quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pesquisador prevê que temperatura deve atingir os 17º c no Acre


Todas as previsões meteriológicas apontam para uma queda de temperatura no Acre a partir desta sexta-feira, 4 de maio.
Uma massa de ar polar atingirá pelo menos quatro estados, com maior intensidade no sul do Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso.
De acordo com previsões do Sistema de Proteção Ambiental da Amazônia (Sipam), no Acre as menores temperaturas ocorrerão no sul do Estado, com previsão de 18 graus de mínima para a madrugada de sexta para sábado.
No Oeste do Estado, a temperatura mínima deve ficar em 20 graus nas cidades da região. Nas demais áreas, inclusive em Rio Branco, a previsão é de que a temperatura mínima possa atingir 19 graus.
Hoje pela manhã, o professor e pesquisador meteriológico Davi Friale, admitiu que a partir desta quinta-feira, “se encerra o ciclo de chuvas, começa a temporada de friagem, deixando os dias secos, com muito sol e as noites com temperaturas amenas e estreladas”.
O pesquisador prevê que 2008 será um ano “seco” com redução dos níveis dos lençóis freáticos e, como conseqüência, forte evasão do volume dos rios da região, sem descartar as probabilidades dos nevoeiros que se abatem na região, oriundas das queimadas que ocorrem em Rondônia Mato Grosso e Bolívia, trazidas por ventos secos a partir do sudeste, geralmente no segundo semestre do ano.
Friale afirma – respaldado pelo conhecimento de quem previu o caos climático em 2005 aqui no Estado -, que os índices pluviométricos registrados no período entre outubro de 2007 a março de 2008, foram 30% menores que a media de chuva na região nesse mesmo período em anos anteriores.
Sobre o clima atual nos garante o pesquisador que não há motivos para alardes e/ou com anúncios de “fortes chuvas carregadas com rajadas de ventos” divulgados por órgãos de pesquisas climáticas.
Ele garante que a “friagem” que chega ao Acre a partir de hoje é de fraca intensidade, no que diz respeito à queda de temperatura, prevendo que os termômetros alcancem ao máximo os 17ºc na madrugada de sábado para domingo. “A partir da próxima segunda feira, o tempo muda com o aparecimento de sol forte e assim permanecerá dando início ao período de seca”.

Nenhum comentário: