domingo, 3 de maio de 2009

Ta todo mundo louco!


Porque ninguém questiona o certo e o errado

Em alguns momentos sinto-me tão ignorante que chego a duvidar que tenha sobrevivido em minha profissão, no meio a tantas (o) “estrelas”.

Fico divagando sobre coisas que me afligem no dia a dia, ao mesmo tempo em que avalio: Isso é normal. Eu acho estranho porque sou um “Zé Mané”.

Tento justificar esse meu “achismo”, uma vez que não vejo mais ninguém além de mim, fazendo tais questionamentos.

Daí acreditar que sou um inconformado ignorante, reclamando de algo que todos sem exceção consideram correto.

Querem um exemplo?...O governo cobra grande parcela de impostos sobre os prêmios dos ganhadores das loterias para auxilio ao transportes escolares e o setor de saúde. Pega outra bolada no imposto que incide sobre os combustíveis para recuperar da malha viária brasileira.

Tira uma bolada na nossa conta de luz para o pagamento da iluminação pública e com o tal ICMS, cobra o mesmo que consumimos de luz elétrica “para investimento da área social” e blá blá...blá.

Ai fico eu aqui, cutucando o resto de neurônios, para saber onde afinal está sendo empregado tanto dinheiro, uma vez que para o setor a que se destinam, notadamente não estão chegando.
Agora com essa história de demarcação continua na terra "Rapousa Serra do Sol", lá pras banda de Roraima, retiraram todos não índios de dentro da reserva. Expulsaram os principais produtores de arroz da região.

Há! Como eu queria entender sobre direitos indígenas. ... Sempre concluí que eles (os índios) têm mais direitos que os demais brasileiros.
Lá, na Serra da raposa, agora sem sol, as terras que produziam centenas de toneladas de arroz foram desocupadas. Entregues aos índios. Irão (se forem) plantar alguns pés de banana e mandioca e olhe lá. Pelo que li, são 1.743.089 mil hectares para abrigar cerca de 20 mil índios.
===============
Por aqui o Governo acena com a proibição de queima de mato sobre qualquer situação, dando um prazo para os produtores rurais se adequarem as novas medidas até o ano de 2011. Não diz o que eles (os produtores) devem fazer para substituírem as queimadas que são utilizadas para a preparação da terra e plantio de alimentos.

Claro que deve ter uma explicação racional para todas essas indagações. Eu é que naturalmente, sou bronco demais para ver, entender e aceitar.

Veja aqui um pouco da história
Raposa Serra do Sol
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lago Caracaranã, considerado sagrado pelos povos indígenas e roteiro turístico na Terra Raposa/Serra do Sol homologada, localizado em fazenda ocupada não-índios Foto: Roosewelt Pinheiro/ABrRaposa/Serra do Sol é o nome de uma terra indígena macuxi homologada a nordeste do estado brasileiro de Roraima, uma das maiores do país com 1.743.089 hectares e 1000km de perímetro[1] (veja o mapa). A identificação da terra indígena foi feita em 1993 pela FUNAI, demarcada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e homologada em 2005 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva[2]. A Raposa é formada por uma área dividida entre imensas planícies, semelhantes às das regiões de cerrado, mas conhecidas na região como lavrado; e cadeias de montanhas, na fronteira do Brasil com a Venezuela e Guiana. Em seus limites encontram-se o Monte Roraima, ponto culminante do Estado, origem de seu nome e uma das montanhas mais altas do Brasil, e o Monte Caburaí, onde fica a nascente do rio Ailã, ponto extremo norte do país. Na área vivem cerca de 20 mil índios, a maioria deles da etnia macuxi. Entre os grupos menores estão os uapixanas, ingaricós, taurepangues e patamonas.

2 comentários:

O tempo passa,mesmo quando isso parece impossivel,mesmo quando cada toque do relógio faz a sua cabeça doer como se fosse um fluxo de sangue passando por uma ferida disse...

Bem,gostei bastante dos seus artigo,achei suas ideias bem humanas.A forma como expressa sua opiniao tbm é bastante intereçante,diz aquilo que pensa e explica o seu ponto de vista, o que faz de voce uma pessoa corajosa,porque uma vez um amigo meu me disse: "quem diz o que quer ouve aquilo que nao quer",meus parabens por essa coragem!
quero dar énfase a um artigo que li sobre a mídia, em que voce dizia que o jornalista passa a informação de acordo com os fatos, e concordo plenamente.
vou voltar a visitar o blog em breve sem duvida

ps: postei aqui o comentario nesse artigo porque nao achei um lugar para comentar o blog em si.

O tempo passa,mesmo quando isso parece impossivel,mesmo quando cada toque do relógio faz a sua cabeça doer como se fosse um fluxo de sangue passando por uma ferida disse...

Gostei bastante dos seus artigos, acho suas ideias bem claras. A forma como expressa sua opinião é bastente intereçante, diz aquilo que pensa e explica seu ponto de vista,o que faz de si uma pessoa corajosa, porque uma vez um amigo meu me disse:" quem diz o que quer,ouve o que nao quer",parabens por essa coragem!
quero dar um énfase a um arquivo que li sobre a mídia,gostei bastante da parte em que dizia que o jornalista apenas passa a informação de acordo com os fatos e concordo plenamente.
vou voltar sem duvida para visitar novamente e me manter informada sobre o que se passa na minha "casa" que esta muito bem entregue a jornalistas como o senhor.