terça-feira, 21 de outubro de 2008

Após vinte anos

Sinjac ainda sonha com a
conquista da independência
Após anos de ausência voluntária estive nesta terça-feira no Horto Florestal, participando do lançamento oficial do prêmio Chalub Leite - versão 2008 - uma promoção do Sindicato dos Jornalistas do Acre (SINJAC), para premiar e valorizar os melhores trabalhos produzidos pelos jornalistas que trabalham no Acre e são sindicalizados.
Afastado das redações há mais de 5 anos, tive vontade de rever e conversar com antigos companheiros e os eternos amigos. Foram tanto os amigos reencontrados e calorosamente abraçados, que nem me atrevo a nominá-los e correr o risco de esquecer alguém.
Sobre o ato em si, ou seja, o lançamento do concurso, nada sei. Não sei, por exemplo, quem lançou e em qual direção caiu. Ouvi o nome de antigos companheiros chamados a “Mesa” para receberem homenagens das mãos de estranhos ao ninho. E entre uma piada e outra, aguardamos o tempo passar para nos empanturramos com a fartura do “coff-brak”, despesa que logicamente, não saiu dos cofres do sindicato.
Porque estou fora - Velhos e antigos companheiros, a frente do atual gestão, têm se esforçado para manter vivo e atuante um movimento sindical marcado por ingerências de todos os lados. Sonham, e apenas sonham, por uma independência ideológica e administrativa há vários anos. Tá difícil. Muito difícil.
O Sinjac não tem balize, nem porta-bandeiras. Fica no sempre aguardo de quem será indicado para o comando. Prova inquestionáveis de tais ingerências foi dada no episodio da última eleição, pelos companheiros que “voluntariamente” retiraram seus nomes da composição da chapa de oposição, por não resistirem às pressões.
A quem interessava à aclamação pura e simples do atual presidente Marcos Vinícius (Marcão)? Aos jornalistas?
Marcão (como é tratado no meio) é o menos culpado. É do bem e excelente pessoa. Talvez eu seja mais culpado que ele. Talvez ele não tenha culpa alguma. Pegou o time dentro do campo, com o uniforme doado e o arbitro indicado por terceiros. Assumiu a postura de presidente de honra. Na base do “pagar ou larga”. O poder tem muitos atrativos. Pegou.
Sindicato sem identidade - Por conta da nossa submissão, a única vez que o Sinjac tentou caminhar com as próprias pernas - eu fazia a composição da diretoria, era do Conselho Fiscal junto com o cinegrafista Beto Oliveira e a repórter Angélica Paiva – ao invés de darmos com os “burros n’água”, o afogamos literalmente.
Reunia-mos duas ou três vezes, para fiscalizar a prestação de contas da diretoria, na área da minha casa no conjunto Tucumã, porque nem tínhamos sede. As assembléias gerais aconteciam - com a presença de meia dúzia - na redação da Rádio Difusora, numa das salas do Colégio de Aplicação ou no auditório da prefeitura.
A regra preferida do presidente José Moreira Chumbinho (Jornal O Rio Branco), era reclamar da falta de interesse da “catigoria” e de quebra, afastava os poucos presentes com sua ira incontrolável contra o PT. Xingava até a terceira geração dos integrantes da diretoria que defendiam nossa filiação do Sinjac a CUT. Eu era um dos defensores.
A nossa sede social era uma pasta de papelão na cor azul, um tanto desgastada pelo suor das mãos do velho líder. Tempos difíceis? Não! Sinistro...
Essa parte do nosso glorioso Sinjac, não interessa ser lembrada. Tão pouco a época em que fomos presididos pelo jornalista Antônio Stélio e despejados literalmente de uma sala do Edifício Santos, por falta de pagamento.
A caixa da instituição havia sido raspada para pagamento de uma ação trabalhista, movida pela secretária do sindicato, ação que correu a revelia ma justiça. O presidente jamais compareceu a uma audiência para tentar um acordo conciliatório.

As conquistas, glórias, prêmios, enfim, o glamour só chegou após a eleição do cinegrafista Raimundo Afonso (TV Acre). Seu atrelamento ao poder e seu “arriamento de calça” para as mesmas pessoas que verdadeiramente ainda dão as ordens no Sinjac.
Se antes não tínhamos grana nem glamour, continuamos sem grana. Mas hoje pelos menos, estamos esbanjando glamour. É possível que pela exposição do meu raciocínio, alguns dos novos “companheiros” passem me considerar “persona non grata” ao Sinjac.
Aposto entre tanto, na postura democrata do líder Marcão e o entendimento que deve ter, sobre minha linha de raciocínio. Afinal, não quero criar demérito algum a nossa entidade. A verdade é que também sonho com o dia em que consigamos cortar as amarras que nos são impostas, pela falta de independência econômica. Ponto!

Nenhum comentário: