sexta-feira, 29 de junho de 2012


Sena Madureira receberá ações de polícia
comunitária para combater criminalidade

Nonato Souza
Assessoria/ Sesp
28/06/2012


Autoridades definen as ações que serão adotadas para acabar com a criminalidade em Sena Madureira

Sena Madureira será cenário do primeiro Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, está convidando autoridades e a comunidade em geral para participar da solenidade da aula inaugural do curso no dia 2 de julho, às 8 horas, no Centro de Educação Permanente (Cedup).

Ações integradas de segurança pública visam restabelecer a tranquiliade em Sena Madureira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)A iniciativa faz parte do conjunto de ações voltadas para aquele município, onde, segundo o resultado do trabalho de analistas criminais da Sesp, está sendo identificado um repentino aumento nos índices de criminalidade. O estudo identifica local, horário, motivação do crime, arma usada para a prática do delito e o perfil social e criminal do infrator.

Como solução do problema, houve a necessidade de instalação de Bases Comunitárias de Segurança Móvel (BCSM) nos bairros Pista, Vitória e Cristo Libertador, regiões identificadas como recorrentes de ações de gangues e de traficantes e têm gerado sensação de insegurança no município.



A força policial atuará de forma integrada e ocupará as regiões críticas com policiais civis e também com militares do 8º Batalhão baseado em Sena Madureira. No máximo até agosto, receberá o reforço de cerca de 20 policiais militares que estão concluindo o curso de formação em Rio Branco.

O coordenador do Programa de Polícia Comunitária de Rio Branco, major Almir Lopes, da Polícia Militar, explicou que a ação integrada das polícias em Sena Madureira irá trabalhar com a mesma filosofia das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro e de outras nomenclaturas usadas por comandos militares do resto do país, dentro do conceito da Polícia Comunitária.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) já garantiu os recursos para aquisição de duas Bases Comunitárias de Segurança Móvel. Elas ficarão nos bairros escolhidos o tempo necessário ao restabelecimento da segurança.
O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, informou que a determinação do governador Tião Viana é resgatar a paz e garantir a segurança da comunidade de Sena Madureira. “Não vamos economizar esforços. O governador está garantindo toda a estrutura necessária ao desempenho dos nossos agentes de polícia. Sena voltará ao clima de tranqüilidade que sempre foi orgulho da população”, garantiu.

Nenhum comentário: