domingo, 28 de agosto de 2011


Acre usará internet do Sipam para
ampliar segurança no interior Imprimir 
 Romerito Aquino (Brasília)  

 Governador Tião Viana solicita ao sistema rede de dados da internet para funcionamento pleno do Sigo

O diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Rogério Guedes Soares, assegurou ao governador Tião Viana a disponibilização de sua rede de dados da internet para que a Secretaria de Segurança Pública repasse informações policiais e judiciais aos órgãos de segurança localizados nos municípios do interior do Estado.
Com a disponibilidade de links de satélite do Sipam para acessar a internet, as Delegacias de Polícia e os batalhões da Polícia Militar dos municípios acreanos mais isolados vão poder acessar os dados disponibilizados pelo Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo) do Estado.
O Sigo é  o sistema de coleta, tratamento e convergência das informações das polícias Militar, Civil, Técnica e Científica, dos centros de atendimentos emergenciais, do Poder Judiciário e do aparato prisional. O sistema adota normas e práticas operacionais que mudam a maneira como são conduzidos os procedimentos, interligando-os e unificando-os de ponta a ponta.
Após ouvir do diretor do Sipam ampla explanação do papel do órgão como articulador, planejador e coordenador de ações globais de governo na Amazônia Legal com o fim de promover a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região, o governador Tião Viana agradeceu a ajuda do Sipam para colaborar com a segurança pública e o desenvolvimento do Estado.
“É um belíssimo trabalho que o Sipam executa em favor de nossa Amazônia. É um trabalho que usa a tecnologia do século 21 para controlar e combater o movimento que possa comprometer a segurança da vida amazônica, os seus recursos naturais e minerais e outras atividades que ameaçam a integridade da região, como o narcotráfico”, assinalou o governador, que estava acompanhado do deputado federal Taumaturgo Lima, do secretário de Segurança, Reni Graebner, e do coordenador do governo do Acre em Brasília, Carlos Rebello.
O diretor-geral da Sipam assinalou que a instituição “vai atuar de forma integrada e colaborativa com os governos dos Estados no combate ao desmatamento, ao narcotráfico e ao garimpo, além de colaborarmos para a regularização fundiária nos Estados”. O Sipamestá avaliando tecnicamente o pedido do Acre para definir a quantidade de antenas versáteis que serão usadas pela segurança do Estado para possibilitar o acesso dos municípios do interior à internet.
O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, destacou que o número de antenas versáteis ainda está sendo definido pelo órgão, “mas certamente a instituição vai nos ofertar uma boa quantidade de antenas para melhorar nossas comunicações com o interior”. “O nosso pedido foi especialmente para todos os municípios das regiões de fronteira do Estado. Dependemos da avaliação técnica o Sipam, que vai nos ajudar a impulsionar enormemente os avanços na segurança em todo o Estado”, assinalou Grabner.
Segundo o secretário de Segurança, o apoio do Sipam será de fundamental importância não só para a segurança pública, mas para todo o desenvolvimento do Estado, principalmente em seus municípios do interior, “onde nós não temos comunicações eficientes para transmissão de dados e o monitoramento de todas as situações que acontecem”, assinalou. 

Nenhum comentário: