quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Evo Morales quer reduzir subsídio dos combustiveis

O subsídio vai custar mais
de US $ 700 milhões em 2012
Do Jornal El Dia

O Presidente Evo Morales disse que convocará um "diálogo nacional" para considerar a redução do subsídio ao preço do combustível. A idéia foi rejeitada por alguns setores, mas aceites por outros. Os analistas estão chamando para um estudo sério do tópico.
Quarta-feira, 2 de novembro de 2011 - Presidente Evo Morales anunciou ontem a chamada para um "diálogo nacional" com "setores sociais", em Dezembro deste ano, com o objectivo de analisar a redução do subsídio ao combustível e, portanto, para igualar os preços da gasolina e do gasóleo para os valores do mercado internacional.
Representante será sobre a mesa de discussão a suspensão da concessão, 10 meses depois (26 de Dezembro), para tentar uma estabilização dos preços dos combustíveis, 73 por cento na gasolina e gasóleo de 80% ou diesel, através de decreto lembrado 748 Supremo.
O que aconteceu depois foi uma onda de protestos e descontentamento popular, que obrigou Morales para voltar para a extensão e cancelar o aumento.
COB. Neste contexto, a Central Obrera Boliviana (COB), através do líder Silverio Paucara, anunciou que ele irá reunir a seu lado para uma reunião social de natureza extraordinária para se tornar parceiro dos sindicatos e organizações sociais para o governo. Com esta iniciativa, destina-se também procurar a unidade das organizações porque este último tempo, disse ele, tem visto com preocupação uma divisão em setores como o nacional Conselho de Ayllus de Qollasuyu (Conamaq) e a Confederação dos povos indígenas da Bolívia (Cidob).
Esclarecimento. Antes o somatório das demonstrações gravadas durante o dia de ontem, o Ministro da comunicação, Ivan Canelas, saiu para refutar qualquer hipótese de "gasolinaço", que tinha começado a tomar como uma possibilidade para Dezembro deste ano.
Grant. O estado subsidia connosco 600 milhões de dólares por ano, e estima-se que em 2012 esse montante deve ser aumentado para us $ 700 milhões. Ou seja, cerca de 4% do produto interno bruto (PIB), estimado nos US $ 19 bilhões.
Crônica de um debate anunciada
"Mais cedo ou mais tarde aumentar os preços porque a subvenção é insustentável," alertaram vice-presidente após o cancelamento de 748 o decreto.
Anúncio tão temido -  Conciliadores camponeses. Pelo lado da Federação de camponeses de Santa Cruz, nunca Justiniano, ele afirmou que eles sabem a necessidade de debate uma subvenção que cada vez mais tende a aumentar. "Tem diálogo". "Como em realidade, tinha feito durante o primeiro decreto publicado ano passado", disse ele.
Trabalhadores em alerta. O executivo dos trabalhadores na construção, Feliciano Carrillo, disse que, se a idéia é aumentar o custo do combustível, a resposta será um categórico não. "Gasolinaço e nivelamento, como você deseja chamar é o mesmo," apontou, tempo de lembrar o que era o mesmo governo que permitiu a renda de cerca de 100.000 novo motor.
Vizinhos ouvem. O líder das câmaras de vizinhança, Pedro Zabala, indicou que eles primeiro vão esperar para saber o tipo de ação que destina-se a adoptar antes de fazer uma determinação. No entanto, ele disse que, se o posicionamento é forçado, as mobilizações não vão esperar. "Queremos ouvir primeiro e, em seguida, faremos nossa determinação", disse ele.
As transportadoras sugerem em espera. Por sua vez, o líder dos transportadores, Mario Guerrero, indicou que um "nivelamento", seria imprudente num momento em que a maioria dos ônibus Opera motores diesel. Ele disse que devemos esperar a consolidação da mudança na matriz energética que já estão trabalhando com o Ministério de hidrocarbonetos.

Nenhum comentário: