segunda-feira, 12 de maio de 2008

Federação dos cowboys

Federação de Rodeios do Acre FERA, firma parceria com Fernando Melo

As Festas de Rodeios tem se popularizado nos últimos anos e já está no calendário dos eventos artísticos e culturais do Acre. Municípios como Bujari e Capixaba já atraem peões até do exterior para seus rodeios.
Cientes da importância do seu papel nas festas de rodeios, nossos cowboys estão se organizado e já criaram inclusive uma federação. Buscam profissionalizar uma atividade praticada até agora por diversão, simples exibicionismo ou quando muito, disputando troféus e prêmios irrisórios.
Idealizadores da federação tiveram enormes dificuldades em aglutinar peões e adeptos de rodeios em uma associação e transformá-la em Federação, meio indispensável para quem tem pretensões de participar de circuitos nacional e internacional de rodeios. O primeiro passado foi vencido.
A Federação Estadual de Rodeios do Acre - FERA - já é uma realidade. Há no entanto muitos obstáculos a serem vencidos. Os cowboys acreanos, através de sua federação pretendem criar um circuito local levando a festa de rodeios a todos os municípios do Estado, obviamente em parcerias com as prefeituras.
Para tanto a federação tem que entrar com a contrapartida. É sabido que não há rodeio sem arena e é neste ponto, onde incide a dificuldade maior da recém criada entidade. A Fera, precisa de uma arena móvel que possa ser desmontada e transportada de um lugar a outro. O equipamento é caro. Longe do poder aquisitivo da federação.
Dirigentes procuram o deputado federal Fernando Melo (PT-Ac) como parceiro. O deputado achou a iniciativa excelente e prontificou-se ajudá-los. Inseriu entre suas emendas individuais, uma no valor de R$ 200,00 para a compra de uma arena semi profissional.
Como as emendas não podem atender setores privados, Fernando Melo vem mantendo entendimentos com a Secretaria de Estado de Agropecuária – SEAP, cujo secretário Mauro Jorge Ribeiro vem participando de reuniões com dirigentes da federação e com o próprio deputado, para a concretização do projeto. Ribeiro tem sido bastante favorável a idéia.
É para sua secretaria onde será canalizado os recursos. A SEAP licita a compra da arena e posteriormente repassa, através de doação, para à Federação Estadual de Rodeios do Acre..
Mário Ribeiro parabenizou o parlamentar e o elogiou pela disposição em investir num setor discriminado e sem atrações para investimento de setores mais progressistas.

Nenhum comentário: