segunda-feira, 28 de abril de 2008

Noiados sem abastecimento

PM expulsa traficantes do bairro Seis de Agosto

Uma iniciativa articulada pelo Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar, deu resultados tão satisfatórios que está sendo copiado pelo comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) na pessoa do Capitão Francisco Márcio Alves – Capitão PM Márcio. O 2º BPM fica localizado no II Distrito da Capital.
O plano do CPM foi instalar uma base móvel em locais previamente selecionados como gestor de maior incidência de tráfico de produtos entorpecentes e outras ações criminosas.
O local inicialmente escolhido foi o Beco São Domingos, no bairro Seis de Agosto. A polícia tinha informações confiáveis que naquele local havia pelo menos, quatro pontos de vendas e distribuição de drogas.

De acordo com informações do capitão Márcio, a base móvel ficou no Beco São Domingos por um período de 15 dias. “Durante duas semanas foram feitas várias diligências com apreensão armas, pequena quantidade de droga e algumas prisões. Vale ressaltar que a intenção do projeto de base móvel não é prender e sim fazer policiamento preventivo, inibindo à ação dos traficantes, restabelecendo a paz social e garantindo tranqüilidade para a população local”.

Informações extra-oficiais chegadas ao conhecimento da PM, davam conta que o presidente da Associação de Moradores do Bairro Seis de Agosto (nome não fornecido) teria recebido telefonemas de traficantes, com ameaças de morte, caso não intercedesse para que a base móvel da PM saísse do Beco São Domingo. O capitão Márcio não confirmou, mas também não desmentiu a informação.

Base foi instalada no bairro Cidade Nova

Há uma semana a base móvel foi deslocada para o entorno do Terminal Rodoviário Urbano, no bairro Cidade Nova. Segundo informações do “serviço reservado” da própria PM, garante que entre os diversos botequins, remanescentes da antiga rodoviária, funcionam algumas “bocas de fumo”. O capitão Marcio afirma que a base móvel ficará no bairro Cidade Nova por tempo indeterminado

É de conhecimento da polícia que os traficantes migram naturalmente para outros locais quando seus negócios são predicados pela presença da Polícia Militar. A Polícia Militar já tem esses levantamentos e sabe para onde migrou a venda de droga que estava ocorrendo no Beco São Domingos.

“Na realidade estamos apenas nos preparando para utilizarmos o elemento surpresa. Vamos fazer uma “saturação” em volta desses pontos de venda de drogas. Não daremos trégua aos traficantes. Nosso objetivo é fazer com que os bandidos tenham uma visão muito clara, sobre a presença do Estado, especialmente nesses locais onde eles acreditam, exercem algum tipo de poder”, afirma o oficial.
A base móvel conta com estrutura de mais viaturas (carros e motos), agentes da Ciatran e do Grupo Tático da COE. “Pelo sucesso da iniciativa estaremos levando esse projeto para outras comunidades onde considerarmos necessário nossa presença”, conclui o capital da PM.

Nenhum comentário: