quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Segurança Pública busca parcerias
para combater Violência Doméstica
Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 26/10/2011
 A reunião busca envolver a sociedade organizada na luta de combate a Violência Domestica

Na tarde de ontem, homens de mulheres, representantes dos poderes públicos e governamentais, do Ministério Público e do Judiciário, estiveram reunidos no auditório da Cooperativa dos Trabalhadores em Serviços Gerais – COOPSERGE, localizado na Rua do Divisor, no bairro Jardim Eldorado.
O convite para a reunião partiu da Secretaria de Segurança Pública (SESP) por intermédio do Ten-Cel. PM – Paladino e da delegada de Polícia Civil, Maria Lúcia Jacud.
Os dois são responsáveis pela segurança pública da 5ª Regional de Segurança Pública, formada pelos bairros São Francisco, Eldorado, Chico Mendes e mais 20 outras comunidades.
A 5ª Regional ocupa a desconfortável posição de segundo lugar entre as regionais com maior índices de agressão contra as mulheres e a Violência Doméstica.
Essa situação compromete o sucesso do Plano de Metas da 5ª Regional, ainda que outros indicadores como homicídios, tentativa de homicídios e roubos tenham caído significativamente. O militar e a delega buscam alternativas de reduzir essas ocorrências, buscando parcerias e envolvendo a sociedade na busca de soluções.
A violência doméstica não ocorre em vias públicas. Há muito se quebrou o paradigma que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”.  Além do amparo constitucional do Art.144. - “A Segurança Pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos”...,
A capacitação das mulheres através de curso profissionalizantes é uma das alternativas propostas durante a reunião. A geração de renda, retirando-as da total dependência do marido é visualizador de nova realidade que possa baixar os índices de violência doméstica
Entre o público presente, O secretário se Segurança Pública Ildor Reni Graebner, o diretor de operações da SESP, Alberto da Paixão, diretora de planejamento estratégico da SESP Francisca Antônia de Oliveira (Beth) e a juíza de Direito da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Olívia Maria Alves de Oliveira.
A juíza trouxe para reunião dados de uma pesquisa realizada pela vara da qual é titular, entre 2008 a 2010 traz os seguintes dados:
Por região e de forma inexplicável, o bairro campeão de violência doméstica era o Seis de Agosto. Essa violência migrou para o bairro Montanhez e depois para o Taquari. Até 30 de setembro deste ano, eram 15.740 inquéritos.
Desse total 5.835 já foram arquivado e outros 8.878 estão em andamento. Para a magistrada, uma das principais causas da violência é a recusa da separação por uma das partes.
A motivação é geralmente por álcool e drogas. As vitimas estão na faixa etária de 20 a 40 anos e ao procurarem a polícia já sofreram no mínimo, quatro agressões e o mais alarmante ainda. Só 40 por cento das vitimas, procuram a polícia para denunciar o agressor.

Nenhum comentário: