quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Mundo Gira

Os tsunami's arrastam crise econômica,
acidente com Airbus e a morte de Michael Jackson


Até antes do desaparecimento do Airbus A330 da Air France, a imprensa do mundo inteiro dedicava generosos espaços para falar da crise econômica que havia se alastrado a partir dos Estados Unidos e chegado à ameaçar o desenvolvimento de países emergentes, como o Brasil por exemplo.
Em qualquer canal de televisão o assunto era destaque principal. Não se falava em outra coisa. As pessoas ficaram sugestionadas à acreditar que a crise era responsável até pela falta ou excesso de chuva.
Mas o avião francês despencou das alturas matando 232 pessoas de 24 nacionalidades e a crise foi deixada para trás na escala de importância, com se nunca tivesse existido.
Uma operação gigantesca foi montada pela Marinha e Aeronáutica Brasileira para tentar descobrir o paradeiro do avião e resgatar vítimas. Foram semanas ocupando os canais de TV. Imagens de aviões decolando do aeroporto de Fernando de Noronha e de fragatas em operação no Atlântico, resgatando corpos e destroços da aeronave. Era a coqueluche dos noticiários. Até que o cantor Michel Jackson morreu.
Local de enterro, guarda dos filhos, testamento. Depoimentos e resultado da necropsia ocuparam os espaços da mídia até que um outro assunto relevante, a “Gripe Suína” surgiu no México e chegou ao Brasil fazendo pelo menos, duas vitimas fatais.
É sempre assim, o mundo gira e com ele, o interesse dos empresários da informação. Na esfera seringueira é a pasmaceira de sempre. Na falta de assunto mais relevante qualquer acontecimento serve para se promover um “carnaval fora de época”.

Nenhum comentário: