terça-feira, 2 de março de 2010

Atenção!

Dentro de poucos dias ou próximas horas, começa em ply bek, o show

“A cheia do Rio Acre”.

A frase não parece! Está mesmo cheia de ironias. Não contra as centenas de vitimas que obviamente sofrerão com o alagamento de suas casas e a perda de bens materiais. A parte irônica da noticia é sabermos que tais transtornos são anunciados e esperados. Portanto mais que previsíveis. O imprevisível aqui são as conseqüências o montante dos recursos públicos jogados nas enxurradas.

Os bairros já atingidos são: Santa Terezinha (ex-Bostal) pelo represamento das águas do Igarapé da Judia e o bairro Airton Sena. Qual a novidade nessa noticia. Por acaso as torcidas do flamengo, Corinthians e Vasco da Gama juntas sabem disso há dezenas de anos.

Sei que é chato se antecipar o enredo dos filmes mas sabe como é. Existe uma satisfação inexplicável acharmos que somos os únicos em conhecer antecipadamente fatos que de alguma forma, trarão grandes mudanças sociais. Alagação então, é clímax.

Portanto vamos antecipar alguns fatos. Os próximos bairros a serem atingidos serão, Taquari, Cidade Nova e Triângulo Novo. Depois São Francisco, Conquista, bairro da Paz, alguns pontos do Mocinha Magalhães etc.....

A Defesa Civil vai mobilizar todo mundo. Os desabrigados serão remajedos  para o Parque de Exposição. Irão  viver durante dois ou três meses a custa de doação de sacolões. A Eletroacre, Deas, Corpo de Bombeiros e  Polícia Militar estarão entre as instituições que darão ajuda aos flagelados.
A Vigilância Sanitária  e Coordenação Estadual da Dengue irão fazer média nos acampamentos. Muitos políticos estarão prestando solidariedade aos desabrigados e the end.

O rio começa apresentar sinais de vazantes. Serão distribuídos milhares de kits para desinfetar as casas antes que seus moradores retornem. Ai os acampamentos serão desmontados. Todos voltam para casa.

Em 2011 ou 2114 tudo se repete.

Tudo poderia parar em definitivo mas aí... Bem seria necessário demolir e proibir habitações em locais de alagamento. Fazer doações de lotes urbanizados para muita gente. Seria muito caro e politicamente... incorreto. Seria o mesmo que se construir redes de esgotos. Não renderiam votos.

Nenhum comentário: