Deputado começa coletar assinatura
para compra de mamógrafos
RIO BRANCO – O gabinete político do deputado federal Fernando Melo (PT-AC),  iniciou nesta terça,  2 de dezembro, a coleta de assinaturas para um abaixo assinado que pretende entregar no gabinete do Ministro da Saúde, pedindo a liberação de uma emenda de sua autoria - inserida ao Orçamento de 2009 - no valor de R$ 800 mil, até o mês de abril, prazo para entrada em vigor da  Lei nº 11.664 de 29 de abril de 2008, que garante exame de  mamógrafo a todas as mulheres a partir de 40 (quarenta) anos de idade,  gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) , por meio de seus serviços, próprios, conveniados ou contratados.
Inicialmente a coleta de assinaturas será feias nas escolas da rede pública, aproveitando a presença de alunos já em final do ultimo bimestre. Após as escolas, assessores do deputado estarão coletando as assinaturas no Terminal Rodoviário Urbano, “Senadinho” e outros local  de maior fluxo de pessoas.
 A partir de janeiro  as equipes de coleta estarão  se deslocando para o interior do Estado. De acordo com o deputado, o objetivo do documento é agilizar a liberação dos recursos, para compra de quatro novos  mamógrafos a serem instalados  nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasiléia e Sena Madureira.
“É que recurso de emendas só são liberados normalmente em novembro.  Como a nova lei entra em vigor em abril, precisamos adequar o Estado com numero de aparelhos  necessários para atender  a demanda.  É bom ressaltar que no interior do Estado não existem nenhum  mamógrafo em funcionamento”, esclarece
O parlamentar entrou na campanha nacional contra o câncer de mama e sabe que o diagnóstico precoce da doença,  através do exames preventivos  é o único caminho para a cura  da doença. “Daí a importância de todos, homens e mulheres, participaram da assinatura do documento”.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário