quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O poder das águas

Sena Madureira Manuel Urbano
estão isolados da capital
fotos da internet




O rigor das mudanças climáticas impõe prejuízos em qualquer parte do mundo ou regiões, não fazendo distinção nem mesmo para um País com dimensões continentais como o Brasil. Do Acre ao Rio Grande do Sul, as chuvas torrenciais provocam inundações, isolam populações inteiras, derrubam pontes e apertam estradas. Deslizamentos de terras, soterramento e mortes.

No Acre, extremo norte do País não tem sido diferente ainda que em menores proporções. Famílias mais excluídas, por necessidade de moradia e sem opções constroem suas habitações em locais inadequados. São castigados com cheias dos rios e igarapés.

Na área rural as estradas cortadas por grande quantidade de igarapés que transbordam. Não raro apartam as estradas isolando comunidades inteiras. Comprometem o abastecimento das cidades.

Exemplo é o transbordamento de um igarapé na altura do km 46 da BR 364 sentido Rio Branco/ Sena Madureira. A estrada foi cortada ao meio por uma cratera de aproximadamente três metros de largura deixando isoladas famílias de Sena Madureira e Manuel Urbano.

Felizmente não houve vitimas a lamentar mas poderia ter havido. Um taxista traído pela cratera que surgiu em sua frente. Sem tempo de frear, acelerou. Consegui transpor o obstáculo. Dois passageiros se feriaram. Mas não correm risco de morrer. Segundo foi divulgado, o Prefeito do município de Bujari, João Teles (Padeiro) enviou barco, água e gelo, para a população que ficou ilhada.

Pessoas doentes e crianças ficaram sob o sol enquanto aguardavam socorro. No final da tarde equipes do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens DERACRE começaram a chegar com equipamentos para os reparos emergenciais. Ninguém poderá delegar culpa ao Governo. Contra a força da natureza não há argumentos.

Nenhum comentário: