terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Noticia Espetacular

Olhem, espiem arreparem e vejam

O primeiro lote de remédios para combater o vírus H1N1, da gripe A, chamada "gripe suína", já chegou ao Ministério da Saúde. São 666.560 caixas de Oseltamivir – princípio-ativo do Tamiflu – do total de 9,4 milhões de caixas, que serão entregues até abril para que o país possa enfrentar a segunda onda da pandemia.

Além disso, a rede pública também receberá 200 mil tratamentos de Zanamivir, que serão utilizados para eventuais casos de resistência do vírus. O Brasil possui um estoque de 6,2 toneladas da matéria-prima do medicamento e receberá, até março, outras quatro toneladas. Ao todo, foram investidos R$ 501,72 milhões na compra e na produção de medicamentos para o enfrentamento da próxima onda da gripe H1N1.

Agora, a notícia espetacular

No ano passado, esse vírus ai, apelidado por gripe suína (deve ser parente próximo da gripe aviária) com um forte parentesco com o vírus da vaca louca, apareceu no México, chegou ao Japão e se espelhou aos cafundós do Judas. A doença era tão perigosa que pegava até em se falar nela.

O laboratório responsável pelo alarme e, logicamente pela vacina que salvaria a humanidade, deve ter alugado depósitos no mundo inteiro para guardar os bilhões acumulados com a venda de Tamiflu.

Não satisfeita – é certo que medida do ter nunca enche - propaga agora a segunda fase da pandemia. Só do Ministério da Saúde do Brasil – onde o terrível vírus não deve ter feito 60 vítimas, em sua fase mais aguda – estão levando a bagatela de R$ 501,72 milhões.

Enquanto isso, nos postos e centros de saúde espalhados pelo País, não existem médicos para atender – ai sim – milhares de pacientes com Dengue.

Nosso “mosquitim (aedy egipty) arretado, que estando raivoso, provoca morte através da dengue hemorrágica”. E pasmem, não temos “umazinha” dose sequer de vacina, para combater o abestado.

Nenhum comentário: