quinta-feira, 31 de julho de 2008

O MILAGRE DA MANDIOCA





Pesquisador da Embrapa na Bahia divulga cultura da mandioca no Acre

A convite do deputado federal Fernando Melo (PT-Ac), o pesquisador do Centro de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, (com sede em Cruz das Almas - recôncavo Baiano - distante 160 km de Salvador), Joselito da Silva Motta veio ao Acre falar para pesquisadores, extensionistas e produtores rurais, sobre as potencialidades da mandioca e suas múltiplas diversidades na culinária e na indústria. “Uma cultura em fase de redescobrimento que pode ser útil para a manutenção do homem no campo, através da geração de emprego e renda”, explica.

Recepcionado pela assessoria do deputado, direção da Embrapa-AC, e SEAPROF e Fetacre, o pesquisador cumpre extensa agenda no Estado. Na segunda-feira 28, pela manhã, palestrou para 76 extensionistas da Secretaria de Estado da Agricultura e Produção Familiar/SEAPROF. À tarde a mesma palestra para produtores rurais que lotaram o auditório da Federação da Agricultura do Estado do Acre – FETACRE.

Joselito Motta é uma referência na grande imprensa quando a pauta é alternativa de hábitos alimentares e as potencialidades da mandioca na culinária brasileira. Foi destaque em duas oportunidades em reportagens do Globo Repórter (Rede Globo) no Programa Movuca (Regina Case) e SBT Repórter. Tudo documentado em fitas de vídeo e reapresentado durante as palestras que o pesquisador já fez em 20 estados da federação.

Ele é um dos inventores do “Beju Colorido” e incentivador da inclusão da iguaria no cardápio da merenda escolar. Na quarta pela manhã, antes de embarcar para o Município de Cruzeiro do Sul, esteve ministrando palestra com o mesmo tema para colegas pesquisadores na Embrapa-Acre.

Mostrou a receita dos bejus coloridos, disse como é feita a pizzaioca - pizza de mandioca com zero trigo - e deu a receita do suco de mandioca, durante uma noite de degustação em um restaurante em Rio Branco.

Em Cruzeiro do Sul, Joselito Motta vai falar para extensionistas e secretário de educação do município. Falará das vantagens da inclusão do Beju colorido no cardápio da merenda escolar, como fonte de proteínas e seus valores agregados, citando entre outros a valorização do homem do campo. A geração de emprego, mudanças em hábitos alimentares saudáveis e divisão de rendas.

Nenhum comentário: