quinta-feira, 17 de maio de 2012

Incinerando drogas

Polícia Civil incinera mais de 150 kg de
drogas apreendidas pelo DRE e JECRIM

 Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 17/05/2012

 
A Segurança Pública – através da Secretaria de Polícia Civil mais de 150 kg de produtos entorpecentes (drogas) sendo em maior quantidade, a cocaína e maconha.
O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira 17, nos fornos da Cerâmica Isseracre, no Distrito Industrial com a presença de todo “staf” da Segurança Pública, tudo registrado pela mídia de Rio Branco.
O secretário de Polícia Civil Emilson de Farias disse à imprensa que a droga faz parte das apreensões realizadas pela Delegacia Especializada de Entorpecentes (D.R. E) e pelo Juízado Especial Criminal de Pequenas Causas – JECRIM. Neste caso, em pequenas quantidades apreendidas em poder de usuários.
O delegado titular da D.R.E Pedro Paulo, explicou que a droga incinerada faz parte de 130 inquéritos cujos processos já tramitaram em julgado. 
Na prática significa que a droga faz parte dos processos já julgados pela Justiça. O titular da DRE avalia que pelo menos outros 150 quilos já foram apreendidos este ano pela polícia civil e aguardam a liberação da justiça para que também sejam incineradas.
Secretário  acredita ser maior a quantidade
de drogas que circula no Estado
O secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner, disse que queima da droga representa uma simbologia do esforço das polícias em um trabalho integrado para retirar de circulação a droga e os traficantes. 
Reconheceu que é pouca em relação à droga que deve circular pelo Estado. Ainda assim, elogiou o trabalho da polícia, com as condições impostas por falta de recursos e material humano.

“Felizmente o nosso Governador tem olhado com muito carinha para este setor e já autorizou à abertura de concurso público para novos agentes de polícias civis e militares até o final deste ano”.
Cães adestrados serão armas
Poderosa contra traficantes
Após a solenidade de incineração das drogas, Reni Graebner foi ao quartel do Batalhão de Operações Especiais (BOP) verificar as obras de construção do Canil da Polícia Militar. Ao todo são vinte ambientes com todas as acomodações recomendadas para abrigar e adestrar os animais.
O secretário Reni Graebner reconhece a importância dos cães como ferramentas de abordagem e identificação de drogas camufladas em diferentes formas por traficantes e lembra que por ocasião das buscas pelos restos mortais de menino Fabrício, foi trazido animais do canil do Corpo de Bombeiros de Goiás para auxiliar nas buscas.
“O canil tem alto investimento financeiro plenamente justificável pela importância que os animais representam nas investigações policias”.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ação contra roubos

Segurança monta estratégia
para combater roubos na capital
Nonato de Souza
Sesp/Decom
Em 07/06/2012


Comandantes militares das regionais de Segurança Pública da capital se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 7, no gabinete do Secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner, para discutirem as estratégias de contensão da incidência de roubos  em determinados bairros.

Um mapa da situação montado a partir de dados catalogados por analistas criminais mostram onde, que dia da semana e horários  onde os roubos estão ocorrendo, bem como o perfil dos infratores.
Com o conhecimento destes dados, cada comandante de cada delegado, pode montar sua estratégia de ação para identificar e autuar  os deliquentes.

Graebner afirmou que a Segurança Pública trabalha com inteligência e a investigação qualificada. “Desta forma, baixamos os índices de criminalidade no ano passado. Este ano tivemos algumas dificuldades porque cancelamos algumas operações para nos unirmos a Equipe de Governo convocada para socorrer ás vítimas da alagação.
Agora que a situação dos desabrigados está sob controle, vamos acelerar  os procedimentos  para conter à ação dos  deliquentes”.
Audiência Pública em Sena Madureira reúne
comunidade para tratar de Segurança Pública

Nonato de Souza
SESP/ASCOM
Em 05/05/2012




Um dia após às autoridades em Segurança Pública promoverem uma reunião com judiciário, Ministério Público, delegados e comandantes militares, para tratar da Segurança Pública, a Câmara de Vereadores de Sena Madureira, - distante 145 km de Rio Branco – promoveu uma Audiência Pública para tratar do mesmo assunto.

A audiência aconteceu no Centro Cultural Maria Inês do Vale Anute, localizada no bairro do Bosque, com excelente participação da comunidade.

Entre as autoridades, o secretário de Segurança Pública Reni Graebneer, o comandante da Polícia Militar, coronel-PM José Anastácio dos Reis, o Secretário de Polícia Civil Emylson Farias, comandante militar regional Coronel Marcelo Antônio Vitor, promotora de Justiça Patrícia Paulo da Silva, delegado de polícia Antônio Aucestes, prefeito Nilson Areal e o Padre Paulino Baldassari. O Juiz Ednado Muniz, representando o judiciário não apareceu nem mandou representantes.

O comandante da PM de Sena Madureira major Moncoda, fez uma análise das ações desenvolvidas pela PM nos últimos quatro meses. Lamentou o esforço desperdiçado na detenção de delinqüentes, soltos horas após, por força de uma legislação condescendente e com inúmeros benefícios aos infratores.

A disputa pelo comando de pontos de venda de drogas entre duas gangs rivais em bairros diferentes, seriam responsáveis, na opinião do comando militar e delegados de polícia civil, pelos homicídios e queima de residências.

Ao final da audiência o Secretário de Segurança Reni Graebner, disse que a iniciativa da Câmara de Vereadores assim como da Prefeitura e demais instituições é fundamental lembrando que “todos tem a responsabilidade social de contribuir dentro das limitações de cada um, para conter a violência”. E voltou a lembrar que a segurança é de responsabilidade de todos.