quarta-feira, 25 de março de 2009

Com foco no SUSP

Acre inicia preparativos para sua
conferência estadual de segurança


RIO BRANCO - A primeira Conferencia Estadual de Segurança Publica do Estado do Acre, foi instalada oficialmente na manhã desta terça-feira 24. O ato segue uma diretriz traçada pelo Ministério da Justiça.

Para a secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina, a partir dessa perspectiva, se abre um novo paradigma sobre um assunto bastante importante na vida das sociedades, mas que não vinha recebendo à atenção devida.

“Nunca antes a sociedade teve oportunidade de discutir segurança
Pública. A expectativa é que esse sistema venha trabalhar principalmente, a questão da integração de dados, de ações policiais e da inter relação que à área de segurança tem com as demais áreas. Sociais, educacionais e saúde...”

A secretária explica que a conferência nacional estará ocorrendo no final do mês de agosto. “As conferencias estaduais devem ser concluídas ate final de julho e, a partir daí, desses indicativos, as coordenações estaduais irão tratar de princípios e diretrizes, para um novo sistema de segurança publica no Brasil e nos estados, consequentemente”.

Para o representante do Ministério da Justiça e coordenador da Conferencia Nacional de Segurança Pública (Conseg), Antonio Gianechine, “as primeiras ações da Conseg, começou em 15 de julho quando foi criado um fórum preparatório reunindo mais de 240 entidades para discutir o processo de conferencia, buscando novo paradigma em segurança publica, com objetivo final de agregar as entidades e instituições que atuam na Segurança Publica”.
No final, irão fortalecer as diretrizes do Sistema Único de Segurança Publica (Susp) a ser implantando, acredito até o próximo ano”.

Gianechine acrescenta: “as conferencias estaduais, irão reunir todos os atores, somando 40% das corporações de trabalhadores na área de Segurança Pública, 30% de gestores e 30% da sociedade civil. A busca é, portanto, chamar a sociedade para uma reflexão, mas profunda e madura, sobre a segurança pública no País, e no final, encontrar os mecanismos de fortalecimento que possam apresentar proposta mais preventiva no combate da violência”.
Neste sentido – conclui Gianechine - o Ministério da Justiça vem investindo massiçamente no Pronaci.

“No ao passado, por exemplo, o Governo Federal havia previsto um orçamento de 380 milhões, mas com a criação do Pronaci esses recursos saltaram para R$ 1,2 bilhões, a serem investidos em ações preventivas na área de segurança publica”.

E, finalmente perguntado se é intenção do Governo implantar o SUSP até final deste Governo, Gianechine afirmou:
“Os estudos e ações vão se fortalecendo nessa direção. Se tudo correr como está previsto, poderá ser oficializado ao final da conferencia ao final de agosto e/ou começo de setembro”.

Nenhum comentário: