terça-feira, 7 de julho de 2009

A flatulência da terra

Milhares de foliões pularam sobre Brasiléia três noites seguidas

O fenômeno foi registrado em Brasiléia após o Carnavale

Milhares de pessoas estiveram em Brasiléia participando do Carnavale. Segundo o que foi passado a população, não houve registro de violência. Isso não significa porém que tal violência não ocorreu se for levado em consideração, que milhares de pessoas pulando juntas sobre um mesmo lugar, não seja considerado violência.
Pelo menos contra o eco sistema. Verdade ou mito? O certo é que após o tal Carnavale a terra tremeu seguindo-se um barulho “estranho”.
Logo foram chamados especialistas em geofísica.
No Acre o mais renomado especialista no assunto, é o professor Claudemir Mesquita, geógrafo há 25 anos e especialista em planejamento e uso de bacias hidrográficas. Mesquita esteve na RESEX Santa Quitéria (onde foi registrado o fenômeno) há três anos, fazendo estudos e analisando o assunto.
Segundo o pesquisador, o que ocorre naquela comunidade é produzido por uma “zona de escape do fenômeno de dispersão das placas tectônicas Sul-Americana e Nazca, Garante o professor que isso ocorre quando ambas entram em choque numa profundidade de até 8 km no centro da terra”.

Claudemir Mesquita, explica que a placa Nazca do México fica localizada em baixo da Sul-Americana. Uma das funções de Nazca é a elevação da Cordilheira do Andes. Quando as duas placas se movimentam produzem gases denominados de ondas sismológicas que precisam de um escape. “Para se ter uma idéia nessa comunidade existem cerca de 75 ladeiras que foram produzidas por essas ondas que ocorrem no interior da terra e, não pela mão do homem”, diz Claudemir. Ponto.

O colega de trabalho Gabriel Carvalho, (nas horas vagas é filósofo, consultor e doutor em assuntos aleatórios), deu uma segunda versão, digamos bem mais didática.
“O que aconteceu foi o acumulo de muita gente pulando sobre o solo de Brasiléia devido o carnavale. A terra “inchou” por que sofreu de “prisão de ventre” e o estrondo que se ouviu foi na realidade, uma flatulência da terra. Já o tremor, (de acordo com a mesma fonte) foi devido o esforço platônico, da própria terra, para expelir toneladas de gases.

Nenhum comentário: