quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Deixem os isolados em paz


Os índios que mendigam nas praças
hoje, já foram isolados ontem




Os índios isolados descobertos por indigenistas e pesquisadores da Funai, no Acre, estão em maus lençois. Desde que foram vistos pela primeira vez não teem mais paz.

Agora importantes organizações como essa Survival dão amplo destaque de capa em suas páginas na internet, retirando de vez a pouca privacidade desde povo. Moradores ha séculos dos centros mais ermos e na imensidão da matas, na região da fronteira entre Acre e Peru, os isolados nunca pediram ajuda de ninguém. Vivem conformes seus costumes e tradições.

No Oriente Médio (o Afeganistão é um exemplo) as mulheres usam as malditas Burcas. Uma indumentária que só deixa a descoberto os olhos e ainda assim protegido por um grosso véu.

Em uma comunidade de um pais asiático, mulheres usam uma espécie de braçadeira no pescoço que os alonga (são chamadas de mulheres girafas), formando uma figura grotesca e na China, regiões existem em que as mulheres usam sapatos em números não pequenos que deformam seus pés. São costumes estranhos para nós, mais cultuado e respeitado por eles. Porque querem mudar o costume dos índios?

Agora há um batalhão de hipócritas dizendo que os índios isolados estão com seus direitos desrespeitados. Que os governos precisam ampará-los. Gente! Deixem os índios em paz. Os Ianawás, jaminawas, yanomami e outras etnias que mendigam pelos centros urbanos hoje, já foram isolados ontem, Lhes tiraram a privacidade e a dignidade. Vivem mendigando pela caridade alheia, sendo humilhados.

A Survival e outras ONGs estão fazendo uma campanha há anos para que o governo peruano aja de forma decisiva para impedir a invasão, mas pouco tem sido feito.

No ano passado, uma organização dos EUA, Upper Amazon Conservancy, realizou o último de vários sobrevôos do lado do Peru, revelando mais evidências de extração ilegal de madeira em uma área protegida.

Marcos Apurinã, coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, COIAB, disse hoje, ‘É necessário reafirmar que esses povos existem e para isso apoiamos a divulgação de imagens que comprovam estes fatos. Esses povos têm tido seus direitos mais elementares, sobretudo à vida, ignorados... Portanto devemos protegê-los’.

O renomado líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, disse hoje, ‘Tem que cuidar e proteger o lugar onde os índios moram, pescam, caçam e plantam. Por isso é útil mostrar as imagens dos isolados, para o mundo inteiro saber que eles estão lá na floresta deles e que as autoridades devem respeitar o direito deles de morar lá’.



Nenhum comentário: