sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tratamento a usuários de drogas

Comunidades terapêuticas serão

treinadas a tratar usuários de drogas

Um convênio firmado entre as secretarias de saúde e da segurança pública vai permitir duas importantes ações no tratamento dos usuários de drogas. Em um primeiro plano cerca de 50 profissionais das comunidades terapêuticas irão receber um curso padronizado para tratar dos pacientes.
SESP e Sesacre, atores do convênio vislumbram que embora essas instituições atuam com a melhor das intenções, cada uma tem um planejamento diferente e nem sempre os resultados alcançam as metas almejadas. Com esse “olhar” a Sesacre contratou os serviços da Federação Terapêutica de Comunidades Terapêuticas e repassou a Central de Articulação das Entidades em Saúde (CADES), a responsabilidade de selecionar os participantes.

Na manhã desta sexta-feira, 11, aconteceu no haul de entrada da Secretaria de Segurança a assinatura do convênio. O curso terá duração de uma semana e acontece no Hotel Imperador Galvez. Participaram do ato oficial da assinatura do documento, a secretária de segurança Pública Márcia Regina, o comandante da Polícia Militar Romário Célio, o secretário de Saúde Osvaldo Leal foi representado pela senhora Lúcia Freitas e Verônica Loureiro representou a CADES.

Ao final do curso deverá ser iniciado a segunda fase do projeto. Agora “profissionalizados” os agentes terapêuticos devem atuar como multiplicadores para que outros agentes, passam atuar na identificação das causas e do perfil dos usuários de drogas, iniciando essas ações na área do Segundo Distrito da Capital uma das Zonas de Atendimento Prioritários (ZAP’s), pretendida pelo governador Binho Marques, como referência no estado para as demais Zap’s espalhadas em todo o Estado.

Nenhum comentário: