sábado, 31 de janeiro de 2009

Por favor, não adoeçam!


Posto do Tucumã só terá
clínico geral em 18 de fevereiro

Na última sexta-feira, 30, minha vizinha Maria Andrade decidiu finalmente tomar uma providência contra uma dor no dorso do pé esquerdo que vem lhe atrapalhando, até em simples tarefas domésticas.

Contou numa conversa de fim de tarde para uma roda de vizinhos: “Acordei meio que “puta da cara”. Saí bem cedinho para o posto de saúde no conjunto Tucumã. Foi consultar um clínico geral.
Queria um encaminhamento para a Fundação Hospital do Acre em busca de um especialista. Acho que estou com uma artrite reumatóide".
E continuou: “Gente, vocês acreditam que fui informada por atendentes do posto de saúde que só haverá atendimento de clínico geral a partir do dia 18 de fevereiro”?
E todo mundo em coro: Acreditamos sim!
A ironia da vizinhança tem amparo no fato do referido posto ter passado mais de um ano fechado em reformas, para se adaptar ao status de “Posto Modelo”.
Enquanto isso, no Pronto Socorro... Cerca de mil pessoas são atendidas diariamente. Este parece ser um caso sem solução!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Na área religiosa


Sou católico, Graças a Deus


Indiscutivelmente cada um dos brasileiros tem diretos constitucionais que lhe garantem escolher a religião que melhor lhe convir.
Quando dou Graças ao Meu Deus por ser católico, não quero discernir sobre as vantagens da minha crença em relação ás demais. É possível que cada uma seja melhor que a outra. O divisor é a fé de cada um de nós. Ponto!
Houve uma época em que a predominância religiosa era o cristianismo, cuja doutrina era pregada pela Igreja Católica, segundo a Bíblia, herança deixada por Cristo para o discípulo Pedro. Tudo balela da teologia, mais tudo bem! Isso é outra História...
Concretamente o que se observa na atualidade é uma expansão desenfreada de denominações evangélicas, cada uma dando garantias de salvação. Uma minoria acumulando fortunas incalculáveis e outras tratando os seguidores como simples clientes.
Culpa de uma miscigenação cultural e religiosa cujo ingrediente é: católicos, “crentes”, umbandistas, cartomantes, candomblé, macumbeiros e mais uma ruma de abençoados.
Entristece-nos, porém, a constatação do fanatismo religioso, tão nocivo para a formação de jovens e crianças. Pseudos pastores incutem na mentalidade dos fieis, a garantia do “fogo eterno” se não seguirem seus ensinamentos às cegas, sem questionamentos.
No Oriente Médio é comum a figura do “homem-bomba”. Jovens com a cabeça recheada de falsas ilusões de vida eterna a lado de Maomé e uma vida terrana sem nenhuma dificuldade para os entes queridos que ficam.
Tudo dentro de uma alienação canina, perversa e nociva, para atender interesses particulares de lideres que jamais se explodiriam com as bombas usadas por seus seguidores. Uma corja nojenta e condenável.
Ninguém tem conhecimento bastante para dizer o que é bom ou ruim em termos de religião. A História nos conta que o monge e doutor em teologia Martiniano Lutero, se rebelou com a igreja (católica) corrompida que pregava a venda de indulgencias, mais se apoderava dos bens dos agraciados pelos indultos.
Lutero iniciou uma “Reforma Protestante” em 31 de outubro 1517 (século XVI), afixando suas 95 teses a favor do indulto irrestrito, na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Por sua rebeldia, foi expulso da igreja católica e excomungado pelo Papa Leão X.
Essa é a origem da Igreja Luterana. Vale ressaltar que a história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) é originária do trabalho missionário desenvolvido pelo Sínodo Evangélico Luterano de Missouri, Ohio, Estados Unidos, conhecido desde 1847 como The Lutheran Church – Missouri Synodo.
O trabalho no Brasil começou com uma resolução em fins de abril de 1899, na Convenção daquele Sínodo. Uma das moções recomendava o início da missão na América do Sul, especialmente no Brasil e na Argentina. O primeiro missionário enviado ao Brasil foi o Pastor C. J. Broders. O primeiro núcleo congregacional foi a Comunidade Evangélica Luterana São João, São Pedro, Pelotas-RS, organizada no dia 1º de Julho de 1900 com 17 famílias.
A História é longa mais ficamos neste ponto, para prosseguir com nosso raciocínio. A partir da Igreja Luterana até a Renascer Em Cristo, Universal e outras, muitas moedas caírem nos cofres.
Fortunas incalculáveis foram construídas em nome da fé. Qual seria então, na opinião do leitor, a igreja confiável e mais próxima de Deus? É provável que seja a sua... Ou a minha? Não importa. Tenha uma religião e acredite em Deus, não nos homens. Isso torna nossa vida melhor.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PORTO ACRE

Porto Acre emplacou 106 anos de “Estória”

O Municipio de Porto Acre, distante 57 km de Rio Branco, capital do Acre, foi fundado em 3 de janeiro de 1899 pelo Ministro Plenipotenciário José Paravicini, sob a égide do Presidente da República da Bolívia, com o nome de Puerto Alonso.
Segundo dados histório do IBGE, com a expulsão dos bolivianos e a proclamação, por Galvez, da República do Acre, passa a ser sede do governo e denominar-se Porto Acre.
Com a deposição e prisão de Galvez por ordem do Presidente do Brasil, Sr. Campos Sales, retornam os bolivianos e a cidade volta a ser Puerto Alonso.
Em 24 de janeiro de 1903, com a rendição das tropas bolivianas, após uma sucessão de vitórias acreanas, Plácido de Castro ocupa definitivamente o povoado que passa a denominar-se Cidade do Acre, depois Porto Acre.
Todos os portoacrenses, reconhecidos como naturais de Porto Acre, sonam 13.716, espalhados por uma área territorial de 2.985 km2.
NADA QUE POSSA SER COMEMORADO
Na semana passada uma grande festa cívica e politica marcou os 106 de histótoa do município.
Para os “nativos” não ha nada para ser comemorado. Estão habituados a paisagem de abandono. Mato, lixo e buracos refletem o inexpressivo valor que é dado ao Município. Não há exageros.
Basta lembrar que no município não existe uma única agência financeira e nenhuma operdora de telefonia celuar, se intressou em explorar o serviço na região. A própria agência dos Correios e Telegráfos ainda não se fez presente ao municipio, 106 depois de sua criação.
Toda frota de veiculos de Porto Acre soma 553 veiculos, incluindo aí 369 motocicletas. A população não conhece mais o IBGE diz que existem seis unidades de saúde, sendo cinco do município e uma do Estado, mas vê como sendo verdadeira, a informação que o indice de probreza no município é de 19,14%.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Faculdade de medicina

NO ACRE, TEM GENTE QUE É CONTRA

“A partir de agora teremos sempre 40 formandos a cada ano e esta turma é a consolidação do curso de Medicina। É um momento importante para a universidade, para o Estado, e isso demonstra que a Ufac tem capacidade técnica de formar profissionais com excelência. A qualidade do curso também depende do esforço de quem estuda. Não é o curso que faz o aluno, é o aluno que faz o curso e hoje nós temos 40 profissionais capacitados para atuar no mercado da Medicina".


Todo parágrafo ai em cima foi publicado como sendo palavras da reitora da Ufac Olinda Batista, na cobertura jornalística da solenidade de formação de 40 alunos do curso de medicina da Ufac, com destaque em todos os veículos de comunicação do Acre.
A formação de novos médicos é, para nós acreanos, um alento. Misto de satisfação pela inserção no campo de trabalho de uma classe profissional tão necessária para o Estado. Os idealizadores, professores, alunos e seus familiares estão todos de parabéns. Os aplausos são merecidos.
A formação dos primeiros 40 profissionais no curso de medicina da UFAC, me recorda o teor de uma conversa com um conhecido cardiologista (não sito seu nome porque não tenho autorização para isso), durante uma consultam médica. Eu comentava com ele sobre a necessidade de mais profissionais em medicina no Acre e especial com especialidade em cardiologia.
Em meio ao "papo consulta" lembrei-lhe que felizmente estava em andamento a formação da primeira turma do curso de medicina no Acre e isso poria fim à penúria dos enfermos aqui no nosso Estado.
Para minha surpresa ELE me disse ser totalmente contra ao curso de medicina da Ufac. Pensei! Esse doutor está com medo da concorrência. Sim porque na época, os poucos cardiologistas em atuação aqui no Estado não aceitavam fazer convênios.
Só atendiam "consulta particular". Cobravam R$ 150,00 por consulta e ainda assim, não nadam conta de atender a clientela. Felizmente, não temos a capacidade de ler pensamentos.
Ai, ele completou seu raciocínio. “A partir da formação da segunda turma, onde o Estado vai acomodar os demais profissionais que irão se formar”?
Claro que existem dezenas de respostas para a indagação, mas naquele instante, eu estava fragilizado, apreensivo com um possível diagnóstico desfavorável. Seria “doido” para discordar de alguma coisa com o doutor?
Pois bem; Quando nem sonhávamos com uma faculdade de medicina no Acre, éramos atendidos bem ou mau, por profissionais de outros estados que haviam ficado fora do mercado de trabalho em seus estados de origem.
Não por incapacidade profissional mais exatamente devido à oferta de trabalho em declínio acentuado. Por este mesmo raciocínio, o que “sobrar” dos nossos novos médicos, suprirá a falta de médicos em estados ou municípios onde haja falta de médicos como ocorre ou vinha ocorrendo com o Acre. Enfim sempre houve a haverá espaços e trabalho para todos, apesar das previsões agourentas. Que venham mais médicos.
Este fim de semana foi convidado por uma guarnição policial militar a ser testemunha de um entrevero, entre visinhos de chácara, onde um dele saiu ferido. Não me furtei ao dever de cidadão em colaborar com nossa policia. Pois bem. O condutor da viatura policial militar, um jovem de apenas 25 anos, é bacharel em direito. Lotado no pelotão da PM no Município do Bujari.
E daí? Confidenciou-me que enquanto não aparecer uma colocação de trabalho, dentro de sua área de atuação, vai trabalhando com muito orgulho na função de soldado da Polícia Militar.
Essa seria, portanto, a melhor resposta para o doutor em cardiologia que me confidenciou ser contrário a uma faculdade de medicina no Acre.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Crimes sem castigo

As mulheres, as necessidades e a Lei Maria da Penha

De acordo com publicação de um dos jornais que circulam em Rio Branco, houve um aumento de 60% nos índices de violência conta a mulher em 2008, em relação aos números do ano anterior. Esse item, em uma escala de crimes onde estão listados agressão física, tentativa de homicídio, lesão corporal, homicídio, atentado violento ao pudor, estupro e assédio, não tem origem apenas na falta de polícia ou de segurança pública.
É sabido que 90% desses crimes se passam no interior das residências. Onde a polícia tem acesso restrito aos casos em que está municiada das prerrogativas dos casos de flagrantes delitos ou de um mandando judicial.
Tenho alguma familiaridade com o assunto, adquirido durante mais de dez anos em que, na condição de “repórter policial”, acompanhei centenas de registros de casos de crimes praticados contra a mulher.
Esses 60% de aumento a que se refere o jornal, nem de longe retratam a realidade. Referem-se apenas aos casos em que as mulheres tentaram punir seus agressores e foram à delegacia registrar a queixa.

Agressões sem registros superam estatísticas

O relato a seguir é real. Aconteceu no último final de semana. Os nomes são fictícios em respeito às leis e as pessoas envolvidas.
Domingo último 22hs o telefone toca da casa e dona Rita.
Era a sobrinha Carminha pedindo ajuda. O marido Tônho, após uma acirrada discussão por banalidades havia deformado seu rosto com socos. Ela suspeitava de fratura no nariz.
Já escabreada de entreveros anteriores entre o casal, Rita liga para irmã Tetê:
· Vá socorrer a Carminha, parece que levou outra surra do marido, diz que está com a cara quebrada e está pedindo ajuda. Pegue ela e pare na primeira delegacia para fazer o registro de ocorrência. Se ela não quiser fazer o registro de queixa contra o marido agressor, deixe ela lá mesmo.
Tetê retornou a ligação cerca de uma hora depois:
· “Carminha está aqui em casa com o filho. Não quis registrar queixa contra o Tonho”.
Rita fica furiosa e pede para falar com a sobrinha.
· “Você tem alguma explicação para deixar em liberdade uma pessoa que deforma seu rosto a pancadas? Porque não coloca esse indivíduo na penal para ele aprender respeitar as mulheres?
E a Carminha:
· “Mas tia, se o Tonho for para penal, quem vai sustentar eu e meu filho? Eu estou desempregada...!
Tonho foi um dos muitos agressores de fim de semana a se safar de um processo por agredir a mulher e logicamente está fora. Das grades e das estatísticas.
De quem é a culpa? Só da Carminha?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Nova prática criminosa


Golpista aplica golpe do conhecido que você não lembra


Nonato de Souza
otanon@gmail.com


Cidadão de altura mediana, pele moreno claro, barba por fazer à dias. Sandálias havaianas, bermuda jeans em cor “encardida” e uma camiseta de meia bem surrada em cores horizontais: azul, amarela, laranja e verde. Na base da “cor sim, cor não”.

Como acompanhante uma criança com idade presumível de dez anos. Ao se deparar com você nas ruas centrais de Rio Branco, abre um largo sorriso e manda vê.

· E aê, rapaz, anda sumido. Porque nunca mais apareceu lá por casa. Esses dias papai perguntou por você e respondi naturalmente que nunca mais havia lhe visto. O “velho” pediu que lhe desse um abraço. Você está com boa aparência como vai a vida?

E você... achando que está pagando o maior mico da história ao não reconhecer quem demonstra tanta intimidade.

· Há é: Tudo bem. Como vai? Bem, na realidade devo lhe pedir desculpas. Não estou lembrando de você.

· Rapaz sou filho do “seu” Sebastião. Ali do km 62 da Br-364, logo após o novo aterro sanitário. Tá lembrando não? Tudo bem deixa pra lá. Mas me conta. Como está a família.

· Vai bem obrigado.

· Eu é que não estou nada bem. “Toim” lembra dele? . Há é... lembra não. É meu filho mais velho!. Inventou de subir numa árvore lá na colônia. Caiu e fraturou duas costelas e a clavícula. Rapaz, tá o maior sufoco.

· Poxa lamento muito. Ele está bem, fora de perigo?

· Graças a deus está bem. Está internado no Pronto Socorro e já está medicado. Pelo menos isso! Né não?

· É sim...

· Problema maior é Luizim... Esse menino, meu filho mais novo. Não tinha com quem o deixar e trouxe comigo. Está sem café da manhã até essa hora. Quero levar ele no Taquari. Na casa de uma tia para o “bixim” tomar café. O problema é que estou sem o dinheiro da passagem do ônibus. Pode me ajudar não?

· Claro, sem problema.

Você retira a carteira, libera uns dois reais ou mais se não tiver trocado. O cara lhe agradece em nome de deus e você segue em frente. Com a certeza que acabara de praticar uma boa ação para uma pessoa desconhecida que lhe confundiu com alguém. Mas e daí, foram apenas R$ 2 míseros reais...

Nada disse caro leitor. Você acaba de cair na lábia de um espertalhão que aplica o mesmo golpe dezenas de vezes por dia. Não dá pra saber ao certo quanto ele fatura com esse “trabalho” mas não estranhe se narrar esse diálogo para alguém e descobrir que mais de uma pessoa do seu conhecimento já tenha sido abordada pelo pobre produtor rural, com essa mesma conversa.

Melhor, é chamar a polícia!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Faz Sentido


Como funciona o mercado financeiro

Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada. Os aldeões, sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos animais.
O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria$20 por macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça. Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. Então, a oferta aumentou para $25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça, tal sua dificuldade. Aí, o homem anunciou que agora compraria cada macaco por $50! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos. Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões:
- Olhem, todos estes macacos que o homem comprou, estão nestas jaulas.Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50, cada.
Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente. Eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados.

Agora você entendeu como funciona o mercado financeiro?

(Acho que é daí que nasceu o termo "pagando mico"

domingo, 11 de janeiro de 2009

Desigualdade social

Máscara para esconder falta de caráter

Sociólogos e outros entendidos no assunto, culpam a desigualdade social como causa principal da prostituição. Pode ser um dos fatores sim, mais está longe, muito longe de ser a causa principal. E porque defendo essa tese nada convencional? Porque conheço a classe pobre e faço parte dela. Como parte integrante desta casta conheço centenas de pessoas pobres mas corretíssima. Trabalhadoras e honestas. Possuidoras de caráter de deixar muito ricaço no chinelo.
Moças lindas que trabalham com honestidade para ajudar a família e garantir os estudos. Procuram um lugar ao sol, sem se prostituirem.
Jovens, pobres e de caráter irretocáveis existem aos milhares. Isso desmistifica essa balela de desigualdade social como fator de tudo que é ruim. Ricos e pobres existem desde que o mundo existe. Prostituição existe em todas as classes sociais.
Quem é ruim e sofre de desvio de conduta se prostitui de qualquer geito, independente do dinheiro que possua. Se tudo que não presta fosse ocasionado pela desigualdade social esse País, povoado por uma imensa maioria de pobres, não seria habitável.
Quem não conhece uma “patricinha” prostituta que atire a primeira pedra.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cota de alerta


Porque não se combate a indústria da alagação?

Vivemos mais um drama com o eventual transbordamento do Rio Acre e a natural inundação de alguns bairros, entre eles: Santa Terezinha, Cidade Nova, Taquari, Baixada da Habitasa, Airton Sena e São Francisco.
Milhares de famílias sobrevivem a “indústria da alagação”, massageando o ego dos governantes da vez e chantageando o restante da população, chamada a socorrer as “vitimas da cheia”.
Já fiz incontáveis reportagens sobre o assunto. Elogiei quando o Poder Público retirou centenas de famílias das áreas de risco nos barrancos dos bairros Preventório e Dom Giocondo. Outras tantas reportagens criticando por não fiscalizarem o retorno das mesmas famílias retiradas.
Bairros com toda estrutura foram criados para acomodar as “vítimas da alagação”. Exemplo são os bairros: Jorge Lavocat, Tancredo Neves, Habitar Brasil, Esperança III... Os terrenos (ou casas) doados pelo poder público foram vendidos. Os moradores voltaram ao ponto de origem
Nos locais de alagação, todos os lotes desocupados antes, estão novamente servindo de “lar” para as mesmas famílias, formando um circulo vicioso sem fim. De quem é a culpa?
A Defesa Civil, eficiente em mobilizar parceiros públicos e privados em socorro às vitimas é omissa, inoperante em promover campanhas de esclarecimentos para que as áreas de riscos, não sejam reocupadas.
Os prefeitos, de olho espichado nos votos, se apressam em oferecer condições para as famílias permanecerem nessas áreas, oferecendo serviços públicos em locais que sabe, será levado pela correnteza. O Saerb leva água e a Eletroacre, com foco no faturamento, se apressa em estender rede de energia elétrica.
A Defesa Civil, composta em sua maioria por Bombeiros, acostumada em correr para apagar incêndios, age da mesma forma, demonstrando eficiência no socorro aos flagelados. Milhares de reais são jogados n’água.
Baixado o nível das águas, outros tantos milhões são gastos para desinfetar as casas alagadas. As famílias retornam as suas atividades até a próxima alagação. Estupidez sem limites.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

30 minutos para a concessão de aposentadorias?

Talvez no governo de Barak Obama. No Brasil são necessários pelo menos 30 dias na fila para ser atendido pela "moça do guichê" e olhem lá!
Para quem considera que o blogueiro aqui possa ser o "Zeca Pimenteira" que recorra ao prédio central do INSS em Rio Branco.
Eu mesmo já passei uma manhã inteira(tá bem, menos) das 9:hs às 13:30h para conseguir a senha do meu número no sistema. Era apenas uma informação.
Gente, voces não têm noção. Alí, quanto mais velho, mais´penalizado. Acham, que o velho tem maior resisitencia e paciência. Portanto não precisa de privilégios. Um horror.
Agora partem para essa enganação que tudo se resolverá em 30 minutos?
Por acaso, contrataram mais servidores para atender aquela muldidão que diariamete entopem as dependências do prédio?
Fico matutanto aqui com meus neurõnios. Se nos primeiros dias de janeiro inventaram uma mentira deste tamanho, o que não virá no DIA PRIMEIRO DE ABRIL...

Fernando Melo consegue os recursos
para reforma do centro poliesportivo


RIO BRANCO - A juventude que habita a Baixada da Sobral, especialmente aquela adepta do esporte, têm motivos de sobra para comemorar.
O Centro Poliesportivo Francisco Matias, localizado ao lado do Ginásio Coberto, irá receber uma reforma completa e mais um campo de futebol no tamanho oficial.
O recurso na ordem de R$ 1.125.986,08, já está à disposição da secretaria de Esportes e Turismo e foi canalizado de uma emenda individual do deputado federal Fernando Melo (PT/AC).

A informação é do secretário de Estado de Esporte, Turismo e Lazer – SETUL - Cassiano Figueira Marques de Oliveira.
Na manhã desta segunda-feira 5, ele explicou que a emenda já foi empenhada pelo Governo Federal através do Mistério dos Esportes para a Caixa Econômica Federal a favor do Governo do Estado do Acre.
“A Setul apresentou os projetos relacionados ao contrato. Estamos aguardando apenas a publicação do extrato do contrato para a licitação das obras, cujo inicio estão previstos para março deste ano”.

Cassiano disse ainda que R$ 975.000,00 mil são frutos de uma emenda do deputado federal Fernando Melo e R$ 150.986 são de contrapartida do Governo do Estado, totalizando os recursos supra mencionados.

Marques explicou que os recursos serão empregados em duas obras: “Revitalização do Centro Poliesportivo Francisco Matias e revitalização, reforma e cobertura da quadra de esportes do bairro Calafate.
No centro poliesportivo consta das principais obras a cobertura de uma quadra poliesportiva e reconstrução o seu piso utilizando um material de maior duração , a construção de um campo em tamanho oficial, um completo serviço de drenagem que vem apresentando problemas a cada chuva, recuperação de parte elétrica e demais espaços físicos existentes.

O secretário, finalizou agradecendo a iniciativa do parlamentar em nome dos 18 mil jovens que habitam a baixada Sobral e adjacências.

Fernando Melo disse que beneficiar o esporte do seu Estado é a realização de um sonho. Na condição de esportista (na juventude participou de inúmeras partidas de futebol em quadra ou em campo) sentiu falta de espaços mais adequados às práticas esportivas. “Poder me irmanar ao Governo do Estado, para concretizar a realização deste sonho, me deixa imensamente feliz e honrado”. (Assessoria Parlamentar)
Deputado leva campanha Amigos
do Peito para Plácido de Castro

O deputado federal Fernando Melo (PT-AC) está novamente em campanha. Ao contrário dos pleitos tradicionais a campanha agora é em favor da vida. Digna portanto, da compreensão, admiração e adesão de todos os cidadãos e cidadãs, independente das preferências políticas ou religiosas.
Em abril próximo entra em vigor a lei federal que garante exames de prevenção de câncer de mama, através da rede pública de saúde ou seus conveniados, a todas as mulheres com idade a partir de 40 anos.
No Acre existem instalados na rede pública de saúde, apenas dois mamógrafos. Devido funcionamento contínuo e ininterrupto, os equipamentos apresentam frequentes panes técnicas, estagnando temporariamente o atendimento já bastante deficitário.
Sensibilizado com o drama de centenas de mulheres acreanas, o parlamentar disponibilizou, através de suas emendas parlamentar individual ao Orçamento Geral da União para 2009, cerca de R$ 600 mil, objetivando à aquisição de mais quatro aparelhos de mamógrafos.
A ausência de pacientes de Cruzeiros do Sul, Feijó, Tarauacá, Brasiléia e Sena Madureira, onde os novos equipamentos serão instalados, deixará Rio Branco menos congestionado. “Com atendimento mais humano e eficiente. Não é o suficiente, mais vai melhorar muito”, avalia o deputado Fernando Melo.
Recursos de emendas parlamentar são liberados a partir do mês de outubro. Fernando Melo tenta juntar pelo menos 200 mil assinaturas em um documento “abaixo assinado” e apresentá-lo ao Ministério da Saúde. Objetiva sensibilizar o ministro a liberar os recursos o quanto antes e adequar o Estado às exigências da nova Lei

Campanha Amigos do Peito no Acre

Amigos, parentes e ex-pacientes de câncer de mama, instituíram no País uma campanha intitulada a “Amigos do Peito”, chamando à atenção das nossas mulheres, mães, irmãs e filhas, para a estatística desalentadora que aponta a morte de 60 mil mulheres anualmente no Brasil, vítimas de câncer de mama.
“Mortes evitadas se a doença fosse detectada precocemente através de exames preventivos”, opina o parlamentar.
Ele chamou para si a responsabilidade de erguer a campanha no Acre. Seus assessores estão nas ruas buscando as 200 mil assinaturas. Logradouros e pontos de maior concentração de pessoas, são alvo preferenciais. Material gráfico de esclarecimento fala dos objetivos da campanha.

Equipe vai à Plácido de Castro

A missão em Plácido de Castro no último final de semana, foi comprometida, em parte, devido a forte chuva ocorrida no período da tarde.
Ainda assim, foi possível fazer um chamamento através da rádio Oasis FM localizada do lado boliviano e deixar mensagem gravadas alertando a população para um banca de coleta permanente instalada no “Restaurante Carioca”, cujo proprietário aderiu de imediato a campanha.

Prefeito diz ser necessário implementar
ações e exames de alta complexidade

O prefeito de Plácido de Castro, Paulo Cezar Oliveira (Paulinho/PT) disse acreditar que aquisição dos equipamentos (uma Van para transporte de pacientes do município para a capital e os aparelhos de mamógrafos) através de emendas individuais do deputado Fernando Melo” vai melhorar a qualidade do atendimento de saúde especialmente para o tratamento fora de domicílio।
Sobre a coleta de assinatura para compra de mamógrafos, opinou: “Algumas especialidade que não se tem na atenção básica o atendimento de alta e baixa complexidade serão contemplados”.
Ponderou no entanto: “estamos apenas na fase inicial de um processo eu passar pela liberação dos recursos assinaturas de empenhos, aquisição, instalação e finalmente o início do atendimento”. Avaliou como positivo e parabenizou o deputado Fernando Melo pela iniciativa.

NR - Vale ressaltar que à aquisição da Van é uma ação reivindicada também pelo vereador Cezar do PT e é portanto o pagamento de uma promessa de campanha, honrada graças ao apoio que o vereador recebeu do deputado federal Fernando Melo.
Carioca enaltece iniciativa para combater câncer de mama

Proprietário do Restaurante Carioca e presidente da Associação Comercial de Plácido de Castro, Gilmar Pessoa de Queiroz “Carioca”, disse que tudo em prol do bem está e da saúde da população do município e positiva.
Disse que a campanha de coleta de assinatura para a compra dos aparelho de mamógrafos é um gestão muito bonito e demonstra a preocupação do deputado Fernando Melo para minimizar um dos grandes males que afetam as mulheres acreanas.