segunda-feira, 2 de março de 2009

CRIME E CASTIGO



Por 3x2 TRE cassa mandato

do prefeito de Acrelândia

O prefeito eleito de Acrelândia, Visceu Ferreira da Silva (Coligação PP, PC do B PRB e PT-Ac) teve o mandado cassado por 3x2 votos em sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, às 15hs desta segunda, 3 de março 2009, sob acusação de compra de votos. Ele foi eleito em outubro do ano passado com 3.507 votos.
A decisão foi definida pelo voto minerva da desembargadora e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitora do Acre, Evan Evangelista.
Na mesma decisão ficou definido que o segundo colocado vereador Carlos Cezar Nunes e Araújo “Carlinhos”, que recebeu 3.433 votos deverá assumir os destinos administrativos e políticos do município em data a ser definida.
O prefeito cassado, Visceu Ferreira foi procurado pela reportagem logo após a decisão do TRE, mas não quis gravar entrevista. Disse que acredita na Justiça e que naturalmente a coligação pela qual foi eleito deverá recorrer da sentença.
O advogado Gilson Pescador, contratado por Carlinhos, disse que o T.R.E está de parabéns pela imparcialidade da decisão. Enalteceu o fato de ser a primeira vez na História do T.R.E acreano em que um chefe de executivo é cassado por compra de votos.

Acrescentou que ha muito o juiz da 8ª Zona Eleitoral - que julgou o caso em 1ª Instância - deveria ter cassado o prefeito e lhe aplicado a multa. Como assim não fez, ele (Gilson Pescador) havia recorrido ao TRE que aceitou as denuncias, cassando o atual prefeito e conduzindo seu cliente ao cargo. “É natural que a coligação recorra, mas desde ja sabem que a decisão do STE não tem efeito suspensivo”, concluiu.
O prefeito Carlinhos, agora oficializado ao cargo por força da decisão da Justiça, disse que seu trabalho como vereador o credenciou a disputar a eleição majoritária do seu município. “Fui derrotado com uma diferença de apenas 134 votos, contra um esquema de compra de votos e toda estrutura financeira da prefeitura”.
Acredita que a justiça foi feita e já elegeu trabalhar em parceria com o governo do Estado para alavancar o desenvolvimento do município.

Acrelândia está localizada a 105 km de Rio Branco. Segundo o IBGE, sua população total do Município (em 2000) era de 7.935 habitantes. Esses números naturalmente estão desatualizados. De acordo com o TRE existem atualmente 8.829 eleitores em Acrelãndia Sua Área é de 1.575 km² representando 1.0319 % do Estado, 0.0409 % da Região e 0.0185 % de todo o território brasileiro.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.68 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). A população está concentrada em 55,82 por cento na zona rural e 44,18 na área urbana.

Nenhum comentário: