quarta-feira, 19 de março de 2008

Secretaria da Floresta promove atividades pelo Dia do Moveleiro

Hoje, 19 de março, é Dia do Marceneiro e do Moveleiro. No calendário religioso e dia dedicado São José, citado na bíblia como sendo o carpinteiro José, esposo de Maria, a mãe de Jesus.
O Governo do Estado através da secretaria da Floresta, em parceria com a Madril - principal fornecedora de matéria-prima para marceneiros e carpinteiros em todo o Estado do Acre – organizou um calendário de eventos diversificados onde se incluem, palestras, exposições, distribuições de brindes, “cof-brek” e almoço para empresários, marceneiros, moveleiros e afiliados em sindicados e cooperativas.
O setor moveleiro - na avaliação do presidente da Cooperativa de Produção Moveleira do Estado do Acre, Raimundo Nonato Rodrigues, 45 -, emprega hoje cerca de 1.500 a 2 mil pessoas se computados os registrados em cooperativas e sindicato.
Ele se entusiasma ao falar do crescimento do setor nos últimos 8 anos “graças ao apoio que vem recebendo do Governo do Estado”, mas ressalta que a rigidez da legislação ambiental e as restrições para exploração de madeira “tem de certa forma atravancado o setor, onde se incluem as serrarias”.
Para um auditório lotado na gerência do Pólo Moveleiro – localizado no Distrito Industrial -, o secretário de Estado da Floresta, Carlos Ovídio Duarte (Resende), falou da importância do setor para a economia do Estado.
“O marceneiro é aquele profissional capaz de lapidar a floresta. Transformar madeira bruta em peças de artes sem contar que o setor é disparato o maior gerador de produtos agregados que existe no Estado”.
Resende enaltece a qualidade das peças produzidas pelo setor moveleiro do Acre, acrescentando: “Hoje estamos no mesmo nível dos profissionais mais qualificados. Temos empresas novas trabalhando aqui no Estado com a mesma qualidade das grandes marcenarias e movelarias instaladas no Sul do País”, garante.
Para o secretário, o Governo tem investido na capacitação e qualificação de mão de obra e vai continuar investindo no setor: “Por acreditar no potencial dos nossos empreendedores e profissionais do setor e logicamente pela grande diversidade e quantidade da nossa matéria-prima”.O Governo do Estado – finaliza Rezende – tem plano de investimentos junto as prefeituras e está implanto pólos moveleiros em Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Acrelândia e talvez em Brasiléia, sem contar que já temos um pólo moveleiro em Xapuri”.

Nenhum comentário: