quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A força que brota da terra

Exuberante o pé de quiabo surge
entre pedras, cascalho e cimento



Uma minúscula semente, jogada ao vento ou simplesmente misturada em meio a fases de um passarinho, germina após um capricho da natureza em fazê-la cair em uma minúscula fenda de um terreno “acimentado”, permitindo que, em contato com a terra, a pequena semente viva, cresça, floresça e brote lindos, saudáveis e saborosos frutos ou legumes.
Aqui, um exemplo de um entre os milhares de “mistérios” da natureza.
Um pé de quiabo nasceu, cresceu e está produzindo a parti do nascimento de um de sua espécie, sem que ninguém o tenha plantado e o mais curioso, em um piso de cimento de forma isolada sem qualquer outro arbusto ao seu redor.
Com certeza, não deve ser uma fato isolado, inédito. A diferença é que agora, com a tecnologia da câmara fotográfica digital e a internet é possível falar do santo e mostrar o milagre. Ou na simplicidade do linguajar nordestino, “matar a cobra e... mostrar o pau”.

Propriedades do quiabo

O quiabo é emoliente notável: refresca os intestinos, é laxante mecânico. Nos casos de pneumonia ou bronquite, faz-se um chá, tanto frio com quente, de flores ou frutos, que se adoça com mel. O quiabo deve ser muito consumido pelos que sofrem de tuberculose pulmonar. Para quem não gosta de sua viscosidade ou "gosma", é só adicionar um pouco de suco de limão no momento da fervura.

Nenhum comentário: