terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MANCHETES DO DIA

JORNAL A GAZETA


Moradores reprovam fim da Polícia da Família e planejam protesto

O fim da prestação de serviços da Polícia da Família continua causando indignação dos moradores de bairros que eram beneficiados com o programa. Mesmo com a garantia que haverá apenas uma reestruturação na Segurança Pública do Estado, a população exige a permanência dos policiais nas ruas.

No dia 24 de janeiro, moradores dos bairros Jorge Lavocat, Tancredo Neves e Montanhês, realizaram uma manifestação para protestar contra o fim da prestação de serviços da Polícia da Família na região. Eles afirmam que nos últimos meses os policiais têm sido parceiros importantes da comunidade, colaborando inclusive para a diminuição da violência.

JORNAL A TRIBUNA

Dois mortos e um ferido em chacina

Grande parte da polícia da capital tentava prender ontem o marginal Erasmo Rodrigues dos Reis Filho, o “Bebeca”, 22, principal envolvido na chacina ocorrida na madrugada de domingo, no bairro Seis de Agosto.

No local, Francisco Soares do Nascimento, 20, Geovani Gomes da Silva, 20, e Fernando Paulino Santos de Oliveira, 24, foram arrancados de um automóvel, espancados no meio da rua e executados com tiros na cabeça. Os dois primeiros morreram e o outro está internando no pronto-socorro com poucas chances de sobreviver.

Policiais Militares acionados através do rádio se deslocaram para o local da ocorrência onde iniciaram as investigações. Cerca de meia hora depois, os PMs conseguiram prender Welisson da Silva Rocha, 29, que dirigia o Celta preto placas MZV 1086. No veículo estavam dois executores.

Diversos homens da Companhia de Operações Especiais (COE) foram designados para o caso. Um menor conhecido pela alcunha de “Marquinhos”, 16, foi preso mais tarde e confessou ter participado das execuções.

JORNAL O RIO BRANCO

Homenagem ao dia do líder comunitário reúne autoridades municipais

No dia 18 de fevereiro de 1981 Manoel Souza do Nascimento tinha apenas 13 anos quando perdeu o pai João Eduardo, vítima de assassinato em uma luta do movimento comunitário. No dia 18 de fevereiro deste ano, ontem, Manoel foi o principal convidado pela União de Moradores de Rio Branco (Umarb) para receber homenagem em lembrança a um dos fundadores e mártires do movimento comunitário da Capital. A data da morte de João Eduardo foi escolhida para ser o dia do líder comunitário; foi comemorada ontem por dezenas de lideres comunitárias em um café da manhã na sede da entidade.

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Moiséis Diniz foi aprovado na câmara no ano de 2005 e deste lá se tornou emblemático para todos os que militam no movimento comunitário acreano.

JORNAL PÁGINA 20

Campanha de preservação do Rio Acre


Durante café da manhã realizado ontem, o Banco da Amazônia (Basa) inaugurou em sua sede localizada na Nova Avenida Ceará o auditório “Rio Acre”. A iniciativa faz parte da campanha de preservação do principal afluente da região e visa despertar a conscientização por parte da população sobre a importância de cuidar do manancial, que é responsável por abastecer todo o Vale do Acre.
Representantes do Estado, município e de diversos estabelecimentos bancários prestigiaram o ato de inauguração do auditório. Entre as autoridades estavam o vice-prefeito da capital, Eduardo Farias, Francisco Salomão, presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), e Pedrinho Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, entre outros. A mobilização dos órgãos e instituições para a questão vem sendo feita pela Associação dos Amigos do Rio Acre.

AGENCIA DE NOTICIAS DO ESTADO

Governo do Estado investe R$ 1,5 mi no CEFLORA



O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr, está reformando o Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (CEFLORA), Unidade Descentralizada do IDEP-DM, em Cruzeiro do Sul. Recursos oriundos do Governo do Estado, do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 1,5 milhão, foram disponibilizados para a reforma e aquisição de mobiliários e equipamentos.Segundo o coordenador geral do CEFLORA, Rafael Galdini, esse é o maior investimento em Educação Profissional já realizado no Alto Juruá e possibilitará ao Governo do Estado ampliar ainda mais a oferta de qualificação para jovens e adultos da regional. Nos últimos dois anos, por meio do CEFLORA, foram abertas mais de 200 turmas em 12 cursos de Formação Inicial e Continuada em diversas áreas profissionais, tendo formado mais de 2,5 mil pessoas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Jordão.

Nenhum comentário: