sexta-feira, 30 de maio de 2008

Brasileiros, tremei-os!



A Petrobrás anuncia novas descobertas

Os sucessivos anúncios de novas descobertas de petróleo pela Petrobrás devem continuar por mais algum tempo.
Na avaliação de especialistas, a Bacia de Santos (SP) tem mais reservas que as anunciadas. Desde novembro do ano passado, a estatal já anunciou seis novas descobertas de petróleo.

No mês passado, em uma declaração que provocou agitação no mercado, o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Haroldo Lima, afirmou ter recebido informações de que o volume do campo de Tupi (Bacia de Santos), poderia atingir 33 bilhões de barris.
Entre as reservas anunciadas antes e agora, chegaríamos aos 93 bilhões de barris. Na prática o Brasil passaria a ser o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, ficando atrás apenas do Iraque e da Arábia Saudita.

A notícia seria o bálsamo para a chaga social que atinge os brasileiros famintos, desempregados e excluídos. “Seria” porque a cada nova descoberta, a Petrobrás (leia-se o Governo) anuncia novos reajustes nos preços dos derivados do petróleo, sob a desculpa que a estatal brasileira precisa de mais recursos para aumentar as pesquisas, investimentos em novas tecnologias e por último, acompanhar o preço internacional do petróleo, que vive época de crise sem precedentes.

Não é por acaso que o preço do barril de petróleo chegou à casa dos U$130 dólares nas bolsas americanas.

Encafifados em nossa secular “matutiçe”, ficamos a divagar o seguinte: Mas então de que tem servido aos brasileiros o País ter alcançado auto suficiência em petróleo, termos saído da condição de importador para exportador, se os preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha não param de subir?
Em uma apologia bem didática, diríamos: um desempregado que mal consegue colocar um prato de feijão a mesa. De repente, ganha na Mega Sena. Sob a desculpa que precisa dos milhões ganhos para continuar fazendo novas apostas, não muda o cardápio da família. Seus filhos continuam comendo apenas o velho e conhecido feijão.

Nenhum comentário: