sábado, 18 de abril de 2015

Vergonha:

Único aparelho de radio terapia do Acre está quebrado desde janeiro 

Equipe da Argentina é esperada para fazer reparo desde o inicio do ano. Estimativa é que 40 pacientes estejam sem atendimento no estado.


Qualquer um sabe o quanto é difícil conseguir vagas em hospitais fora do Estado, assim como a concessão de passagens aéreas para atendimento  fora do domicilio.   Há casos de pacientes que estão meses na fila de espera. 

Até antes do Governo do Estado implantar o Hospital do Câncer, em Rio Branco, muitos pacientes  eram condicionados a viajar duas vezes por semana para atendimento em Porto Velho  para tratamento de químio e amodiálise.

A construção do Hospital foi um grande avanço  no setor de saúde e isso é inegável.  No entanto é sabido também que  há muita falha quando se contrata uma empresa de fora para prestar assistência técnica   em aparelho  de suma importância como o  de Rádio Terapia.

Não se pode ficar  refém de técnico  pagos pelo Estado para virem arrumar o parelho quando tiverem tempo  e disposição. É o único aparelho existente no Acre e está a espera de manutenção ha quatro meses.  Uma irresponsabilidade dos gestores, do secretário de saúde, do Governo do Estado e do Ministério Público. 

Cinicamente o secretário de Saúde Armando Melo garante que os pacientes estão sendo atendidos pelo Tratamento Fora do Domicilio (TFD) e que uma equipe de técnicos da Argentina está sendo esperada em Rio branco  para providenciar a manutenção do aparelho.

Será que os argentinos estão vindo de bicicletas, de a pé, ou de carroça?


O assunto é gravíssimo e era para ter sido resolvido ontem. Não há o que esperar. Tivesse parentes próximo do secretário de Armando Melo e ou do seu chefe dele esperando por esses tipo de atendimento, estaria ele  com toda essa paciência. Parentes de pacientes  que venham a óbito por falta de atendimento,  devem acionar esse cidadão na Justiça. 

Nenhum comentário: