quinta-feira, 17 de abril de 2008

EMPRESÁRIOS ACREANOS SUBUTILIZAM OS
CADASTROS DE TRABALHADORES DO SINE


O avanço da tecnologia e a globalização da informação não conseguem garantir uma visualização mínina satisfatória, através da ótica empresarial, sobre a real importância do Sistema Nacional de Emprego, o SINE no Acre.

A instituição foi criada em 08 de outubro de 1975 - estando, portanto com 33 anos - através do decreto presidencial n.º 76.403, com coordenação e supervisão do Ministério do Trabalho, através da Secretaria Nacional de Políticas de Emprego e Salário.

A criação do SINE foi fundamentada na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, e ratificada pelo Brasil.
A coordenação e supervisão pelo Ministério do Trabalho criaram no seio da classe empresarial – notadamente entre os menos esclarecidos - a falsa idéia que a instituição SINE, atua como um braço do Ministério do Trabalho na fiscalização da correta aplicação das Leis Trabalhistas, com severas punições para os transgressores. Isso explica o distanciamento entre o empregador e o órgão que poderia suprir suas necessidades de mão de obra (SINE), com pessoas referenciadas e qualificadas.

“Esse desconhecimento é a única justificativa para o número insignificante de empresas cadastradas no SINE, hoje em torno de 130 empresas”, afirma a coordenadora estadual do SINE, Jorgiane Ferreira Moura.

A principal finalidade do SINE é promover a intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o País (postos de atendimento). Além de desenvolver uma série de ações relacionadas ao sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.
Preocupado com a subutilização do banco de dados do SINE e o baixo índice de colocação de mão de obra no mercado de trabalho através daquela instituição, o Governo do Estado do Acre fez aprovar um projeto de lei de sua autoria (Lei nº 1.547 de 29 de janeiro de 2004), dispondo sobre políticas públicas de intermediação de mão de obra, estabelecendo que: “as empresas contratadas pelo Estado do Acre para realizar obras e/ou prestar serviços, cuja atividade gere necessidade adicional de contratação de mão-de-obra, terão que prioritariamente consultar o cadastro de trabalhadores intermediados pelo Sistema Nacional de Emprego SINE/Acre e priorizar a contratação daqueles cadastrados que se enquadrarem no perfil e nas necessidades das empresas.

RESULTADOS POSITIVOS COMEÇAM Á APARECER

Na avaliação da coordenadora estadual do SINE, Jorgiane Ferreira Moura: “A partir da aprovação da nova Lei, os resultados têm sido tão satisfatórios, que no próximo 30 de abril, o SINE Acre estará implantando uma segunda agência de empregos no II Distrito da capital atendendo toda comunidade da 7ª Regional”.
O otimismo de Jorgiane é justificado e amparado nos números registrados entre os meses de janeiro à abril de 2008, se comparados com números do mesmo período do ano passado.

“Em 2008, o número de candidatos cadastrados no SINE (entre Janeiro a Abril), foi de 3.783 para 1365 vagas. Foram encaminhados 3218 e colocados no mercado de trabalho 787 trabalhadores.
Em 2007 (no mesmo período) foram inseridos 3.269 trabalhadores nos cadastros do SINE para as 884 vagas abertas. “Encaminhamos 2.580 e colocados 264 no mercado de trabalho”.
Jorgiane explica que a “discrepância” entre o número de vagas oferecidas e de candidatos encaminhados é porque para cada vaga aberta o SINE encaminha cinco candidatos. “Isso possibilita que a escolha do candidato seja do empregador, da empresa”.
Afora esses dados, outros fatores têm contribuído para melhorar a divulgação das reais finalidades do SINE. Quatro funcionárias visitam diariamente novas empresas divulgando o trabalho da instituição e convidado a fazerem parte da sua lista de empresas cadastradas.

Outras quatros pessoas fazem o atendimento internos, dando os esclarecimentos e orientações para quem procurar o SINE. São mais dez atendentes no balcão e outras seis no atendimento através do 0800.6478182.

De acordo com um relatório de vagas disponíveis nos cadastro do Sine, estão sendo oferecidos este mês 77 novos empregos, assim distribuídos:
Administrador, administrador de refeitório, ajudante de pizzaiolo, almoxarife, analista de suporte técnico, assistente administrativo, atendente de farmácia (balconista), auxiliares de mecânico de autos e de motos; auxiliar de pessoal, de eletrônica e de mecânico de refrigeração.
Babá, balconista de peças de auto, cabeleireiro, cabeleleiro escovista, cabeleleiro unissex, carpinteiro, caseiro e chapeiro, chefe de cozinha, costureira em geral, cozinheiro (para restaurante) e cozinheiro doméstico diaristas domésticos serviços gerais domésticos, encanador, encarregado de pessoal, garçom, lanterneiro de automóveis, lavador de carros, manicura, marceneiro, mecânico, mecânico de refrigeração, pedreiro e supervisor comercial, técnicos de refrigeração instalação, técnico em segurança do trabalho, torneiro mecânico, vendedor ambulante, vendedor interno e um vigia.O SINE está localizado na Rua Francisco Ribeiro nº. 57 centro (atrás da biblioteca pública). Os telefones para contato são: 68-32240284 e 3223-1237 3223-3246. Além do 0800.6478182

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.