quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O rio secou. A ponte não saiu.

Acre pode ficar isolado por terra, do resto do mundo



Certa feita conversando com um geólogo aqui mesmo da “Placilândia” este me disse. “Olha meu amigo, se nada for feito para reverter à situação, no máximo em 20 anos o rio Acre deixará de existir. É preciso que nossas autoridades busquem com a máxima urgência, alternativas de captação de água para abastecer a cidade. Do contrário, vamos enfrentar dificuldades insanáveis”.
Eu sempre vi ambientalistas com reservas. Via aqueles militantes do “Gree-Pice” combatendo a caça as baléias como um bando de porra louca endinheirados, em busca de diversão. Ecologistas para mim, eram aleinados ou no mínimo, críticos de arte contemporânea que não diz coisa com coisa, mais todos balançam a cabeça como se estivesse entendendo o que ele diz.

Ao ouvir meu amigo geólogo falando sobre o fim do Rio Acre,  nó máximo em 20 anos, pensei! Deve tá noiado, doidim. Surtou!.. Essa conversa aconteceu em 1998. Fazem exatos 12 anos e muitas partes do rio já alcança menos de um metro. Será que nosso filão d’água AGUENTA mais oito anos??

E se a previsão apocalíptica se confirmar, vamos viver de que? De um aqüífero existente no segundo distrito contaminado com dejetos na UPA que a justiça permitiu a construção após haver embargado?

O fato é que estamos todos no mesmo barco. A água subindo e ninguém se preocupando em tapar o buraco ou pelo menos, retirar parte da água. Resultado, vamos naufragar. Escafeder-se! Igual ao Titanic. E duvido que vá existir sobrevivente para narrar à história.

To alarmado, apavorado. No maior pânico. Se querem saber! Tou plantando terror mesmo.  Quero que todos vejam as fotos aê de cima e saibam todos quanto virem ou delas tiverem conhecimento, que a ilha “apareceu” no leito navegável da balsa que cruza o Rio Madeira e Abunã entre Porto Velho e Rio Branco. Nem os moradores mais pessimistas admitem ter imaginado vê uma sena semelhante. O rio acabou. Virou sertão. Praia.

Se não chover e o inverno demorar, ficaremos isolados por terra porque os lobistas de Rondônia nunca permitiram a construção da ponte unindo os dois estados. Agora é rezar. Cruzar os dedos, encher os pulmões e gritar. SOCOOORRRRO!

Nenhum comentário: