domingo, 17 de outubro de 2021

 PORQUE NOSSO PETRÓLEO É ATRELADO AO MERCADO INTERNACIONAL




Por curiosidade aventurei-me nos caminhos que levaram governo brasileiros, desde a época da criação da Petrobrás por Getúlio Vargas, as primeiras tentativas do governo militar Ernesto Geisel na busca de inserir a nossa companhia de petróleo no Mercado Internacional.

Pelo que  meu conhecimento rudimentar sobre o assunto pode entender, a Petrobras havia ficado grande demais  para o mercado brasileiro e precisava expandir seu crescimento dado o interesse de vários países em contar  com a tecnologia brasileira de explorar petróleo em áreas de grande profundidade. Isso naturalmente é apenas um entre os muitos interesses da companhia para entrar no clube das grandes empresas mundiais a explorar petróleo, especialmente após a descobertas da tecnologia para a exploração do Pré –Sal.

Hoje também por curiosidade, assistir um vídeo, destes que são exibidos as centenas pelo face book, sobre o Lula falando em alto e bom tom, que a Câmara, o Senado e STF perseguiam o Bolsonaro e não deixavam ele governar. 

Mas pra frente, no mesmo vídeo o bom velhinho aconselha os eleitores escolherem nas próximas eleições, um candidato que fosse simpático aos olhos do Congresso e do Judiciário. Adivinhem quem seria esse candidato? Deixa pra lá porque o assunto aqui é outro.

Bem entre as muitas perguntas que teve que responder estava os preços atuais do petróleo e seus derivados. Numa das respostas a que me chamou atenção foi;

“Nós somos autossuficientes em petróleo e não vejo razão nenhuma para que nosso petróleo, esteja atrelado ao mercado internacional. Para mim, continua, o único interesse é atender os investidores americanos”. 

Pois não é que depois de tantas rusgas com o velho molusco chego a conclusão que em parte ele tem razão sobre esse assunto. A Petrobrás 

Nenhum comentário: