terça-feira, 1 de julho de 2008

GAVIÃO PEGO NA UNHA


Em "Dia da Caça", gavião
fica preso no galinheiro

Há fatos na vida que mesmo vendo, a gente custa a acreditar. Exemplo: Minha sogra Celsa 68, sofre com fortes dores reumáticas em ambas as pernas. Em dias de crise, caminha com extrema dificuldade e sentada, precisa de ajuda dos filhos ou do marido Bastião, para levantar.

Pois não é que no ultimo domingo, ela pegou na mão e prendeu com um barbante um gavião que há muito vinha provocando baixas em sua criação de pintos?.

Na terça, sogro Bastião liga do celular contando a novidade. Não acreditei. Era pegadinha? E ele: “É verdade sim. O bicho está aqui amarrado pela perna no galho do abacateiro. Se duvida, venha vê”..

Duvidei e fui. Pois era tudo verdade. O falcão, desses “pé duro” que ficam “urubuservando” das alturas a ninhada de pintos e na primeira oportunidade fazem vôos rasantes e fogem levando o bichinho nas afiadas garras.

Há lugares que essa espécie de ave chega a ser uma praga. Para afugentá-las, umas das alternativas e fogos de artifício na direção do predador. Ele some por uns dias. Depois acostuma com os rojões e falta pouco para levar o rojão antes que seja aceso. É um cri-cri.

Pois bem . Cheguei na chácara “Boi Não Há” e lá estava o bicho. Cabisbaixo e pensativo com sua falta de sorte. Devia estar pensando: “Ser pego por dona Celsa. Dizer o que quando chegar em casa após três dias de cativeiro?

A mim, restou fazer fotos. Muitas fotos. No futuro servirão provar que minha sogra, mesmo doente das pernas, pegou um gavião com as mãos.

No futuro supriremos da história a ser contada a netos a tataranetos, que o infeliz pássaro perdeu o rumo e entrou na porta do galinheiro cercado por telas.

Não conseguiu sair e foi pego pela sogra. Primeiro ela o prensou com um pedado de pau ao chão e só então, segurou em suas afiadas garras. Ainda assim foi ferida levemente nas mãos.. Para quê contar esses detalhes, né mesmo??

Mas enfim, tá aí a foto do gavião para autenticar a versão dos fatos. Dado e passado nesta cidade aos 29 dias do mês de junho de 2008. blá.. blá

Nenhum comentário: