segunda-feira, 7 de abril de 2008

Nova linha de ônibus vai atender “satélite universitário”.


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS, órgão responsável pelo gerenciamento do trânsito de veículos em Rio Branco está implantando um projeto de integração nos serviços de transportes públicos, inicialmente com uma linha que abrangerá o “satélite universitário”, cujo projeto prevê ampliação para outras áreas, caso o resultado da experiência seja satisfatório.
O superintendente da RBTRANS, engenheiro Ricardo Lopes Torres, reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, para discriminar o projeto e fazer chegar aos usuários às primeiras informações.

Torre explica que o projeto - concebido a partir de uma parceria com o consórcio Empresa de Transportes Coletivos São Roque - responsável pela exploração das linhas inicialmente atingidas - cria uma nova linha circular interligando o eixo das Universidades UFAC / Uninorte, beneficiando de maneira direta usuários da rede hospitalar Fundação Hospital do Acre e moradores dos bairros Calafate, Ilson Ribeiro, Laélia Alcântara, Waldemar Marcial e Conjunto Tucumã.

De forma mais didática, o superintendente esclarece que a nova linha circular parte do campus da UFAC, seguindo pela Via verde (BR-364) retornando do encontro da Via Verde com a Estrada do Calafate, através do conjunto Habitar Brasil.

Através dessa linha, o usuário terá acesso aos órgãos públicos, Tribunal Eleitoral e Justiça Federal. Centros de Treinamento da Secretaria de Segurança Pública e demais órgãos que serão edificados naquela região.

“Temos um grande projeto de reordenamento dos transportes para Rio Branco, a ser efetivado a partir da validação do novo plano diretor a ser divulgado em breve pelo prefeito Raimundo Angelim”, garante o superintendente.

Torres afirmou ainda que a RBTRANS redistribuiu as linhas Universitário, UFAC e Tucumã a fim de otimizá-las a nova linha e prevê que no corredor da Nova Avenida Ceará, “haver uma freqüência de ônibus a cada cinco minutos”.

Outra previsão também já inserida no planejamento na nova linha será uma alteração para atender alunos da Uninorte tão logo seja implantado o sistema de bilhetagem eletrônica cujo inicio está prevista para a segunda quinzena deste mês.

“Estamos fazendo os primeiros contados para uma parceria com a Uninorte, pela qual a universidade ficaria responsável pela construção de um retorno dentro do campus a fim que a linha possa ser redirecionada até ali, trazendo maior comodidade para os alunos”, afirma o superintendente.

No final, Torres informou que atualmente os usuários dos transportes coletivos que moram no Calafate e pretendem se dirigir ao conjunto Tucumã, são obrigados a irem ao Terminal Urbano e de lá embarcarem em outro ônibus.
“A partir da implantação da linha circular esse mesmo usuário desce na parada nas imediações da caixa d’água do Calafate e pega outra condução sem nenhum custo. Inicialmente haverá gratuidade para quem vem dos bairros até a implantação definitiva da nova linha por um aprazo de 15 dias. Após esse período, essa gratuidade deixa de existir beneficiando apenas os portadores do bilhete eletrônicos”.

Nenhum comentário: