quarta-feira, 10 de junho de 2009

Jutiça!!!!

“QUE A JUSTIÇA SEJA CEGA...AMÉM”

Por Salomão Matos

Observando os acontecimentos dos últimos dias e as ações da Corte Maior do Estado, de como os poderes se protegem, na forma “um bate e outro assopra” vejo que hoje, a justiça brasileira passa por um retrocesso histórico. E na verdade uma volta ao passado quando na existência do estado de natureza e a insensatez humana, no mais exato sentido literal da palavra.

A impressão que fica, é que as leis, ao contrário da venda que cerra os olhos da "estátua representada", só enxerga quem quer.

A existência desse corporativismo mútuo entre os pares coloca o pobre, o povo, que de fato trabalha e paga os impostos e servi-los. É a maquiagem perfeita para o funcionamento de um sistema demagogo que oprimi e engana a base de pão e circo no meio de um estado falido.

Esse povo... acaba servindo apenas como bode expiatório, massa de manobra e bucha de canhão, nas mãos de homens que em nome da democracia tem como principal bandeira, as vestes da ganância e da intolerância com os que os colocaram no domínio.

Relembrando os tempos da faculdade, de como a política , a ética e as leis eram discutidas , me vem a mente o genial - Thomas Hobbes - que em seu célebre livro [LEVIATÃ], descreve com perfeição a criação dos princípios e fundamentos das leis , hoje fadadas ao esquecimento. As mesmas leis que deveriam proteger de forma igualitária, sem distinção de raça, condição social ou cores partidárias e agremiações.

Penso fosse vivo, Hobbes, com certeza estaria com uma taça cheia de cicuta na mão direita a ponto de se embriagar para a morte, a ver no que se tornara a sua máxima obra.

Ou mesmo, como diria Ariano Suassuna no livro, O Auto da Compadecida: “se Jesus soubesse da canalhice que isso tudo iria se transformar, á época, teria sacudido aquela cruz das costas e teria fugido pra morrer em paz”.

Em nome de Deus ôh pátria amada Brasil!!!

“Adoremos na estrela altaneira, o mais belo e o melhor dos faróis” AMÉM!!!

* Salomão é produtor de Jornalismo TV ACRE. (Emissora da Rede Amazônica de Televisão, afiliada TV Globo).

salomao.matos@gmail.com

Nenhum comentário: