terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Somos o 5º em corrupção

Se foram os atos heróicos e retumbantes

No Paraná, São Paulo e Rondônia, nada menos que desembargadores, presidentes de Tribunal de Justiça foram presos por roubo e formação de quadrilha.
Juízes são presos por venda de sentenças. A mentira é parte institucional do rito processual. No tribunal do júri, onde deveria prevalecer à verdade o defensor mente com tamanha convicção que contagia o corpo de jurados.
Líderes políticos se elegem com uma promessa e no poder, agem exatamente ao contrário. Já estamos em 5º lugar no ranking dos países mais corruptos do mundo e em ascensão galopante para o 1º lugar.
Em nosso País, quando um governante vai a TV fazer um pronunciamento desmentindo um boato, se entende ser exatamente o contrário do que está falando.
A propina abre portas antes impenetráveis e quebram cadeados mais resistentes. Nos presídios, onde deveria ser trancafiado quem violou as leis é refúgio seguro para líderes de quadrilhas e traficantes organizados. Telefones, drogas e armas, entram com a facilidade proporcionada pela propina.
As “investigações rigorosas” e as “punições severas aos culpados” viram chacotas que ninguém acredita.
Tudo que nosso país produz é mais caro para os brasileiros e quase de graça para os estrangeiros. Até nosso Petróleo. Tal mentalidade tacanha e nociva contaminou o País.
Exemplo? Tudo que se produz no Acre é mais caro que o mesmo produto vindo do sul.
Esse é o Brasil que amamos e defendemos . Governado por aproveitadores e inescrupulosos. Homens sem vergonha na cara, enganadores e aproveitadores.
Os governados, simples, humildes e ignorantes tentam seguir exemplo dos seus líderes. Roubam, matam, enganam e agridem. Aí descobrem, tardiamente que para eles, a lei é muito dura. É da ralé, que os presídios estão cheios. Ninguém mais ouve o grito do Ipiranga nas margens plácidas, nem existe mais ato heróico e retumbante. Ta tudo “dominado”.

Nenhum comentário: