segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A saúde do nosso povo

Melhorou  sim, mas precisa melhorar mais

A dengue não quer me largar. A unica explicação é o fato de eu ser sangue bom. Afinal, quem quer se desfazer do que é bom, não é mesmo? E foi através da "maledita dengue" que pude constatar  a realidade no setor de atendimento a saúde  pública.

Claro que, se formos usar a situação atual há de dez anos, como referência, nem dá para comparar.
Como jornalista testemunhei  casos de ratos atacando pacientes dentro das enfermarias. Eram tantas às imundices que ainda sinto nojo ao lembrar.

Se apresse governador

Só agora entendo o que Tião Viana quer dizer, quando afirma que a primera etapa de investimentos na  estrutura  da saúde foi concluída e no seu Governo,  iria tratar de humanizar o setor. Se avexe excelência.
Dê algumas incertas para conferir. Se as informações que lhe chegam, conferem com o tratamento, atendimento e respeito que a população está recebendo.

Eu pude comprovar,  durante as três semanas que passei a maior parte do tempo entre a UpaTucumã  e Upa do 2º Distrito. Nenhuma crítica contra a estrutura, comodidade, modernidade, limpeza e aparelhamento.
Em compensação, pouco ou nada mudou  - entre a época dos ratos vorazes -  em relação ao atedimento aos pacientes. Enfermarias ficam entregues as "moscas"  na hora do lanche  do pessoal da casa.Comentei com "seu" Rodrigues, meu vizinho de leito:

- É lamentável que após tantos investimentos e tantas atenções  ao setor de saúde, a população ainda consiga sair insatisfeita com o atendimento.
Auxiliares, técnicos, enfermeiros e médicos continuam acreditando está prestando  favores aos pacientes. Penoso, vê pacientes gritando "Por favor alguém  aqui. O soro acabou"! Ninguém aparece.. O sangue  lhes sai das veias  tingindo a mangueirinha de vermelho.

Sem diferença

Na Upa do 2º Distrito em algums momentos, a necessidade de leitos no setor  masculino, condiciona à acomodação do homem  no setor das mulheres. Lógico que se entende o caso de excessão, não tivesse se transformado em regra.
Assim, enfermarias e banheiros de homens e mulheres são compartilhados. É visível o constrangimento de mulheres no  banheiro e o paciente homem na porta aguardando a vez. Não existe privacidade para ninguém. Culpa do Governo?
A situação fugiu ao controle por que estamos vivendo uma epidemia? Ou seria falha de gestão. De  diretores de postos e centros? Porque não se transfere o homem da enfermaria feminina tão logo abra vaga  na enfermaria dos  homens e virce versa. Porque pacientes com  dengue  ficam na cama ao lado de pacientes portadores de doenças infecto contagiosas  como  a tuberculose se no hospital existe o setor de isolamento?
Culpa do govenro?
Logo vai aparecer um palhaço (a) para dizer "p.q.p... esse cara  trabalha e faz oposição ao Governo ao mesmo tempo. De que lado ele está afinal?  Ai  me encarrego de responder ao palhaço:  "Não fosse por pessoas preocupadas com o sucesso da equipe em levar informações confiáveias ao governador, como ele ficaria sabendo essas verdades? 
O puxa saco, vai ao governador dizer que  os indíces são  satisfatórios.  A dengue está sendo controlada. As infestações caíram mais que a metade e "toda estrutura criada e montada para atender os pacientes de dengue, tá funcionando bunitin..."
O governador  fica feliz, vai a TV e passa essa informação ao mesmo paciente que acabou de chegar  de um centro de saude sem ser atendido.
Porque o médico não apareceu. Porque não pegou ficha. Porque as senhas haviam acabado. Porque o resultado do exame que tinha máxima urgência de levar ao médico, para finalmente ser medicado, foi agendado  para a 2ª quinzena de março. 
Esse telespectador fica revoltado. Considera  uma agressão o que acabou de ouvir...Levanta e desliga a TV, convicto que acabou de ouvir uma grande mentira.
Ai pergunto: Para esse cidadão, o autor da mentira foi o puxa saco que induziu o governador a esse vexame? Qual a imagem que ficou arranhada e maculada. Foi a do puxa saco ou do governador?
Portanto,  senhor puxa saco, quem é mais governo. O colaborador que lhe abre os olhos ou o que lhe põe a venda? 

Sou governo sim. Sou eleitor do PT sim. As vezes tenho orgulho e as vezes tenho vergonha. Partido político é como time de futebol. Nos traz alegrias pela vitória e tristeza pela derrota. Não há torcedor que queira vê seu time perdendo.
Não vou permitir que meu time  perca o jogo,  só porque um "bandeirinha mequetrefe" induziu o juiz a validar um gol que não existiu.
Se preciso for, invado o campo, agrido o bandeirinha e posso até ser  expulso da torcida organizada. Não vou é soltar rojões, com a derrota do meu time.

Nenhum comentário: