terça-feira, 8 de junho de 2010

Troteiros infernizam atendentes do 190

Em mais deste ano foram mais de onze mil trotes

Esta semana estive visitando o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP). Pude conhecer os mecanismos usados pela secretaria de segurança pública para atender os cidadãos que necessitam dos serviços das Polícias Militar, Civil, Bombeiros, Ciatran, Defesa Civil...

Através do major Atauhalpa, coordenador operacional do centro, fiquei sabendo que apenas no mês de maio próximo passado foram passados 11 mil trotes de diversos pontos da cidade. Isso é preocupante. Imagine os leitores que o CIOSP presta um serviço emergencial.

Quem liga para o 190 (PM) ou 193 (Bombeiros) está precisando de ajuda. Não raros são os casos em que o atendimento rápido pode até salvar a vida de alguém. Agora imagine. Se você é colocado na escala de espera por atendimento porque os atendentes estão ocupados com um trote? Não há um estudo detalhando de quantos minutos, segundos ou horas foram desperdiçados com essas ligações, mais convenhamos. Isso é caso de polícia, literalmente falando.

A situação é tão grave que já foi criado dentro do próprio Ciosp, um setor para cuidar diretamente do assunto. Os atendentes retornam as ligações para o “troteiro”. Quando se trata de crianças, os pais são aconselhados a orientar os filhos para o correto uso do telefone. No caso de adultos ele é advertido sobre as implicações judiciais que poderão responsabilizá-lo criminalmente.

Mas o que realmente importa e que deixem de fazer essas ligações. Hoje mesmo enquanto estávamos visitando o setor, uma das atendentes atende uma ligação.


- Ciosp, bom dia. Em que posso ajudá-lo?


O Interlocutor.


- Em nada.


E desligou. Existe brincadeira mais idiota?

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