terça-feira, 14 de julho de 2009

Combatendo drogas



Mário Elder usa trincheira isolada


na batalha desigual contra drogas


Raramente faço uso do blog para elogiar alguém. Não que eu seja um critico radical. Que não consiga encontrar algo de bom para ser elogiado.
Pelo contrário. Apenas avalio que ao abrir espaço para os elogios, fico exposto a cobranças e inimizades dos diletos amigos que por algum motivo, deixe de elogiar.
Após toda programação da Semana Nacional Anti drogas, considero uma injustiça não elogiar o trabalho do professor Mário Elder a frente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen – Acre).
Esta semana estive conversando informalmente com um professor da rede municipal de Capixaba. Disse-me que um curso básico de aproximação ao usuário de entorpecentes ministrado pelo professor Mário Elder, tinha lhe aberto portas antes intransponível.
Entre seus alunos havia um usuário de drogas. Ele (o professor de Capixaba) tinha até medo que o aluno descobrisse que ele sabia de sua dependência, e de alguma forma pensasse em represália. Pura neura...
Após o curso, ele teve mais confiança e conversou com o aluno. Não sabe se a conversa tenha contribuído para que o aluno deixasse o vício, mais pelo menos, passou a vê-lo sob outro olhar e não mais como uma ameaça física, como antes.
Elder é um abnegado pela causa de combate as drogas. Tivesse o apoio merecido, a realidade das drogas pelo menos em Rio Branco, seria bem diferente.
Tem um “encanto” pelo programa de proteção as drogas entre jovens (o Proerd). É um verdadeiro mestre PHD, quando o assunto é Redução de Danos que por ignorância, tantas pessoas criticam.
Gasta boa parte de seu tempo tentando implantar a cultura da Paz. Do tratamento e não discriminação ao usuário. Defende que o usuário precisa de medico e não de cadeia.
Tem informações preciosas de como os pais possam descobrir precocimente se os filhos estão fazendo uso de drogas. Coisas simples, não tratado com à atenção devida pelas autoridades. Que poderia fazer bem mais que simples promessas para controlar essa chaga social que é o uso de entorpecentes.
Por tudo que tem feito de bom a centenas de famílias acreanas, que Deus abençoe o Mário Alder. E que prazeroso tê-lo orgulhosamente em minha lista de amigos diletos e... amados.

Um comentário:

Anônimo disse...

natinho, parabéns pelo reconhecimento, tive o privilegio de conhecer o mario e me encantei. homem religioso e comprometido com as causas sociais e principalmente com nossos jovens que vivem no mundo da droga, realmente merece toda nossa admiração, respeito e homenagem. Parabéns mario pelo brilhante trabalho incansavél ao qual vem desenvolvento.

sua admiradora
fátima maia