois ônibus, chegaram agora a pouco (8h40) na Vara de Execuções Penais, na Avenida Getúlio Vargas.
A juíza Denise Castelo Bonfim – titular da 2ª Vara Criminal – respondendo interinamente pelas Execuções Penais, informou que as audiências de hoje visam julgar pedidos de vários benefícios, tais como, progressão de pena, autorização para trabalho externo, dentre outros.
‘’As audiências de hoje são um reflexo da última visita que eu fiz ao presídio. Os presos fizeram várias reclamações e nós resolvemos checar a situação de a cada um deles’’, disse, acrescentando que na próxima sexta-feira pretende fazer uma nova visita ao presídio.
Em decorrência do grande número de presos, a juíza optou por realizar as audiências de hoje em bloco. Os presos que requereram o mesmo benefício serão ouvidos ao mesmo tempo.
___________________________________________________________

As leis de execuções penais em nosso País não visam à punição de quem comete crimes e sim, sua ressocialização. Dizem os jurídicos que tais preceitos explicitam o pensamento e a determinação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em defesa de sua tese e formação em sociologia.
A realidade é que o abrandamento das leis na punição dos culpados, trouxe para o seio da sociedade brasileira a sensação de impunidade.
Premiou-se ao réu com uma série de benefícios. É progressão de pena, redução de tempo de cadeia, mudança de regime, indultos etc. que induzem a mente criminosa a pensar que o crime compensa. Os banqueiros bandidos e de colarinhos brancos, estão aí para confirmar isso.
Talvez por não ter parentes conhecidos presos, este blogueiro é contra a esses benefícios mas não
seria igualmente defensor da rigidez exagerada do sistema carcerário na China. No entanto seria hipócrita de minha parte, concordar com as leis carcerárias do nosso País.
De tão frouxas até se criou vídeo no site Youtube plagiando o ditador iraquiano Saddan Hussem, implorando para ser julgado no Brasil momentos antes de ser executado por enforcamento, condenado que fora por um tribunal de execuções em seu País. Se fosse aceito, o homem já estaria com pedido de mudança de regime.
As leis brasileiras estão aí e não é culpa dos juizes, se presos são colocados em liberdade após três anos e meio de prisão após uma condenado de dez anos.
Se são liberados por força de progressão da pena, benefícios de regime aberto, semi aberto e domiciliar. Está na lei e ao juiz, cabe zelar pelo seu cumprimento.

Noutra ponta desse entrelaçado novelo de lã, estão às vitimas de crimes hediondos ou não, cujo direito se restringe a dor, sofrimento e na maioria dos casos, lágrimas a beira de uma sepultura. Que benefícios são oferecidos as vitimas? Quem foi assassinado, tem tempo pra voltar. Mudar de sepultura, sair do regime de prisão perpétua mesmo sendo inocente??
As vítimas de estupros, feridas de maneira irrecuperável em suas dignidades, são beneficiadas de que maneira? As vitimas de seqüestro, latrocínio, assaltos, lesões corporais graves. Quem vive na miséria porque foi vitima dos estelionatários tem algum tipo de direito?
Nosso País quer ser visto e simpático aos olhos dos nossos credores internacionais, como guardiões dos direito humanos e esquece as mazelas que essas leis corporativas causam na sociedade brasileira.
Bem recente assistimos a publicidade da prisão de um cidadão tido como foragido da justiça. Foi beneficiado pelo indulto de natal e não retornou no tempo determinado pela Justiça.
Foi preso brincando carnaval e se descobriu após a prisão, ter o indigitado cidadão quebrado quatro condicionais até a data da captura.
E aí perguntamos para o eco das cavernas. Que merda de leis são essas que beneficiam com indulto natalino, um criminoso que já havia “quebrado” três condicionais antes?. E o eco responde: aaantes.. aaantes... antes...

MANCHETES DO DIA

JORNAL A GAZETA


Moradores reprovam fim da Polícia da Família e planejam protesto

O fim da prestação de serviços da Polícia da Família continua causando indignação dos moradores de bairros que eram beneficiados com o programa. Mesmo com a garantia que haverá apenas uma reestruturação na Segurança Pública do Estado, a população exige a permanência dos policiais nas ruas.

No dia 24 de janeiro, moradores dos bairros Jorge Lavocat, Tancredo Neves e Montanhês, realizaram uma manifestação para protestar contra o fim da prestação de serviços da Polícia da Família na região. Eles afirmam que nos últimos meses os policiais têm sido parceiros importantes da comunidade, colaborando inclusive para a diminuição da violência.

JORNAL A TRIBUNA

Dois mortos e um ferido em chacina

Grande parte da polícia da capital tentava prender ontem o marginal Erasmo Rodrigues dos Reis Filho, o “Bebeca”, 22, principal envolvido na chacina ocorrida na madrugada de domingo, no bairro Seis de Agosto.

No local, Francisco Soares do Nascimento, 20, Geovani Gomes da Silva, 20, e Fernando Paulino Santos de Oliveira, 24, foram arrancados de um automóvel, espancados no meio da rua e executados com tiros na cabeça. Os dois primeiros morreram e o outro está internando no pronto-socorro com poucas chances de sobreviver.

Policiais Militares acionados através do rádio se deslocaram para o local da ocorrência onde iniciaram as investigações. Cerca de meia hora depois, os PMs conseguiram prender Welisson da Silva Rocha, 29, que dirigia o Celta preto placas MZV 1086. No veículo estavam dois executores.

Diversos homens da Companhia de Operações Especiais (COE) foram designados para o caso. Um menor conhecido pela alcunha de “Marquinhos”, 16, foi preso mais tarde e confessou ter participado das execuções.

JORNAL O RIO BRANCO

Homenagem ao dia do líder comunitário reúne autoridades municipais

No dia 18 de fevereiro de 1981 Manoel Souza do Nascimento tinha apenas 13 anos quando perdeu o pai João Eduardo, vítima de assassinato em uma luta do movimento comunitário. No dia 18 de fevereiro deste ano, ontem, Manoel foi o principal convidado pela União de Moradores de Rio Branco (Umarb) para receber homenagem em lembrança a um dos fundadores e mártires do movimento comunitário da Capital. A data da morte de João Eduardo foi escolhida para ser o dia do líder comunitário; foi comemorada ontem por dezenas de lideres comunitárias em um café da manhã na sede da entidade.

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Moiséis Diniz foi aprovado na câmara no ano de 2005 e deste lá se tornou emblemático para todos os que militam no movimento comunitário acreano.

JORNAL PÁGINA 20

Campanha de preservação do Rio Acre


Durante café da manhã realizado ontem, o Banco da Amazônia (Basa) inaugurou em sua sede localizada na Nova Avenida Ceará o auditório “Rio Acre”. A iniciativa faz parte da campanha de preservação do principal afluente da região e visa despertar a conscientização por parte da população sobre a importância de cuidar do manancial, que é responsável por abastecer todo o Vale do Acre.
Representantes do Estado, município e de diversos estabelecimentos bancários prestigiaram o ato de inauguração do auditório. Entre as autoridades estavam o vice-prefeito da capital, Eduardo Farias, Francisco Salomão, presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), e Pedrinho Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, entre outros. A mobilização dos órgãos e instituições para a questão vem sendo feita pela Associação dos Amigos do Rio Acre.

AGENCIA DE NOTICIAS DO ESTADO

Governo do Estado investe R$ 1,5 mi no CEFLORA



O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr, está reformando o Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (CEFLORA), Unidade Descentralizada do IDEP-DM, em Cruzeiro do Sul. Recursos oriundos do Governo do Estado, do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 1,5 milhão, foram disponibilizados para a reforma e aquisição de mobiliários e equipamentos.Segundo o coordenador geral do CEFLORA, Rafael Galdini, esse é o maior investimento em Educação Profissional já realizado no Alto Juruá e possibilitará ao Governo do Estado ampliar ainda mais a oferta de qualificação para jovens e adultos da regional. Nos últimos dois anos, por meio do CEFLORA, foram abertas mais de 200 turmas em 12 cursos de Formação Inicial e Continuada em diversas áreas profissionais, tendo formado mais de 2,5 mil pessoas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Jordão.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Poucas & Boas

QUE NOS PERDOEM OS MULAMBENTOS

Não assisti o jogo entre a máquina cruzmaltina e os “mulambentos” onde ficamos inferiorizados no placar, após um pênalti inquestionável desperdiçado por Edmundo e um gol “cagado de sorte” feito por um mulambento que não interessa o nome.
Lógico que o jogo era importante pois está em disputa a Taça Guanabara – um espécie de primeira rodada do campeonato estadual do Rio de Janeiro. Lógico também que não faltará oportunidade para Edmundo de redimir da patuscada e não deve ser crucificado por um lance do jogo.

Mas falando como telespectador.

Não fossem os acidentes de percursos e os critérios do placar estivessem condicionados ao que as duas equipes apresentaram, um empate seria o resultado mais justo.
Os dois gols do adversário não tiveram nem a sombra da beleza e genialidade do golaço anotado pelo nosso centro avante Alan Kardec e leve-se ainda em consideração, que nosso lateral-direito Wagner Diniz e os meias, Beto e Leandro Bonfim, (todos peças importantes dentro do elenco do Vasco da Gama) foram vetados no meio da semana pelo departamento médico.

E Não se fala mais nisso.


E AS IMOBILIÁRIAS HEIN????

Vez por outra, o Ministério Público (MP) - para tentar mostrar trabalho - diz que vai fiscalizar a ação das imobiliárias e puni-las pela venda de lotes clandestinos. Em passado bem recente, elegeram a Imobiliária El-Shaday como vilã do setor, pela venda ilegal de lotes residências dentro dos limites proibidos para aeroportos.
Consta que enquanto o MP ainda analisava os estudos de impacto ambiental, os proprietários da imobiliária vendiam os lotes normalmente. Claro, sabiam que não seriam penalizados por nada.

Por falar em Imobiliária danosa ao código do consumidor é penosa a situação de quem adquiriu lotes no loteamento Santos Dumont, administrados pela Imobiliária Cardoso. Nem a justiça – acionada pelas vitimas - consegue obrigar o dono a imobiliária cumprir as clausulas do contrato.

A situação por lá é crítica. O ramal está intrafegável e se ainda oferece tráfego em dias sem chuva é porque os moradores colocam carradas de cascalho (restos de construção) transportadas em caçambas ao preço de R$ 100,00 por cada carrada..
Cardoso, o vilão das imobiliárias, ainda tem a “cara-de-pau” de acionar na Justiça, os mutuário inadimplentes. Quando nós – mortais comuns – dizemos que a justiça não funciona – estamos calçados em centenas desse tipo de exemplo.

E TOME PROJETO DE REVITALIZAÇÃO

Há muito tempo ouvimos nos noticiários locais que o Estado ou município estão investindo tantos milhões em projeto de revitalização e recuperação do Igarapé São Francisco.
Fossem empregados os recursos gastos nos projetos e se apresentassem os resultados práticos teríamos um parque ecológico urbanístico e social do igarapé, desde o Conjunto Universitário ao bairro São Francisco - trechos urbanos banhados pelas água do igarapé.

O que temos de real mesmo, é um córrego usado como esgoto sanitário de milhares de residências construídas por toda sua extensão e muita conversa fiada para justificar os gastos astronômicos com esse projetos.
Estando este blogueiro errado, me mostrem onde o igarapé foi recuperado ou revitalizado?.
O que vimos até agora foi equipes do Corpo de Bombeiros usando equipamentos da própria corporação retirando entulhos, carcaças de fogão, geladeira e de sofá de dentro da água. Se voltarem nos locais onde esse entulhos foram retirados verão que outros entulhos foram jogados no igarapé para substituir os que foram retirados e tudo se repete.

CRITICAS CONSTRUTIVAS

Sábado a tarde o governado do Acre Arnóbio Marques (Binho) inaugurou novo treco revitalizado da Avenida Ceará com 1.400 metro de extensão entre as ruas Omar Sabino de Paulo no bairro Estação Experimental até o cruzamento do Parque da Maternidade na proximidade da Rua São Paulo.
Ta tudo muito bonito. A obra de fato muda a realidade e embeleza a paisagem urbana. Criticar a idéia da obra, o investimento.. fica para os irracionais e radicais.
Como sugestão apenas que se estude uma alternativa para melhorar o fluxo de veículos que engarrafam o trânsito ali no cruzamento do Parque. Aumentar o tempo do semáforo talvez.. Enfim, ali ficou muito complicado.
Outro aspecto igualmente negativo é ausência de retorno como opção para quem entra na Av. Ceará e pretende retornar. Não há muita opção. Aliás só tem uma, nas imediações do Jornal A TRIBUNA.
Afora isso, é só elogios. Tá bonita “por demais da conta SÔ”.

UM BRIGA, DOIS MORTOS E UM FERIDO

O espaço conhecido por “Circuito do 14 BIS” é território livre para confronto entre gang’s na dispouta pelo controle de pontos de venda de drogas, acerto de conta entre traficantes, paraíso dos ladrões, batedores de carteiras, maníacos sexuais e demais adeptos da bandidagem.
Entre essas categorias estão os mauricinhos e patricinhas que vão exibir pra galera os carrões que acabaram de ganhar dos pais.
Exibir o incremento que deram no som dos automóveis para o resto da Galera e naturalmente os “abestados” que acreditam ser ali, um dos principais pontos de diversão da cidade.
Só este ano já foram registrados quatro crimes de homicídios provocados pelas brigas rotineiras que ocorrem no local.
A gora está virando moda. Matam de dois em dois. Na madrugada de domingo após mais um arranca rabo no “circuito” mais dois foram assassinados. Dirão que os crimes não ocorrem no 14 BIS e sim na imediações da Caixa d’Agua da Seis de Agosto. Não importa os corpos caíram e sim onde se iniciou a briga terminou em tragédia..


Noticias importantes
para continuação da vida.


1 - Carol Castro e seu namorado caminham pelo Leblon

A atriz Carol Castro caminhou, neste domingo (17), pelo bairro do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, Carol estava acompanhada de seu namorado, o fotógrafo Ian Costa. Eles estão juntos há cerca de seis meses.

2 Luana Piovani coloca aplique e desfila com novo look


Luana Piovani passeou, neste domingo (17), na zona sul do Rio de Janeiro. A atriz, que colocou aplique, desfilou suas madeixas mais longas na praia do Leblon. Ao deixar o local, ela procurou disfarçar o novo visual com um chapéu.

3 - Cláudia Jimenez e Rodrigo Phavanello prestigiam peça

Cláudia Jimenez e Rodrigo Phavanello marcaram presença na peça "Dona Flor e seus Dois Maridos", neste domingo (17), no "Teatro das Artes", na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

Os dois atuaram juntos na novela "Sete Pecados", da TV Globo. Cláudia interpretava a personagem Custódia e Rodrigo vivia o personagem Adriano. Dizem que eles estão fingindo que namoram, pois vão estrear uma peça de teatro e querem atrair a atenção da mídia.

Minha nossa senhora!!!

Por hoje é só!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Poucas & Boas

E O PRESO SUICIDOU-SE

No laudo do Instituto Médico Legal foi comprovado que Moisés Almeida de Sousa, 34, morto antes de entrar na cela da delegacia da Mulher, na madrugada de quarta-feira, sofreu agressão antes de morrer.

De acordo com o laudo assinado pelo médio Alberto Okamura, Moisés faleceu vítima de hemorragia e edema cerebral que evoluíram para traumatismo craniano encefálico. Durante a necropsia o médico legista encontrou indícios de espancamentos, o que caracteriza que ele teria sido agredido pelos policiais.

Na delegacia foi constatado a principio que o acusado tinha morrido em conseqüência de uma overdose, já que foi encontrado um papelote de droga em seu bolso. Qual a novidade da noticias? Nenhuma.
Polícia não mata preso especialmente dentro de delegacia. No final ficará provado por A+B, que o infeliz se jogou por sobre as grades da cela, até estourar o baço, fígado, pulmão e cabeça.
O testemunho ocular de uma pessoa que disse a imprensa ter assistido a brutalidade da policia na hora da prisão. Que os policiais chegaram a pisotear na cabeça do preso. E que ele quando foi preso estava escondido embaixo da cama. Que não estava agredindo o filho da dona da casa invadida. E que a própria vitima pedia que não batessem no invasor, etc e tal. De nada adiantará.
O homem se matou e ponto final.. Essa promessa de “completa apuração dos fatos e exemplar punição dos culpados” é pura balela. Quem viver verá.

CENTRAL DE INCUBAÇÃO FECHADA

Desde o início da segunda quinzena de dezembro do ano passado, a Central de Incubação - onde se chocam os ovos que geram as matrizes fornecidas aos criadores da região – está em recesso. No cadeado.

Enquanto isso, centenas de pequenos e médios produtores estão de braços cruzados. Entregues a gula dos atravessadores que vendem matrizes (pintos) com um dia de nascido por R$ 1.70. Na Central a mesma matriz é vendida a preço subsidiado por R$ 1,00.
Esse recesso prolongado engessa produção de frangos, desabas tece o mercado e por conseqüência provoca o encarecimento do produto para o consumidor final.

ARRE ÁGUA.

Há muito não se via por essas paragens chuva com tamanha intensidade, como a que se presenciou no início da tarde de ontem. Este blogueiro viu com “esses oios” que a terra há de comer, um seixo de pedra com aproximadamente uns 500 gramas, sendo levado pela correnteza formada na lateral da Nações Unidas, (ali em frente ao Cartório da Estação Experimental) com se fosse um simples pedaço de isopor. Gente vamos combinar.. Foi muita água. Até nosso “esgotão” conhecido por Rio Acre, subiu de nível, renovando as preocupações da coordenação estadual da Defesa Civil.

OPERÁRIO MACHUCA A TESTA E É
SUBMETIDO A EXAME DE PRÓSTATA



Um operário abriu um processo contra um hospital de Nova York, nos Estados Unidos, após dizer que passou por um exame de próstata "sem permissão". Ele foi socorrido no hospital depois que uma viga de madeira bateu em sua testa. Brian Persaud, de 38 anos, afirmou na Corte Suprema de Nova York que dispensou o exame de próstata diante da equipe de emergência do Hospital NewYork-Presbyterian. A equipe médica argumentou que o exame era uma necessidade para saber se havia sofrido danos na coluna vertebral.

O pessoal da emergência insistiu em examinar sua próstata. Ele foi agarrado e suplicava para que não fizessem o exame. "Por favor, não façam isto", disse Persaud, conforme relato de seu advogado. A direção do hospital nega qualquer tipo de agressão e pediu para o caso não ir adiante na Corte Suprema de Nova York, mas a juíza do caso negou o pedido e marcou o início do julgamento para 31 de março. Pelo acidente com a viga de madeira, Persaud levou oito pontos na testa. Fonte: extraonline.

ERRO SEMELHANTE JÁ CONTECEU NO ACRE

Em Rio Branco-Acre, uma mulher fez exame de secreção nasal, mas recebeu resultado de um exame de secreção vaginal. E eu sou testemunha ocular desse fato escabroso.

O guardo como um dos episódios (tem outros) mais vergonhosos que presenciei durante os dez anos em que fui repórter policial do Jornal A GAZETA.
O famigerado tráfico de influencia não permitiu, lamentavelmente que a história chegasse ao conhecimento do público.
Ao relatá-lo agora, não tenho qualquer pretensão de “repor a verdade no devido lugar”, abrir frente de atritos com as pessoas envolvidas ou criar polêmica.
Apenas lembrei do caso ao lê a reportagem sobre o trabalhador americano.
Os personagens de o relato a seguir, estão todos vivo (com exceção do jornalista Zé Leite) e como já se passaram mais de dez anos, não recordo o nome da vitima e do marido da bioquímica responsável pela assinatura do exame.

Seguinte: Uma leitora ligou para redação no início do expediente. Queria a presença de um repórter, pois tinha uma grave denuncia a fazer. Foi para o endereço fornecido. Conjunto Belo Vista (quadra e nº da casa) referência era ao lado do prédio da Emurb.
A vitima, uma mulher de idade média de 32 anos se deixou fotografar mostrando o resultado do exame..

Disse que sofria de sinusite crônica. Por recomendação do seu médico foi ao laboratório Carlos Chagas onde foi feito à coleta de secreção nasal. Quando foi buscar o exame, o resultado era negativo para a coleta de secreção “vaginal”.
Ela (a vítima) era uma pessoa bem humorada. Demos boas risadas juntos, fazendo comparação entre diferença e distancia dos órgãos envolvidos no exame.
Disse-me que não queria indenização por danos, nem por constrangimento. Apenas denunciar a incompetência de um laboratório, tido na época como o melhor e mais bem equipado do Acre.

O exame estava assinado pela bioquímica “Sonha” que seria também junto com o marido, dona do laboratório Carlos Chagas.
Do Bela Vista rumei para o endereço do laboratório ouvir o outro lado da história. O endereço era Rua Coronel Alexandrino – em frente ao então Mundo do Plástico onde hoje funciona a sede matriz da empresa comercial “Igreja Universal do Reino de Deus” no bairro do Bosque.

Na rápida entrevista que tive com a bioquímica ela não foi nem um pouco cortez.
Sugeriu que o assunto não era importante e não devia ser publicado. Depois exigiu que as perguntas fossem feitas por escrito.


Fui pra redação. Redigir as perguntas e retornei ao laboratório. Sonha se recusou em respondê-las. Alegou que as perguntas estavam “direcionadas”.

De volta a redação teve início à pressão para que a matéria não fosse publicada.
Primeira ligação veio do colega de redação, o colunista social Haw Campos. Disse que aquele tipo de noticia iria prejudicar a imagem do laboratório. Que a Sonha era gente boa e sua amiga. Etc... Não dei importância aos argumentos do Haw.

Depois recebi uma ligação do meu ex-editor. O jornalista Zé Leite (já falecido). Era amigo da família de Sonha e também alegou prejuízos morais e comercial com a publicação da matéria. Contra argumentei sobre os prejuízos da vitima e não disse que sim nem não.
Horas mais tarde adentrou a redação o marido da vitima. Um médico clínico geral bastante conhecido, mas que lamentavelmente não vêm na memória sem nome. Quem o conhece, sabe de quem estou falando.
Apresentava sintomas de que havia ingerido bebida alcoólica. Ameaçou, exigiu e esbravejou para que a meteria não fosse publicada. E eu ali, determinado a publicar a qualquer custo até que meia hora mais tarde, recebo outra ligação. Dessa vez, do dono do jornal.
De forma bem curta e grossa, ele disse: “Essa matéria sobre o laboratório Carlos Chagas não deve ser publicada”.
Gente, aquilo para mim foi a gota d’água. De forma igualmente ríspida, curta e determinada.. respondi:...“Sim senhor!!!..... chefe”.

Por hoje é só.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Contra ou favor da proibição de bebidas alcoolicas nas BRs?

Na Mercearia onde compro pão nas primeiras horas da manha (Conjunto Tucumã), papo rola sobre quem é contra ou a favor da determinação do Ministério da Justça, em proibir a venda de bebidas alcóolicas ao longo das Rodovias Federais.

Interlocutores param diante da chegada deste blogueiro e jornalista. Querem saber a opinião de quem é habituado a formar opinião.
- Sou contra tudo que é proibido. A bebida tem que ser livre para quem quiser comprar e beber. Se for probido, que não se fabriquem. Entre adeptos e contra meu ponto de vista, esclareço o radical pensamento.

"Voce proibe a venda em bares, restaurantes e lanchonetes. Quem está habiatuado ao uso de bebidas, compra e estoca em caixa de isopor com gelo. Viaja todo tempo ingerindo bebida. Se embriaga e pode ou não, provocar acidentes e mortes. Adiantou o que a tal proibição?
- É faz sentido. diz alguém.

E mais! Não há uma só eleição, que não se encontre gente bêbeda, sugerindo que aquele bêbedo se insurgiu contra a "Lei Seca". Quem gosta de beber estoca em casa. Bebe quando e onde lhe der na telha. Essa proibição de vender bebidas em beira de estrada é atitude de quem não tem solução para conter a violencia no tânsito.
É o afrouxamento das leis, que trata o debutante em crimes como "réu-primário" e portanto, não o prende.

São penas cumpridas em formas de progressão e mudanças no regime prisionais. Quem é preso e condenado, cumpre parte da pena imposta antes de sair da cela para outro sitema mais brando de prisão.

Não há respeito e nem temor as leis. Especialmente para quem tem dinheiro e pode bancar bons advogados.

Felizmente com as mudança recentes no Cógigo Nacional de Trânsito, dirigir sob efeito de bebida alcoolica passa a ser crime. Deixa de ser infração grave. A punição é de seis meses de cadeia, com cassação da habilitação em caso de reincidência.

Se a lei for cumprida e fiscalizada , não precisa proibir nada. São poucos os que se arriscarão a serem flagrados dirigindo alcoolizados.
É minha opinião e acredito que muitos concordam comigo.

Em um sistema democrático, que estamos longe de assitir, não há espaços para proibições. Na Suiça, Alemanha e outras nações desenvolvidas (pelo que se tem notícia) as drogas são adquiridas livremente e nem por isso se tem informações das aberrações que ocorrem no Rio de Janeiro por causa de drogas. óbvio que não estou fazendo apologias às drogas e nem defendendo sua comercialização nas feiras. Como não as uso, podem até serem distribuidas de graça nas praças. Tô fora de qualquer jeito.

Quem usa, vai continuar usando. Quem não usa, não faz a mínima diferença se é ou não proibido. Por exemplo, eu não bebo nada que tenha álcool. Posso encontrar um bar a cada km das estradas que não faz a menor diferença.

Impor uso de capacete a motociclistas é uma aberração.

Mês passado, enquanto aguardava o mecânico fazer a revisão na minha YBR (chik né?), trocava opiniões com outros motoqueiros e levantei uma grande polêmica ao defender o capacete como acessorio opcional e não obrigatório.

Como já falei, sou contra proibições e acessório obrigatório é o que acompanha o veículo deste sua saida da fábrica. O cinto de segurança, por exemplo, vem no próprio veiculo e muitos não usam por razões diversas. Eu por exemlo me sinto incomodado e tolhido de movimentos mais livres. Uso assim mesmo por considerar que a indústria o colocou alí para minha segurança. Quanto ao capacete, não acompanha a moto e sua imposição me cheira a favorecimento de alguem que pode mandar, em benefícios do fabricante.

Seu uso, seria uma preocupação expontânea do motociclista com sua própria segurança. Obrigá-lo a usar para se protejer é o mesmo que querer mudar a mentalidade do suicida.

Poucas & Boas

Ante Cristo
Leio diariamente alguns dos colununistas tupiniquins e a cada dia, os entendo menos. Ou melhor, os entendo mai$. Há uma grande confusão mental e suas "linhas editoriais".
Exemplo: Ao invés de publicar notas que tragam informações dentro da área a que se propõem, danam-se a tecer opiniões pessoais sobre os mortais comuns e, dependendo do grau de afinidade$, o nome citado pode ser um bom ou mau sujeito.
Exemplo clássico disso é Tião Bocalon, ex-prefeito de Acrelândia a quem conheço mais não tenho nenhuma afinidade.
Bocalon sempre foi tratado pela mídia como um exímio administrador. Foi sua administração naquele município que o projetou na política estadual. No momento em que lança seu nome entre os postulantes ao cargo de prefeito de Rio Branco, o transformam em ante-cristo.
E a malária acabou?
Vejo com pesar o eufenismo da mídia, alardeando a queda brusca no número de casos de malária, especialmente na região do Alto Juruá.
Falam em queda de 31% em relação a janeiro do ano passado. Os números são bastantes favoráveis. Mas o que realmente interessa saber: são verdadeiros???
Partimos do seguintes pressuposto: Cem guardas de endemias em trabalho de campo conseguiriam notificar hipoteticamente 300 casos de malária por mês.
Dez guardas de endemias conseguiriam notificar 30 casos de malária no mesmo período. Pergunta: Os casos de malária foram diminuidos ou faltou gente para fazer o trabalho de campo????
Banana & Tomate
São alimentos tidos como responsáveis pela inflação e a subida nos preços dos alimentos no mês de janeiro. Acredito.
Há quinze dias, paguei "na boca do caixa" de um supermercado, R$ 1,30 por um quilo de macaxeira. Claro que questionei o absurdo.
Resposta do comerciante: "Isso é porque comprei de um pequeno produtor. Na feira, o mesmo quilo está sendo vendido a R$ 1,50. Os colonos alegam que nessa época falta macaxeira porque o produto está se estragando nos roçados por falta de tráfego nos ramais".
Também acredito e isso vale para a banana, o tomate e demais alimentos produzidos pelos agricultores no Acre.
Mamão Papaia
A falta de ramais para escoamento da produção não é mérito deste ou do governo passado. É uma praga que dizima lavouras e provoca o exôdo rural para a cidade.
Em julho do ano passado, durante reunião entre os deputados federais Fernando Melo e Sérgio Oliveira (Petecão) e produtores ruais de Porto Acre (distante 76 km de Rio Branco) um produtor fez a seguinte reclamação:.
Nós do "V" - polo de produção agrícula onde habitam centenas de famílias - precisamos mesmo é de ramais. Há tres anos fiz um empréstimo no banco e plantei uma roça de 4 mil pés de mamão-papaia.
Na época da colheita assiti tudo se estragar e ser devorado por "pepiras". Não coseguia retirar a produção nem no lombo de animais. Ainda hoje, estou sendo penalizado pela inadimplência com o banco".
Escola municipal adia início do ano letivo
A escola municipal Padre Peregrino, localizada no conjunto Tucumã adiou o inicio do ano letivo do dia 11 de fevereiro para o dia 18. Á alegação da direção da escola é que se faz necessário algumas reformas urgentes.
Uma excelente idéia, se tais reformas tivessem ocorrido no inícil do período de férias, na segunda quinzena de dezembro. No início das aulas é uma grande... deixa pra lá.
Polícia da Família
O deputado federal Fernando Melo (PT-AC) está corretíssimo em sair na defesa da manutenção e ampliação do Programa Polícia da Família. Os opositores do programa deveriam tirar o traseiro da cadeira e sair do conforto do ar-condicionado para ir saber da população atingida pelo programa, o que eles acham.
Antes do programa chegar ao bairro Jardim Eldorado, as salas de aula da Escola Berta Vieira (no período noturno) estavam vazias. Sobravam vagas. Ninguem tinha coragem de sair de casa para ir a escola e ser acatacado na valta a casa. Os bandidos cobravam padágio. Os homens eram espancados se não pagassem e as mulheres sofriam ameças de estupro.
Depois da instalação do Programa Polícia da Familia, as salas foram novamente ocupadas e as famílias voltaram a sentir segunrança.
Há verdade é que sem prisões, tiros e sirenes de polícia não tem ibope, TV e destaque na mídia que precisa de barulho para vender.
Mas se olhar-mos pela ótica dos beneficiados, não há descontentamento. Pelo contrário..
Por hoje é só...Até amanhã.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Igreja Universal chega aos 30 anos com império empresarial

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

Em 30 anos de existência, completados em julho, a Igreja Universal do Reino de Deus construiu não apenas um império de radiodifusão, mas um conglomerado de empresarial em torno dela. Além das 23 emissoras de TV e 40 de rádio, o levantamento da Folha identificou 19 empresas registradas em nome de 32 membros da igreja, na maioria bispos.

Entre elas, dois jornais diários -"Hoje em Dia", de Belo Horizonte, e "Correio do Povo", de Porto Alegre- , as gráficas Ediminas e Universal, quatro empresas de participações (que são acionistas de outras empresas), uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro saúde.

A Iurd tem também sua própria empresa de táxi aéreo, a Alliance Jet, de Sorocaba (SP). Segundo informação da empresa, fatura cerca de R$ 500 mil mensais, tem três aviões, um deles adquirido por US$ 28 milhões, neste ano.

Segundo a Junta Comercial de São Paulo, ela pertence a Adilson Higino da Silva, bispo auxiliar de São Paulo, e à MJC Empreendimentos e Participações, a qual, por sua vez, pertence aos bispos Darlan de Ávila, Marco Antônio Pereira e ao mesmo Adilson.

O modelo acionário da Alliance Jet se repete em quase todas as empresas ligadas à Universal. Os jornais diários foram adquiridos na negociação de compra de TVs. O "Correio do Povo" -segundo jornal em circulação do Rio Grande do Sul, com um média diária de 155 mil exemplares- fez parte do pacote que incluiu a TV Guaíba e duas rádios.

O negócio foi fechado no último carnaval, por cerca de R$ 100 milhões. O jornal foi comprado em nome da TV Record de São Paulo e do Rio.

São acionistas da Ediminas , que edita o jornal mineiro ""Hoje em Dia", o bispo Marcelo Silva e o ex-deputado federal e ex-bispo Carlos Rodrigues. Segundo a Folha apurou, a editora recebe R$ 0,25 por exemplar para imprimir o jornal semanal da igreja, o ""Folha Universal", que tem tiragem de 2 milhões de exemplares.

A relação entre a Igreja Universal e as empresas dos bispos é obscura. Muitas delas têm sede em endereços da Iurd. Um exemplo é a Cremo Empreendimentos, que funciona como um braço financeiro da igreja. Ela pertence à Unimetro (outra empresa da Iurd) e ao bispo João Leite. A Cremo é quem financia os bispos na compra de empresas.

Por trás da Unimetro está a Cableinvest, registrada no paraíso fiscal de Jersey, no Canal da Mancha. O elo aparece nos registros da empresa na Junta Comercial de São Paulo. Uma hipótese é que os dízimos dos fieis sejam esquentados em paraísos fiscais.

Leia matéria completa no blog http://www.otanon.zip.net/