quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A FARINHA DO JURUÁ

A deputada já denunciava o tráfico de drogas do
Juruá em meio à farinha de Cruzeiro do Sul

A então deputada estadual Nalu Gouveia (PT-Ac) guindada ao posto de conselheira do Tribunal de Contas do Estado, no auge do seu tempo no púlpito da Assembléia Legislativa Acreana costumava colocar em dúvidas as grandes fortunas do Juruá. Garantia que sacos de farinha era o artifício dos traficantes da região para fazer a droga chegar à cidade de Rio Branco e outras regiões do País.
Claro que sem os mecanismos legais para proceder flagrantes, ficava muito difícil provar sua teoria e por conta disse foi severamente criticada. Agora a Policia Federal apreende em meio a um carregamento 20 mil sacos de farinha saídos de Cruzeiro do Sul com destino a Eirunepé, no Amazonas, nada menos que 39 quilos de cocaína.
Segundo o que foi apurado durante as investigações, a droga era propriedade de um “agricultor” de Cruzeiro do Sul, R.M. S, 37, preso em encaminhado ao presídio local.
A partir desta prisão e constatação das afirmações da ex-deputada é possível se imaginar a quantidade de drogas que passa pelo Acre para diferentes destinos. A Polícia Federal tem feito um trabalho elogiável na repressão ao tráfico de drogas, mas a verdade é que estar a quilômetros de distância em relação às organizações criminosas.
São necessários maiores investimentos para a Polícia Federal, seja em viaturas, barcos rápidos, viaturas adaptadas a nossa realidade, helicópteros, comunicação e armas compatíveis com as necessidades.
O que se tem ouvido de delegados e gentes é que a droga apreendida no Acre, não representa a metade que os traficantes conseguem passar.

Nenhum comentário: