segunda-feira, 2 de junho de 2008

NOVO ATERRO SANITÁRIO




Fernando Melo presente ao lançamento das
obras do novo Aterro Sanitário de Rio Branco


Rio Branco - O deputado federal Fernando Melo (PT-AC), esteve presente, na manhã desta segunda, 2 de junho, da solenidade de assinatura da ordem de serviço e um termo de cooperação técnica, entre o Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco, que permitirá o início das obras da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS) de Rio Branco.

O novo “aterro sanitário” está localizada no Km 22 da BR 364, sentido Rio Branco-Porto Velho (RO). O prazo de conclusão da primeira etapa do projeto é de 180 dias, sob a responsabilidade da Empresa Eleacre Engenharia Ltda.

Fernando Melo se disse impressionado pela dimensão do projeto em seu aspecto, físico, social e financeiro e aproveitou para parabenizar o prefeito Raimundo Angelim e o governador Binho Marques, “pela iniciativa de dotar Rio Branco de um moderno sistema de destinação final dos resíduos sólidos de Rio Branco, com qualidade equiparada a pouquíssimas unidades existentes no País”.

E acrescenta: “Isso mostra a seriedade na aplicação dos recursos públicos e o compromisso da atual administração (estadual e municipal) em promover excelente qualidade de vida para a população, através de programas, obras e projetos que preservam o meio ambiente”.
A construção do novo aterro sanitário, cujo nome técnico é “Unidade de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos de Rio Branco – UTRS, irá consumir um investimento global de R$ 10,6 milhões proveniente de uma operação de crédito entre a Prefeitura de Rio Branco e a Caixa Econômica Federal.



O conjunto da obra disporá de uma Central de Recebimento de Pneus, Unidade de Triagem e Compostagem, Central de Podas e Resíduos Madeireiros, Central de recebimento de resíduos de Construção Civil, Unidade de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde e Disposição Final de Células de Aterro Sanitário.
Fazem parte da obra: Cercamento de toda área do investimento, que somam 80 hectares de terras. Revegetação no entorno de 120 metros de nascentes, preservação da capoeira, preservação de espécies vegetais imunes a cortes.
Impermeabilização com manta PEAD 1,5mm, objetivando proteger o solo de infiltrações, sistema de drenagem de percolados, sistema de tratamento de percolados (através de lagoas de estabilização), sistema de aterro de gases, sistema de dreno de gases, drenagem de águas pluviais, implantação de 4 piezômetros, cortina verde em todo entorno da área numa faixa de 12 metros, jardinagem com espécies ornamentais, exóticas e nativas; Sistema de abastecimento de água, telefonia móvel, iluminação externa, balança com capacidade de 60 toneladas dia. Guarita, administração, 3 praças e um abrigo para caminhões.
O aterro, em sua primeira etapa irá disponibilizar de uma capacidade de armazenamento de 2.2 bilhões de metros cúbicos de resíduos e tem uma vida útil de 11 anos. A segunda etapa supera a casa dos 3,4 bilhões de toneladas de metros cúbicos e tem vida útil de 6 anos, perfazendo um prazo de 17 anos sem nenhum problema de armazenamento dos resíduos sólidos de Rio Branco, Senados Guiomard e Bujari, parte integrantes do consórcio de municípios que irão utilizar à nova UTRE.

Na mesma solenidade foi lançada a programação oficial da Semana do Meio Ambiente, entre 2 a 6 de junho, cujo tema é "Ambiente Com Qualidade: Com Todos e Para Todos".

Nenhum comentário: