quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

BRASIL É UM PAÍS VIOLENTO, CORRUPTO E RACISTA


Um dossiê detalhado pela ONU, sugere que o Brasil é um país violento, corrupto e racista... Em todo documento, a violência surge como um fator que atinge números cada vez maiores, com violação dos direitos humanos nas formas mais diversas.
Segundo o documento o número total de assassinatos no Brasil por ano poderia ser de até 50 mil e a violência seria principal causa de morte para cidadãos entre 15 e 44 anos. Impunidade, guerra entre gangues e violência policial estão entre os principais fatores desses índices.

Em destaque o uso da tortura generalizada - como uma prática para obter confissões em prisões e informa que muitos juízes não classificam esses atos como suplício, preferindo apenas citar "abuso de poder".
Nas prisões, o documento ainda alerta que a ocupação seria três vezes maior que a capacidade das instalações e pede o fim imediato da "superlotação endêmica" e das "condições desumanas em que são mantidos os prisioneiros.

Uma das formas de atacar a violência e esses obstáculos seria a reforma urgente do sistema judiciário, o que contribuiria para lidar com a impunidade e corrupção. Para a ONU, a mudança tem amplas condições de ser realizada.

As disparidades sociais também fazem parte da lista de preocupações da ONU, principalmente o desenvolvimento social no Norte e Nordeste. Segundo o Unicef, 50 milhões de habitantes no Brasil ainda vivem na pobreza e, apesar dos avanços, o País está entre os cinco mais desiguais do planeta.

Um exemplo da desigualdade está na educação. Para a entidade, os avanços nas matrículas nos últimos anos mascaram uma desigualdade extrema - e regiões com escolas com qualidade abaixo dos níveis adequados. "No Norte e Nordeste, apenas 40% das crianças terminam o primário", afirma o documento. No Sudeste, essa taxa seria de 70% - 3,5 milhões de adolescentes ainda estariam fora das escolas. Os motivos: violência e gravidez precoce.

Outro exemplo de desigualdade está na saúde. Os indígenas tem um índice de mortalidade que é o dobro de uma criança no Sudeste. Em relação à água encanada, 87% da população tem acesso a ela. Mas os 20% mais ricos da população têm um alcance 50 vezes maior que a parcela dos 20% mais pobres. Para o Unicef, o Brasil está no caminho de atingir as Metas do Milênio na redução da miséria.

A ONU ainda alerta para a "generalizada e profunda discriminação contra afro-brasileiros, indígenas e minorias". Os vários documentos da ONU destacam a existência do racismo no País e critica o fato de que a demarcação de terras indígenas está ocorrendo de forma lenta.

AS NOVIDADES E OS BENEFÍCIOS DO DOCUMENTO.


Novidade nenhuma. Os benefícios é que agora são autoridade da ONU que estão comprovando isso. Os pesquisadores internacionais não trouxeram para o dossiê ou relatório nenhuma novidade.

Racismo, violência e impunidade fazem parte do cotidiano dos brasileiros. A violência, por exemplo, é exercida de forma generalizada e muito especialmente por quem a priori, teria a obrigação de combatê-la. A própria Justiça.

A guisa de desculpas para não punir assassinos, ladrões e corruptos, os legisladores criaram “os prazos judiciais”. Por tal mecanismo, um simples delegado de polícia consegue tempo interminável para “juntar” provas contra um crime onde sobram evidencias e testemunhas.

Um medalhão do executivo pode retardar ainda mais o processo no Ministério Público e o mesmo processo, pode criar mofo nas prateiras de uma das varas do judiciário, sob a desculpa que o juiz tem milhares de outros processos. Assim, crime de homicídio, mesmo quando o réu é preso em flagrante, pode demorar cinco anos ou mais para ir a julgamento.

Na questão da educação, as propagandas oficiais, em todos os níveis, mentem “desavergonhadamente” sem temor de punição pela mentira. Apregoam números apenas imaginários ou maquiados. A cada início de ano letivo estouram reclamações por falta de vagas nas escolas pública.

E na Saúde? Agora, todos os males são imputados aos recursos que deixaram de ser arrecadados pela famigerada CPMF (40 bilhões) que quando arrecadados, alimentavam a cadeia nacional da corrupção e não chegavam a saúde.

Pobre não pode pagar plano de saúde e o tal Sistema Único de Saúde, nasceu com deficiência congênita do antigo INSS e por conta dessa hereditariedade, nunca funcionou como deveria e nem vai funcionar.

Na esfera política é bom nem se prolongar com exemplos. O leitor não teria “saco” para lê. Está farto de ouvir de cada governante a balela do “combate a corrupção.
No início de cada administração, tem o período de “caça as bruxas”, a desocupação dos cargos e sua ocupação pelo novos corruptos que estão chegando ao poder.
Somos uma nação emergente sim, mas vista por ocidentais e europeus, como uma cópia fiel de Cuba, só governada por um regime diferente.
Aqui, não se coloca o poder nas mãos de um único ditador. O poder e às riquezas da nação são usados de formas “coorporativas”.
--------------------------------------------
NA - No âmbito local, um prefeito do interior (Município de Porto Walter) acusado de ladrão, pelo Ministério Público, acaba de ser inocentado pelo judiciário. Com o lucro do roubo deve, neste exato momento, está comemorando com os comparsas a proeza de haver se safado das garras da Lei.


Nenhum comentário: