sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Programa de Proteção a Testemunha














Policial e testemuha no caso Hildebrando
Pascoal é executado em Chapadão do Céu

Manoel Décio Santos de Lima, 40 anos, secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Policial do Acre, foi executado nesta manhã, no município de Chapadão do Céu, nas margens da Rodovia GO 050, próximo ao rio pratinha, com 08 tiros de 380.
Segundo informações passada pela PM de Chapadão do Céu, por volta das 09hs00, eles receberam uma informação de uma pessoa, que estava indo de Chapadão do Sul para Chapadão do Céu, e uma pessoa todo ensangüentado, estava na beira da pista pedindo socorro, quando ele se aproximou com seu carro, veio um Scort Azul e deu uma fechada nele, fato que a deixou com medo e saiu em fuga. Sindicalista era Policial e fazia parte do Programa de Proteção a Testemunha
A Policia Militar deslocou para o local e após realizar buscar no local encontrou o carro do Policial o Scort Azul, no meio da pista e uns 150 metros acima o corpo de Manoel Décio Santos Lima, caindo com marcas de tiros e ao lado do corpo 03 cápsulas de balas detonadas de 380.
O sargento da PM Ananias, no informou que a vitima era policial do estado do Acre, fazia parte do Programa de Proteção a testemunha, já que o mesmo havia feito depoimento no caso do ex-deputado Hildebrando Pascoal, preso desde 1.999 acusado de liderar um grupo de extermínio naquele Estado, esquema de crime organizado, tráfico de drogas, roubos de cargas, tentativa de homicídio e corrupção eleitoral Segundo o policial, o mesmo tinha proteção da PF em Brasília.
No local a nossa reportagem conversou com seu cunhado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município, Romilson Irineu Batista da Slva, e ele nos afirmou que nesta manhã, ele deixou sua esposa no trabalho e estava vindo para Chapadão do Sul, para notificar uma pessoa sobre uma ação.
No local a nossa reportagem pode perceber que o Sindicalista tinha marca de bala na parte traseira da cabeça (nuca), abaixo no braço e nas costa.
A perícia de Jataí, ainda não havia chegado, quando nossa reportagem deixou local , por volta das 15hs30.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Meio Ambiente

Rio Acre,. escoadouro natural dos dejetos sanitários da capital

A galinha dos ovos de

ouro dos “ambientalistas”

As organizações ambientais são pródigas em sumir com verbas destinadas a preservação do meio ambiente. Essa pouca vergonha é de conhecimento público, mas tratado igual lixo embaixo do tapete. Todos sabem que está lá, mais ninguém quer “tocar” no assunto.
No Acre, são inúmeras as agressões ambientais, especialmente em áreas no entorno dos conjuntos habitacionais.
As empresas responsáveis pela obras dos conjuntos, nunca concluíram a parte de estrutura de esgotamento sanitário. Não há um único caso em que uma simples estação elevatória para tratamento de esgotos foi concluída, muito embora as empresas tenham recebido pelo trabalho não realizado.
No geral, os esgotos sanitários da capital, são despejados in-natura em igarapés que cortam a cidade que por sua vez, levam tudo para o leito do Rio Acre.
Assim é o igarapé São Francisco, Igarapé do Batista, Igarapé da Judia e Igarapé Dias Martins. Todos completamente poluídos, exalando odor de merda pra todos os lados.
As autoridades ligadas ao meio ambiente, também contaminadas pelo “gene” da hipocrisia, colocam fiscais a postos para multar as famílias que queimam lixo doméstico. Querem apenas mostrar serviço.
Enquanto isso, o Rio Acre, principal fonte de captação de água para abastecimento da cidade está morrendo. É o canal natural de todo esgotamento sanitário de Rio Branco, recebendo em seu leito, ou no que restou d’ele, milhões de litros de dejetos sanitários todos os dias.
Ninguém vê. Não se fala no assunto e ninguém toma providência. O Igarapé São Francisco, por exemplo, já consumiu dinheiro o suficiente para a construção e um parque aquático despoluído e piscoso. O que temos ali, é um canal de excrementos humanos.
O Igarapé Dias Martins acabou se transformando em lagoa de fezes do conjunto Universitário. Os demais igarapé citados, recebem excrementos dos conjuntos Novo Horizonte, Tucumã, Rui Lino, Tangará e Manuel Julião.

Nossos gênios anônimos

Caríssimos leitores, a novidade de hoje é:

Um leitor (a) de mente privilegiada e Q.i acima da média, descobriu, após meses de pesquisas extenuantes e exaustivas, que a palavra OTANON é a mesma coisa que NONATO escrito de forma ao contrário. E ainda deu um puxão de orelhas aqui no blogueiro por se esconder atrás de pseudônimo...

Não é uma coisa fantástica??

Fico aqui imaginando a euforia dessa ANTA, quando ampliar seus conhecimentos e descobrir que o nome SUED é o mesmo que DEUS...

Para não ser assediado (a) pelos doutos em ciências, assina ANONIMO! Impressionante como nosso Brasil esconde gênios que a ciência ainda não conhece. Só pode ser loira!!!

Aberto período de caça ao eleitor.

Candidatos descobrem que
vivemos mal e moramos ruim
Estamos em mais uma campanha eleitoral. Desta vez a “briga de foice no escuro”, é por cargos de prefeito e vereador. Desde que atingi a idade permitida para votar, a história se repete e se perpetuará para todo e sempre.
Candidatos “visitam” bairros que conhecem desde crianças e “descobrem” um número incontável de mazelas sociais. É a Iluminação pública queimada, a bandidagem ditando regras e impedindo a passagem de que não paga pedágio, pais tirando filhos do colégio temendo, agressões estupros e assaltos.
Lixo ampliando criadouros de ratos, água insuficiente ou inexistente e aquele córrego de esgotos descoberto exalando mau cheiro para todos os lados. Sim, porque todo bairro de periferia que se preza, tem seu esgoto de merda “a céu aberto”.
E finalmente, os escolhidos são ungidos ao poder. Toda a cantilena, promessas, juramentos feito ao eleitor bobão, vai para o arquivo morto, rotulado de “eleição passada”. As cobranças futuras têm respostas prontas, ensaiadas, ortodoxas.
“Estamos esperando o verão. A liberação dos recursos. Elaboramos o projeto para o próximo orçamento ou ainda "as obras, devem ser iniciadas nos próximos 90 dias”. Tudo mentira!
Mas ai o leitor pergunta. O que fazer? Como saber se o candidato está mentindo ou não? Resposta elementar caro “votador”.
Responda com sinceridade! Você lembra em quem votou na eleição passada? Você odeia política e só participa de política no dia de votar? Pois é, por não termos bola de cristal não podemos saber a honestidade de quem elegemos.
Quem não se lembra do “Caçador de Marajás” Fernando Collor de Mello? Claro que eu também caí em lábia do homem. Mas felizmente no caso Collor, a população foi às ruas e fez rolar sua cabeça em praça pública, com passeatas monumentais e gritos de “Fora Collor”.
Você acompanha às atividades parlamentares do político que escolheu para representá-lo? Quantas sessões na câmara ou na assembléia, você compareceu este ano? Quais projetos, indicações, discursos e outras ações foram feitas por seu representante?
Você sabia que em nossa assembléia legislativa tem político já no sexto mandato que nunca fez um único discurso, apresentou projeto ou fez indicações? Não será ele o seu representante?
A política é feita por uma minoria que adora política, eleita por uma imensa maioria que detesta. Pense nisso. O político é você quem escolhe. Se ele não presta é porque você não soube escolher. E se escolheu errado, corrija seu erro não o elegendo mais. É assim que funciona.
Não venda seu voto. Quem paga, não lhe deve nada.

Todas a sinformações de como votar corretamente estão aqui no limk do Tribunal Superior Eleitoral

http://www.tse.gov.br/eje/html/info_eleicoes.html

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Porque todo merda é chefe

Como nasceram os chefes...

No início da humanidade, quando Deus criou o corpo humano, os órgãos vitais do mesmo começaram a discutir sobre quem seria o chefe.
O cérebro expôs:- Eu devo ser o chefe já que ordeno o funcionamento de todos vocês!
Os olhos argumentaram:- Nós devíamos ser os chefes porque guiamos todo o corpo!
O coração não gostou da idéia e disse:-
Então, eu deveria ser o chefe porque levo o sangue para que todos vocês funcionem!
Até que veio uma voz lá do intestino:- Eu é que tenho que ser o chefe!
Era a merda se manifestando.
Todos gargalharam da atitude da fedorenta.
E então a merda resolveu ficar 5 dias sem sair.
Aí a coisa ficou preta! O cérebro retardava.
O estômago doía. Os olhos nublavam-se. O coração ameaçava parar...
E, então, todos gritaram:-
Salve grande merda, chefe do corpo!
E, desde esse momento, qualquer merda é chefe!
(do site http://oveneta.com.br)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Passageiro indigesto

Passageiro em taxi de Brasiléia trazia na
mochila 3,5 km de pasta de cocaína


Os policiais federais em Epitaciolândia/AC prenderam em flagrante, na madrugada de 25 de agosto, E.N.S. transportando 3,5 kg de entorpecente em uma mochila.
ELIEL NUNES DOS SANTOS, foi preso em flagrante na BR-317, próximo ao trevo do município de Xapuri/Ac, em uma barreira policial, quando viajava para Rio Branco em um táxi, transportando em sua mochila, aproximadamente 3,5 Kg de cocaína.
O homem disse à polícia que comprou a droga na Bolívia e iria vendê-la em Rio Branco. Com ele também foi encontrada uma cédula de identidade boliviana, constatada como verdadeira, porém ideologicamente falsa, uma vez que E.N.S. usava-a para não ser reconhecido, pois estava sendo procurado pela Justiça Brasileira por roubo.
Eliel foi encaminhado ao presídio Dr. Francisco de Oliveira Conde. As informações são Assessoria de Comunicação / Superintendência Regional da PF no Acre Tel.:(68) 3212-1279/3212-1200

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Duas Luas

Fenômeno só ocorrerá novamente em 2287
Recebo da amiga Ália Marques (leia-se) SESP, convite para contemplar o céu às 00:30hs desta quarta-feira 27 de agosto, quando ocorrerá um fenômeno que só se repetirá em 2287, portanto daqui há 279 anos.
Lógico que alguém passou a mensagem para à amiga Alía e ela repetiu o mesmo ritual que estou fazendo.
Vendendo o peixe ao preço que comprei. Não cabe a nós (eu e Ália) - que nada sabemos de astronomia -, qualquer responsabilidade por uma eventual “barrigada” pela informação. Seguinte:
Todo o Mundo está aguardando
O Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite, parecerá tão grande quanto a Lua cheia. Este fenômeno acontecerá no dia 27 de Agosto quando o planeta Marte ficará a 34,65 milhões de milhas da Terra. Olhe o céu no dia 27 de Agosto, às 00h:30min (meia noite e trinta), parecerá que a Terra tem 2 luas. A próxima vez que ele ficará tão perto da Terra será no ano 2287.

Partilhe com os seus amigos pois NINGUÉM VIVO HOJE voltará a vê-lo.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Falta de caráter

Família de preso da operação Houdine
ofende e descrima os acreanos.


É inerente a profissão do jornalista, conviver com pessoas que não aceitam oposição. Eu mesmo já fui vitima disso. Tenho diversos exemplos vivenciados por colegas de trabalho e, portanto não é novidade para nós, encontrarmos pessoas que tentam nos desqualificar quando uma reportagem, artigo ou comentário, vem de encontro a seus interesses.
Agora mesmo estou sendo atacado quase que diariamente, por familiares do cidadão Sinval, preso durante a “operação Houdine” da Polícia Federal no desmonte da quadrilha que vinha aplicando o golpe do carro fácil. Entre os presos estão acreanos, rondonienses, paranaenses, goianos etc...
Sinval foi preso em Goiânia. Estava aguardando a decisão da Justiça, recluso ao complexo penitenciário em Rio Branco. Durante a madrugada do dia 4 deste mês, se sentiu mal. Foi transferido dentro de um camburão do presídio e lamentavelmente faleceu antes de receber atendimento médico. Ele teria sido vitima de ataque cardíaco.
Como se tratava de uma pessoa de outro Estado. Fui ao Google saber se havia algo sobre aquela pessoa: no site http://www.luziania.com.br/interatividades/boca/impressao.php?id=wR3h3J há informações que Sinval já tinha sido preso em outras oportunidades. Ele gerenciava uma empresa que prometia empréstimo fácil. Exigia o dinheiro do seguro para rápida liberação do empréstimo. O cliente jamais recebia o empréstimo ou o adiantamento antecipado do “seguro”. Enfim, era um golpe.
Uma das vitimas do Sinval foi o senhor Orlando Wlodkovski -, com quem mantive contato. Ele confirmou o que havia denunciado no site de Goiânia e adiantou que ainda não havia se recuperado do golpe aplicado por Sinval.
De posse de tais informações escrevi aqui no Blog sobre a necessidade de se apurar em que circunstância se deu a morte do preso e defendi que se houvessem culpados deveriam ser punidos.
No entanto, acrescentei que o detento não era um mártir inocente e vítima do sistema carcerário perverso e desumano que existe em nosso País. Ele estava preso porque havia cometido crimes. A idéia era mostrar o outro lado da história. Em momento algum, fiz julgamentos pessoais ou defendi a impunidade.
Ainda assim a família que queria transformar a vítima em mártir se sentiu ofendida. Diariamente, e sob anonimato, ' xingam' a mim e os acreanos, de índios vagabundos e ignorantes. Que não temos onde cair mortos e por isso vamos a Goiânia nos tratar das doenças. Enfim, é baixaria a roldo.
Estou levando esses fatos ao conhecimento dos leitores aqui do blog, porque as ofensas saíram do campo pessoal. Agora os defensores do preso morto, nos tratam com racismo e discriminação. Tenho tudo arquivado em minha caixa de e-mail.
Eles (?) devem, mais dia menos dia, retornarem ao Acre na tentativa de arrancar dinheiro do Estado através da Justiça. É um direito deles. É bom, no entanto, que sejam recepcionados pelos acreanos que tanto ofendem, com cortesia, educação e gentilezas. Saberão que não somos índios (e se fossemos?) menos ainda vagabundos ou ignorantes.
A mim, o menor adjetivo dispensado é safado, hipócrita e vagabundo. Não me importo. Em mais de 10 anos atuando como repórter policial, aprendi que bandido só fala grosso quando a vantagem está do lado dele. Aqui no caso, a vantagem é o anonimato. Isso não me causa stressa nem me causa insônia.
Aqui, trecho de um dos e-mails que os parentes do Sinval me mandaram:
basta puxar a sua ficha para saber que vc é tão ou mais covarde do que a policia ai da sua tribo. pra começar não existe empresa fajuta. a saúde aí que precária pra começar a saúde mental desse bando de indio acreano. se aqui não presta porque mandam esse ranto de vagabundo pra vir fazer tratamento aqui? a sua tribo ai não sabe usar as plantas medicinais?

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mudança de mentalidade


Numa competição o importante é ganhar

Há em nosso Pais, a cultura secular imposta por pseudos orientadores culturais, a máxima (ou a mínima) que numa competição, o importante é competir. Assimilado essa orientação nos tornamos trampolim para outras nações, cujos atletas são orientados que numa competição, o importante é ganhar.
O “ganhar” em uma competição esportiva não significa “a qualquer custo”. Temos que ser leais e competentes. Aplicados e determinados. Alguns dos nossos treinadores e locutores esportivos vibram, com uma medalha de bronze ou uma colocação entre os dez primeiros como se fosse o prêmio.
Não somos apenas um Pais, temos dimensões continentais e não podemos pensar de forma tão pequena. As tevês mostraram um competidor de judô premiado com bronze dispensar a medalha após recebê-lo. Para nossos padrões culturais, aquela foi uma atitude ante- esportiva. Para ele, aquela medalha foi uma vergonha. Outra mentalidade e outra cultura.
Nos esportes coletivos e muito especialmente no futebol, nossos clubes e seleção, têm sido orientados por técnicos medíocres que rezam pela cartilha “do importante é competir”. Exemplo de Dunga da Seleção Brasileira e do técnico Antônio Lopes, ex-Vasco da Gama
Dunga satisfeito com a posição de está entre os quatro primeiros, nem se preocupou em armar um time para ganhar dos argentinos. Mandou a equipe a campo com o firme propósito de cavar um empate. Ir para os pênaltis e jogar o resultado nas costa da “sorte”. Se não, como explicar se jogamos todo primeiro tempo com apenas um atacante contra os argentinos?
Antônio Lopes retranqueiro de carteirinha transformou o time do Vasco da Gama em sonho de consumo das demais equipes, de tantas goleadas que acumulou durante sua desastrada estadia pelo Estádio São Januário.
Rezo e defendo que temos que ser leais com nossos adversários mais, essa estória de “im- portante é competir”, tô fora. Vejam nossa seleção nas olimpíadas! Participamos e demos aos argentinos o gosto de nos golear. “Se” ganharmos bronze ainda haverá quem defenda ter sido um excelente resultado. Não vejo razão de nos contentarmos com bronze quando temos absoluta certeza que poderíamos ter ouro.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O peixe da caldeirada


No Rio Madeira, uma Piraíba
pode chegar a mais de 200 kg

Durante alguns anos, ainda em minha fase de adolescente, morei com meus pais (mãe, irmãos e padrasto) em uma colônia as margens do Rio Madeira, bem próximo a Cachoeira do Teotônio em Porto Velho-RO.

Alí aprendi a remar pescar e muito do modo de vida dos ribeirinhos. Foi um aprendizado e tanto. Ainda hoje colegas de trabalho se surpreendem ao me verem pilotar uma canoa ou “jogar” uma tarrafa.

Na verdade reconheço limitações no trato com a tarrafa, mas quando se trata de remo. sou bom mesmo. Enfim..., o ofício da pesca aprendi com o vizinho e pescador Agostinho. Seus filhos (Pedo, Manel e Raimundim) todos exímios pescadores, tinham fama de fazer “corpo mole” ou se escoravam no ombro dos outros. Seu Agostinho dizia aos meus pais que gostava de me lavar para as pescarias porque eu era muito esperto.

O fato é que o Rio Madeira abriga uma fauna de espécie variadas, entre eles a Pirara, Jau, Piraíba, todos peixes que crescem até dois metros e chegam a pesar 200 kg.

Sempre tive vontade de falar desses peixes aqui no blog, mas pensei. Os irmãos acreanos não estão acostumados a vê peixes nessas proporções. O Rio Acre abriga espécies, também variadas, mas tamanhos bastantes reduzidos.

Pescador já é difamado como sendo mentiroso natural. Quem vai acreditar se eu disser que já ajudei pescar um peixe que pesou 198 kg e alguns gramas? Mas eis que hoje pela manhã alguém me mandou esta foto postada ai em cima e criei coragem de falar no assunto. Claro que não fui eu quem pescou o peixão ai da foto que avalio. Deve pesar algo em torno de 200 kg. Mas o tamanho do animal não chegar a me surpreender, pelos fatos narrados e que já testemunhei. E afinal, a foto fala mais que mil palavras.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Estou classificado


Meu trabalho foi premiado em concurso de literatura

Em março deste ano inscrevi um relato sobre a odisséia do meu pai como “Soldado da Borracha. O material foi encaminhado aos organizadores do 1º Premio de Literatura da Fundação Cultural Garibaldi Brasil. Estávamos concorrendo na categoria de Relatos

A intenção era fazer uma homenagem ao meu velho por ter completado 83 anos. Fiquei surpreso e feliz ao ser comunicado pela coordenação do evento, que nosso trabalho havia sido classificado entre os três primeiros colocados. A premiação ocorrerá em setembro próximo, no Teatro Helio Melo.

A satisfação maior, vêm do fato de ser os responsáveis pela avaliação dos trabalhos, pessoas de reconhecido saber e isentos de qualquer tipo de pressão. Quem venceu, foi por méritos e não por apadrinhamento.

Logo que saia o resultado publicarei o RELATO aqui no blog.

http://1.bp.blogspot.com/_EPScDO6ij1M/SKNWnaXWljI/AAAAAAAAAoo/JWCY1qPkd-w/s1600-h/garibaldi+brasil+escreveu1.jpg

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Estranha visão

Mulçumanos têm visão diferente do mundo que os cerca

Confesso que tive certa dificuldade para o comentário pretendido sobre essa foto. É que uma idéia, ou comentário engraçado, não pode ser interpretado como deboche ou descrença. Todos têm o direito de expressar sua religiosidade e ser tolerante com os que não concordam com sua visão de mundo. Mas no caso dos mulçumanos, a visão é muito estranha...

A foto mostra os muçulmanos adeptos do islã, durante uma das cinco orações obrigatórias diárias em um templo religioso (mesquita) na cidade sagrada de Meca onde segundo o Alcorão (bíblia dos Mulçumanos) teria nascido o profeta Maomé.

Só para lembrar, a religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá.
Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.

Muito bem! Feito os comentários sobre o Islã, mulçumanos, Meca, Maomé, Árabes e Arábia Saudita, vamos retornar ao comentário da foto.

Seria por falta de espaços que os homens mulçumanos se posicionam de bruços tão próximos uns aos outros. E as mulheres porque não podem entrar no interior das mesquitas?

Seria verdade, mito ou discriminação perversa contra as mulheres ditadas pelo próprio alcorão, determinando que as mulheres não podem se agachar (fazer suas necessidades fisiológicas) de frente para o Meca, local onde se encontra a mesquita de Caaba, local sagrado para os mulçumanos.

O Chargista, autor da obra, em formato de fotografia, pode ter carregado a mão na caricatura, mas a realidade é isso mesmo. Uma ruma de machos agachados em posição, digamos constrangedoras, de costas para o macho imediatamente atrás. Que significado essa revelação nos traz, para explicar porque o islã (sunita ou xiita) é a religião que mais cresce no mundo?

Se a pergunta fosse endereçada a Copélia (humor) Toma lá da Cá, a resposta mais óbvia seria: Prefiro não comentar!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

"Podres" de rico

Yes!!! Temos.... O quê mesmo????


Açaí em Feijó, abacaxi em Tarauacá, milho em Porto Acre e Acrelândia; peixe no Bujari e em Sena Madureira (festival) do mandi, Festa de São Sebastião em Xapuri e Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul.


Rio Branco tinha seu Festival de Praia. Agora não tem mais. Em compensação temos a Expoacre e.... o que mais???....... Não lembro!

Tantas coisas "boas" batida em liquidificador, deu um suco bem ralim..... E no interior criaram eventos anuais por puro modismo vendendo uma mercadoria que não têm.
Acreditem, já fui a um “Festival de Mandin” em Sena Madureira que não tinha mandin porque não dá mandin no rio Yaco e se dá, não é suficiente para um “festival”. No Bujari os produtores se recusaram entregar o peixe ao preço tabelado pelos organizadores da primeita feira e faltou peixe durante o "Festival".

Em minha passagem por Tarauacá, não vi o tal "abacaxi gigante" porque não estava em epoca de safra e em Feijó fui ao point do Açai mas não havia nada para o varejo.
Todo açaí disponível estava sendo reservado para o festival que aconteceria nos próximos dias
Sobre o "Festival de Praia do Amapá" vendido como um dos eventos inseridos no calendário de turismo do Acre, os marginais dos bairros Taquari e Sobral trataram de liquidá-lo. Afugentaram os freqüentadores com brigas entre gangues e muita exibição de peixeira.

Os novenários de Xapuri e Cruzeiro do Sul, não cuprem seus própositos de manter viva a tradição religiosa. Nos dois casos estão sendo usados como tentativa de aquecer o comercio local incipiente e atrair turistas. A religiosidade deu lugar a uma grande exposição de camelôs.
Brasiléia, sem peixe, milho, abacaxi, açaí e sem nada. Tem nas mumbas de Cobija sua principal atração turistica.
A atual administração do município "importou" o Carnaval Fora de Época, para alegria dos promotores do evento.

Industria não temos e nossa agricultura...O milho que produzimos não é suficiente para alimentar nossos pintos. Arroz e feijão, importamos de Rondônia .... Será que não estou exagerando??? Deixa pensar.... é, não lembro de mais nada!..
Mais ai alguém vai dizer.. vc esqueceu de mencionar que somos exportadores de madeira e carne de boi.
É meeeeeesmo...!!!! Temos muita madeira e carne de boi. Mas isso não é acessível ao pobre. Madeira e carne são artigos de exportação. Afora isso, temos algo a comemorar. Temos uma economia solida e fome zero. Somos habitantes de um estado rico. Afinal quem tem dinheiro não precisa plantar. Compra o que precisa e pronto. É por isso que até o peixe que consumimos, importamos direto Boca do Acre (AM).

Mas nem tudo está perdido. Se falta grandes eventos que possam servir de atrativos turístico, industrial ou cultural para estes município, sobram hospitalidade, promovida por um povo alegre, prestativo e hospitaleiro. Uma marca registrada do próprio acreano. Especialista em demonstração de otimismo, mesmo nos momentos mais difíceis.

FATALIDADE

João era experinte no trabalho de descarga de carretas com madeira
O corpo foi retirado sob a tora de madeira com ajuda de um trator (fotos cedidas)

Tora de madeira de uma tonelada esmaga operário

O trabalhador João Cirineu Follmann, 38 anos, natural do estado do Paraná, foi vitima fatal de um acidente de trabalho ocorrido na tarde da ultima segunda-feira, 11. Um peça de madeira de aproximadamente uma tonelada, desprendeu-se pelo rompimento de um cabo de aço no exato momento em que o trabalhador descarregada o veiculo no pátio da Industria de Laminados Triunfo, localizada no km 3 da Br-364, Distrito Industrial de Rio Branco.

Para o gerente da empresa Antonio Ferreira, o acidente foi uma fatalidade pois João Cirineu já trabalhava na empresa a mais ano. Tinha conhecimento especifico da atividade e muita experiência no desembarque de carretas com madeira. O classificou como sendo um excelente profissional no trabalho, e na descarga das carretas.

"O que aconteceu foi uma fatalidade, pois o João fazia a descarga das toras há muitos anos. Ele desprendeu um cabo da carreta de segurança, fez o contorno na carreta, momento em que um cabo de aço rompeu deixando as toras soltas e uma caiu sobre o corpo dele deixando-o totalmente esmagado. Foi muito rápido e não deu para evitar o acidente fatal" lamentou o gerente.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Deus salva os inocentes

Para a justiça dos homens, todos são
inocentes até que sejam
julgados e condenados.

A justiça divina tem outra interpretação da lei.


Pelo menos quatro pessoas se manifestaram sobre a postagem relacionada a morte do preso de Goiânia, morto no camburão da polícia quando era levado ao Pronto Socorro.
A única opinião favorável a matéria, veio de Luziânia, através de uma das vitimas da quadrilha, liderada pelo senhor falecido.
Tenho pautado minha vida em combater, dentro das minhas limitações como ser humano, as injustiças. E foi em busca desse ideal que me dei ao trabalho de buscar informações antes de postar a noticia veiculando às atividades marginais do falecido.
Não estou soltando fogos ou dando vivas ao que aconteceu. A família tem que ser preservada a qualquer custo. Isso ficou claro no texto.
O fato é que, entre a população carcerária de nosso Estado, estimada em mais de 2 mil "reclusos", a totalidade se diz inocente dos crimes que lhe são imputados. É só ir conferir.
Não está em discussão os méritos - se culpados ou inocentes - dos envolvidos na operação da Polícia Federal. Nos apegamos apenas nos fatos até porque, não temos autoridade para fazer julgamentos.
A idéia não era polemizar com a família do falecido e sim desmistificar a "martificação" do preso. Ele não foi mártir da justiça e sim dos seus próprios crimes, conforme relatos dos sites da cidade de Luziânia em Goiás, postado no lik.
No mais, que Deus em sua infinita misericórdia o acolha e perdoe pelos crimes que tenha praticado e dê o merecido conforto a sua família. Ponto!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Punido pelo destino

Preso que morreu a caminho do PS

era líder de quadrilha em Goiânia

O cidadão Sinval dos Reis Domingues, 45, preso em Goiás pela operação Houdine da Polícia Federal (carro fácil) e que morreu na madrugada de terça-feira 6 de agosto quando era transportado do presídio para o Pronto Socorro, vítima de um ataque cardíaco, era um escroque acostumado à aplicar o golpe do empréstimo em Goiânia através de uma firma fajuta de nome RD REPRESENTAÇÕES LTDA., CNPJ 06.933.761/0001-82 e o endereço é: Rua C-146 – Q 273 – Lote 03, Goiânia – GO. 74255-170.

Neste endereço,

http://www.luziania.com.br/interatividades/boca/impressao.php?id=wR3h3J

é possível saber como ele e seu bando depenavam os incautos. Não é por acaso que ele estava entre os presos da quadrilha que vinha aplicando o golpe do carro fácil, acostumado que era ampliar o patrimônio pessoal usando de artimanhas fraudulentas para enganar as pessoas.

A idéia em trazer sua atividade marginal a público, não significa porém que concordamos com eventual tratamento desumano ou omisso que tenha contribuído para provocar sua morte. Entendemos ser necessário sim, que se investigue às causas do incidente e se puna os culpados se houverem.

Agora não se pode aceitar é que em função de incidente inevitável e lamentável, seja ele transformado em mártir do presídio. Ele era bandido e muito provavelmente seria condenado pelos seus crimes. A família tem todo direito de reclamar e procurar a reparação de danos através da justiça. Esse assunto não entra aqui na “discussão”.

Vitima diz não lamentar morte do Sinval

Logo após postar a informação acima, entrei em contato com o senhor Orlando Wlodkovski, morador da cidade de Luziania (GO), uma das vítimas do Sinval e seu bando. Queria saber se realmente se tratava da mesma pessoa. No periodo da tarde recebi a seguinte resposta:

Olá,

Agradeço a informação enviada. Creio que se trata da mesma pessoa, as coincidências são muitas, e não lamento nem um pouco a morte de um tipo asim. Não adiantou mudar de ares, indo para o Acre, até a nossa justiça falha pegou-o, se bem que a polícia já tivesse capturado tal elemento várias vezes, mas as nossas leis, feitas por bandidos, sempre o colocavam em liberdade e com todas as facilidades para continuar os golpes.

Desta vez nenhum advogado poderá libertá-lo, ele não poderá aplicar mais golpes e nem desfrutar do que já roubou. Coitado do capeta, agora! Nem me recuperei ainda do prejuízo que tal canalha me causou, e só fui lesado desta forma por estar na época com sérios problemas de saúde, além dos financeiros, e usava medicamentos que prejudicavam muito o discernimento, e disto se aproveitavam covardemente ele e toda a gangue. Muita gente boa foi roubada. Houve alguns que perderam dinheiro por ganância, mas de toda forma foram roubados também.

Atenciosamente,

Orlando

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pequenos bichos


Que nos causam pânico. Quem explica?

Confesso que nunca li nada nem fiz consulta a livros voltados a psicanálise, para tentar entender o temor que nós seres humanos, temos por determinado tipos de bichos, mesmo os inofensivos.

Particularmente tenho alguns bons exemplos dessas esquisitices e fobias e naturalmente tenho também meus temores. Não é raro, por exemplo, encontramos pessoas que sentam pavor de aranhas, cobras, escorpiões... Acredito até que nesses casos seja uma regra geral por se tratar de bichos peçonhentos.

Certa vez, lendo uma entrevista nas páginas amarelas da VEJA com um ás da aviação, um piloto de acrobacias (não vem o nome agora) premiado por destemor e ser o único piloto a passar com o avião por entre as torres da catedral de Nostradamus, na Alemanha, sendo necessário para isso, voar de lado. Um super-homem, na concepção de quem entende do assunto. Perguntado, afinal de que tinha medo, surpreendeu até o entrevistador: Uma abelha.

Dizia o piloto que uma abelha na cabine do seu avião seria capaz de fazê-lo pular fora, mesmo sem pára-quedas. Vejam só. Uma abelha..

Raimundo Cardoso (que não é o superintendente regional do Incra), mas sim meu cunhado bronco, dono de um corpanzil enorme, do tamanho de sua coragem. Nunca dispensava uma briga e se notabilizou na década de 60, por ter lutado e levado relativa vantagem contra uma guarnição da PM, que foi prendê-lo por embriaguez e arruaças no bairro do Mocambo, em Por Velho (RO), era capaz de borrar as próprias calças se alguém, o ameaçasse com uma pequena cobrinha, mesmo as não peçonhentas ou de brinquedo.

Dona Diva, a velha companheira que compartilha a minha vida nos últimos 28 anos, é o que podemos chamar de mulher destemida. Quando de TPM o aconselhável é manter distância. Pois bem. Já proporcionou senas hilariantes diante de uma simples lagarta.

E este blogueiro ocasional e sarcaz, ferino, de muita fala e pouca ação, acha que a natureza foi injusta. Perdeu a fama de ser perfeita, quando o colocou com uma rã no mesmo espaço dentro do universo. Quantas vezes não ouvi a pergunta: “Afinal, que mal pode lhe fazer uma rã?”. Sinceramente? Não sei. Nunca fiquei o suficiente próximo de uma para testar.

Essa horrorosa, asquerosa, sebosa e nojenta... e muito perigosa!!! rã aí da foto, foi fotografada com uma possante máquina equipada com zum, capaz de aproximar a imagem em 12 vezes.

Portanto, estávamos a uma distância mínima de dez metros. O máximo que me atrevo ficar próximo desse monstro. E não me perguntem porque... A resposta será sempre um... NÃO SEI.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sem Violência

Manifestantes fazem encerramento da passeata em frente ao quartel da PM

Henrique Corinto de Moura, Secretário Justiça e Direitos Humanos


Caminhada pela Paz defende igualdade, confraternização e Justiça


Uma Caminhada pela Paz, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e outras instituições e ONG’s voltadas para defesa das igualdades e combate as discriminações, foi encerrada às 10hs da manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, com uma manifestação pública em frente ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Acre.

O evento foi prestigiado por militantes que atuam no combate às discriminações e a homofobia, pelo secretário dos Direito Humanos, Henrique Corinto de Moura, vereadora Ariane Cadaxo (PCdoB) e os deputados federais Fernando Melo (PT-AC) e Perpétua Almeida (PC do B).

O secretário Henrique Corinto disse que o ato serviu para celebrar os 60 anos de promulgação dos Direitos Humanos e mudar a cultura da violência. “Nós queremos que as pessoas pensem e ajam de modo diferente. Aprendam a ter mais tolerância com as minorias e se aceitem”.

A Secretaria de Direitos Humanos aproveitou o movimento “Uma Caminhada Pela Paz” para fazer o lançamento da 2ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, onde discutido o plano Nacional de Direitos Humanos e um plano específico para o Estado do Acre, entre os dias 14 e 15 de agosto no Horto Florestal de Rio Branco.