segunda-feira, 30 de maio de 2011

DESMATAMENTOS

Pare de derrubar pau, ou desapareça junto com o planeta
 
No Brasil dos Sarney’s e das bravatas para inglês vê, defensores das florestas são assassinados por madeireiros insatisfeitos com a intromissão de terceiros em seus interesses financeiros. A polícia busca dar satisfação publica e se apressa em prender os assassinos. Aí vem a JUSTIÇA, cheia de ginga, aleijões e gargalos.
Por falta de uma vírgula em 50 quilos de papais transformados em inquéritos, manda o criminoso para as ruas, alegando “falha” técnica.
Agora bem recente, casal de agricultores paraenses que vinha gritando ao mundo que estava ameaçado de morte, foi emboscado e assassinado. Aqui mesmo por estas plagas, anda que em dimensão infinitamente menor já que a causa era fisiológica, o sindicalista Chico Mendes também foi assinado e ainda no Pará, uma freira foi barbaramente assassinada por defender a floresta.
Infelizmente para muitas pessoas, toda essa badação sobre floresta é frescura de ecologista. E, confesso, por muito tempo, também pensei assim. As agressões continuas ao meio ambiente, já nos deram milhões de provas que estávamos errados.
Se o leitor ainda não está totalmente convencido sobre a importância de preservar nossas florestas veja ai a matéria sobre um grande lago de água doce na China, praticamente desaparecido.

 Maior lago de água doce da China está
desaparecendo por causa da seca

Leito virou planície de barro; não há previsão de chuva nos próximos dias
 

O maior lago chinês, Poyang, está seco; bacia abastece cerca de 400 milhões de pessoas

O lago Poyang, o maior de água doce na China, perdeu quase 90% de seu volume em conseqüência da seca que castiga a bacia do Yangtze, informou nesta segunda-feira (30) o jornal South China Morning Post. 
 Grande parte do leito do lago é, atualmente, uma planície de barro, o que coloca em uma crítica situação as pessoas que moram em volta e dependem do Poyang para sobreviver. 
 A seca afeta uma bacia na qual vivem 400 milhões de pessoas, quase um terço da população chinesa, e a situação é especialmente dramática nas províncias do curso médio e baixo do rio (Anhui, Hunan, Jiangxi, Zhejiang e Jiangsu), onde as chuvas este ano foram entre 40% e 50% menores do que o normal.
 Segundo a imprensa oficial, o lago tem atualmente 0,74 milhão de km³ de volume, 87% menos do que o habitual, já que em épocas úmidas o lago pode ter até 25 milhões de km³ de água.
 O segundo maior lago do país, o Dongting (também na bacia do Yangtze) está parcialmente seco, e sua área atual (cerca de 900 km²) é menos da metade da superfície habitual, segundo especialistas.
 De acordo com o Escritório Estatal de Controle de Inundações e Secas, a situação afeta diretamente 3,29 milhões de pessoas e 6,96 milhões de hectares de campos de cultivo, equivalentes a 5% das terras cultiváveis no país. Por este motivo, o Centro Meteorológico Nacional declarou "alerta amarelo", já que nos próximos dias não estão previstas grandes precipitações na área afetada.

Nenhum comentário: