sábado, 12 de dezembro de 2009

Ao governador, para conhecimento

Governador tem muitas falhas

no atendimento das UPA’S

Dias desses, influente assessor governamental disse em uma roda de oficiais da PM que este blogueiro era o Washington Aquino da imprensa escrita, numa alusão das restrições que setores oficias fazem do trabalho do Aquino. Eu e Aquino temos mesmo algo em comum.

Entendemos que assessorar é lavar para nosso assessorado, os acertos e os erros e, neste segundo caso, mostrar sugestões para eventuais acertos. Infelizmente tem uma ruma de bajuladores que prefere “não aborrecer o chefe com más notícias”. Passam a idéia para o chefe (no caso o governador) que em sua administração não existem falhas.

O chefe logicamente acreditará. Afinal quem o está informando é gente de sua confiança e vai a TV passar as informações a população, como se verdadeiras fossem. A população sabe que não é verdade. Os prejuízos políticos para o governador são enormes. Fica maculada sua credibilidade.

Exemplo? No dia da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento do Tucumã fui levar uma pessoa da família para atendimento médico. Foram tres horas de espera por uma consulta com direito à assistir as maiores barbaridades e reclamações.

Só havia um clínico geral atendendo uma multidão. Não havia sala para pequenos curativos de emergências (primeiros socorros) e o laboratório de Raio -X não funciona.

As pessoas estão sendo encaminhadas para a Fundhacre. Os exames são agendados para o próximo ano. A farmácia tem um número reduzido de itens. A maior parte das receitas são levadas para atendimento no Posto Barral y Barral, na Estação Experimental.

Essa semana, uma reportagem da TV GAZETA esteve no local. A  população colocou a boca no trombone. Disse que o atendimento no Pronto Socorro era melhor.

Imaginem ao ponto que chegou o atendimento na UPA do Tucumã. Ser considerado pior que no Pronto Socorro. Para os pacientes a reclamações tem lá suas razões. No PS o atendimento era demorado mais o doente era atendido. Agora é demorado e não funciona. Um exame simples de raio-X fica a espera por meses para ser feito.

O secretário Oswaldo Leal (da Saúde) não tem a hombridade para admitir as falhas. Mente ao dizer que a Unidade está em fase de adequação e que as necessidades serão supridas na medida em que foram surgindo.
Tenha dó. A UPA do Tucumã está em funcionamento ambulatorial há pelo menos quatro meses. Só agora foi inaugurada oficialmente pelo governador. O fato é que não tem mais essa de esperar “para vê como fica”. O correto é admitir que não existem médicos, que o laboratório de Raio-X não funciona por falta de operadores. Sabendo disso o governador colocará em funcionamento o laboratório de exames clínicos e de raio-X. Mandar contratar mais médicos.
Esses verdades o secretário de saúde e demais assessores do governador não lhe informam. Preferem bajular ao invés de mostrar onde estão as falhas para que o governador possa mandar saneá-las.
Para esses puxa sacos. Quem falar que algum setor da administração pública está ruim é inimigo. Merece ser punido, perseguido e retaliado.


Nenhum comentário: