terça-feira, 31 de março de 2009

Bola rodas

No trânsito, se destacam os

condutores e os “Bola Rodas”

No inicio da década de 90, desiludido com a classe patronal, me arrisquei sem sucesso na profissão de taxista. A carreira fracassada (em termos de lucros financeiros) me proporcionou grande aprendizado de vida que carrego até os dias atuais com muito proveito.

Ser taxista, no meu entendimento, não é uma profissão e sim opção de vida. Assim como o sacerdócio. A categoria é unida pelo sentimento do medo e pela irreverência. Medo do passageiro desconhecido, gestos e modos suspeitos.

Irreverência, ao fazer piada da própria falta de sorte. Dizia mos que nossa profissão era fudida, mas divertida. E era mesmo! Para nós, todos os demais motoristas, com exceção de nós mesmos, eram péssimos ao volante. Éramos, pois os únicos e “legítimos” condutores de veículos. Os demais eram apenas “Bola Roda”.

O assunto me veio à lembrança por que dias da semana passada, uma senhora me deu uma “fechada” ao sair do lado direito da pista, direto em direção ao portão de sua residência, no lado esquerdo.

Não fosse eu de “circo” - como tratávamos as situações de “desespero”, na minha época de taxista -, tinha danificado toda a lata do lado esquerdo do importado da senhora.

Qual uma cascavel balançando os “guizos”, ela desceu me taxando de louco. Se eu não havia visto “ela” sinalizando que iria manobrar a esquerda, blá. blá... A vida me ensinou que é melhor passar rápido, que trocar pedradas com loucos.

Mesmo estando acobertado pela razão, a luz do Código Nacional de Trânsito pedi desculpas e segui meu caminho.

Muito bem, a informação a seguir serve tanto a tal senhora, quanto aos demais condutores que eventualmente a defendem:

UMA SETA LIGADA, NÃO DÁ PREFERENCIA A NINGUÉM NO TRÃNSITO!

Serve apenas para informar aos demais condutores, sua intenção de manobra. Quer vê isso na prática? Em uma avenida com quatro pistas de rolamento e super movimentada, ligue sua seta para direita e de imediato faça a manobra. Seu veículo deve ser transformado em matéria prima de ferro velho e você se sair vivo, se considere uma pessoa de muita sorte.

Não basta apenas ligar a seta. É preciso ter calma até que se apresentem as condições de efetuar a manobra desejada em segurança. Aqui em nossa capital vemos essa aberração diariamente, na Avenida Ceará, por exemplo. O sujeito liga a seta e lhe fecha para a execução da sua manobra como se todos os demais condutores tivessem obrigação de obedecer-lhe, por que sua seta está ligada.


Isso é típico de condutor mal preparado. Mal educado, mal formado ou deformado. Ou seja, de um simples “Bola Roda”.

Nenhum comentário: