segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Deputado leva campanha Amigos
do Peito para Plácido de Castro

O deputado federal Fernando Melo (PT-AC) está novamente em campanha. Ao contrário dos pleitos tradicionais a campanha agora é em favor da vida. Digna portanto, da compreensão, admiração e adesão de todos os cidadãos e cidadãs, independente das preferências políticas ou religiosas.
Em abril próximo entra em vigor a lei federal que garante exames de prevenção de câncer de mama, através da rede pública de saúde ou seus conveniados, a todas as mulheres com idade a partir de 40 anos.
No Acre existem instalados na rede pública de saúde, apenas dois mamógrafos. Devido funcionamento contínuo e ininterrupto, os equipamentos apresentam frequentes panes técnicas, estagnando temporariamente o atendimento já bastante deficitário.
Sensibilizado com o drama de centenas de mulheres acreanas, o parlamentar disponibilizou, através de suas emendas parlamentar individual ao Orçamento Geral da União para 2009, cerca de R$ 600 mil, objetivando à aquisição de mais quatro aparelhos de mamógrafos.
A ausência de pacientes de Cruzeiros do Sul, Feijó, Tarauacá, Brasiléia e Sena Madureira, onde os novos equipamentos serão instalados, deixará Rio Branco menos congestionado. “Com atendimento mais humano e eficiente. Não é o suficiente, mais vai melhorar muito”, avalia o deputado Fernando Melo.
Recursos de emendas parlamentar são liberados a partir do mês de outubro. Fernando Melo tenta juntar pelo menos 200 mil assinaturas em um documento “abaixo assinado” e apresentá-lo ao Ministério da Saúde. Objetiva sensibilizar o ministro a liberar os recursos o quanto antes e adequar o Estado às exigências da nova Lei

Campanha Amigos do Peito no Acre

Amigos, parentes e ex-pacientes de câncer de mama, instituíram no País uma campanha intitulada a “Amigos do Peito”, chamando à atenção das nossas mulheres, mães, irmãs e filhas, para a estatística desalentadora que aponta a morte de 60 mil mulheres anualmente no Brasil, vítimas de câncer de mama.
“Mortes evitadas se a doença fosse detectada precocemente através de exames preventivos”, opina o parlamentar.
Ele chamou para si a responsabilidade de erguer a campanha no Acre. Seus assessores estão nas ruas buscando as 200 mil assinaturas. Logradouros e pontos de maior concentração de pessoas, são alvo preferenciais. Material gráfico de esclarecimento fala dos objetivos da campanha.

Equipe vai à Plácido de Castro

A missão em Plácido de Castro no último final de semana, foi comprometida, em parte, devido a forte chuva ocorrida no período da tarde.
Ainda assim, foi possível fazer um chamamento através da rádio Oasis FM localizada do lado boliviano e deixar mensagem gravadas alertando a população para um banca de coleta permanente instalada no “Restaurante Carioca”, cujo proprietário aderiu de imediato a campanha.

Prefeito diz ser necessário implementar
ações e exames de alta complexidade

O prefeito de Plácido de Castro, Paulo Cezar Oliveira (Paulinho/PT) disse acreditar que aquisição dos equipamentos (uma Van para transporte de pacientes do município para a capital e os aparelhos de mamógrafos) através de emendas individuais do deputado Fernando Melo” vai melhorar a qualidade do atendimento de saúde especialmente para o tratamento fora de domicílio।
Sobre a coleta de assinatura para compra de mamógrafos, opinou: “Algumas especialidade que não se tem na atenção básica o atendimento de alta e baixa complexidade serão contemplados”.
Ponderou no entanto: “estamos apenas na fase inicial de um processo eu passar pela liberação dos recursos assinaturas de empenhos, aquisição, instalação e finalmente o início do atendimento”. Avaliou como positivo e parabenizou o deputado Fernando Melo pela iniciativa.

NR - Vale ressaltar que à aquisição da Van é uma ação reivindicada também pelo vereador Cezar do PT e é portanto o pagamento de uma promessa de campanha, honrada graças ao apoio que o vereador recebeu do deputado federal Fernando Melo.
Carioca enaltece iniciativa para combater câncer de mama

Proprietário do Restaurante Carioca e presidente da Associação Comercial de Plácido de Castro, Gilmar Pessoa de Queiroz “Carioca”, disse que tudo em prol do bem está e da saúde da população do município e positiva.
Disse que a campanha de coleta de assinatura para a compra dos aparelho de mamógrafos é um gestão muito bonito e demonstra a preocupação do deputado Fernando Melo para minimizar um dos grandes males que afetam as mulheres acreanas.

Nenhum comentário: