quarta-feira, 14 de maio de 2008

Transporte coletivo nos ramais

Coopervan vai explorar transporte coletivo em ramais do INCRA

Produtores rurais que habitam ramais em projetos de assentamentos do INCRA, devem ser beneficiados ainda este ano, com o conforto do transporte coletivo oferecido por microônibus do tipo Vãn’s.
Na última terça 13, o deputado federal Fernando Melo (PT-AC) esteve reunido com o superintendente regional do INCRA, Raimundo Cardoso, buscando a concessão desse tipo de transporte para os colonos, em atendimento a um projeto da Coopervan, cooperativa que abriga Sindicato dos Transportes em Vãn's, com atuação ainda restrita a jurisdição do Município Porto Acre.

A Coopervan quer explorar o transporte de passageiros em ramais onde não existe este atendimento para os produtores rurais. De acordo com informações do presidente da Coopervan, Edmar Araújo Queiroz, se o projeto for concretizado, “todos saem ganhando”.

Atualmente os produtores saem dos ramais em carrocerias de caminhões até a beira do asfalto.. O caminhão segue com a produção e o colono fica a espera do transporte coletivo interestadual que opera na região.
“Tivesse transporte de Van’s nos ramais, eles sairiam junto com suas mercadorias direto para o centro consumidor sem maiores transtornos. Hoje, homens, mulheres e crianças se expõem em carrocerias de caminhões porque não lhes restam opções”, garante Queiroz.
Já houve entendimento com caminhoneiros que exploram os ramais para que atuem em dias alternados, ficando as vãn's com o transporte de passageiros e pequenas cotas de bagagem.

Atualmente as Vãn’s atuam apenas no projeto do V, especialmente nos ramais Linha 14, Açaí e Castanheira. A Coopervan que entrar em outros projetos de assentamento especialmente nos projeto Peixoto e Caquetá no km 72 da Estrada de Boca do Acre. Na região existem ramais desassistidos como o Granada, Nabor Junior, Ramal do Café e outros.

O deputado Fernando Melo explicou ao final da reunião que ainda são poucas às ações públicas voltadas para os pequenos produtores. “Uma parceria entre prefeituras e a iniciativa privada no transporte de passageiros e escoamento da produção agrícola, é muito importante para nossos produtores rurais”
Fernando Melo se disse feliz em poder ajudar os pequenos produtores rurais, “Em reconhecimento à importância que eles têm para nossa economia produtiva”.

O superintendente Regional do Incra, Raimundo Cardoso, achou a idéia excelente e garantiu fazer tudo ao seu alcance para agilizar o projeto. “Ainda esta semana manterei uma reunião com diretores do Deracre. Vamos tomar conhecimento do calendário de obras para os ramais este ano.Há um volume considerável de obras nessa área mas naturalmente iremos priorizar os ramais com maior densidade população e produção”, disse.
Em relação à iniciativa do deputado Fernando Melo o superintendente disse ser digna de aplausos. “Uma raridade constatarmos atuação de um deputado federal voltada para uma pequena parcela da nossa população, mas que vem sofrendo há anos devido às condições de transportes que lhes são oferecidas”.

Nenhum comentário: