quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Violento, corrupto e racista...

Na carona de um relatório da ONU e a publicação deste em sites locais, postamos aqui no Blog parte do documento, segundo o qual pesquisadores das Organizações das Nações Unidas chegaram à conclusão que o Brasil, é um país Racista, Violento e Corrupto.
Até me aventurei em fazer alguns acanhados comentários sobre três setores onde tais conclusões se encaixam com maior perfeição. A própria segurança pública, a saúde e a educação.
Nada a retirar do que escrevi. Pelo contrário, acrescento o caso de um estudante em São Paulo dirigindo completamente embriagado. Com seis latas de lança-perfjumes dentro do veiculo. Fugindo de uma perseguição policial ele invadiu uma prefenrencial, colidiu com outro veiculo e completamente sem controle da direção atropelou o frentista de umposto de gasolina do outro lado da rua o deixando como se morte estivesse, antes de continuar em sua louca e desvairada tentativa de fuga, até se detido.
Aqui vai o resultado da impunidade, violência e racismo a que se refere o documento da ONU.
O trabalhador foi submetido a seis intervenções cirúrgicas durante os 18 dias em que ficou internado em um hospital da rêde pública. Vai terminar a recuperação em casa e não tem previsão de quando retornará ao trabalho. Ajuda? Só da família.
O criminoso, passou duas horas prestando depoimento. Foi autuado por direção perigosa. Lesões corporações e posse de entorpecente ilícitos, embriagues ao volante etc.. etc... antes de ser mandado para casa onde continua levando sua vidinha inútil sem maiores preocupações. O racismo consiste no fato de sendo a vítima pessoa de posses, o agressor jamais sairia impune e o caso seria tratado pela polícia com a seriedade necessária e explícita na lei.


Confronto das estrelas com resultado óbvio

A caminho de casa, sou peitado por amigo comum:
- E aí, vai ao Arena da Floresta assistir o jogo do Rio Branco contra o “Fogão”??
- To fora! Não vou aplaudir festa alheia. Não sou botafoguense e não acho que o time local tem bagagem que justifique pagar R$ 30 reais para vê-lo em exibição. Só não sei de quanto mas o resultado é previsível.
Placar do “baile”, 3x1 para o Botafogo sem maiores esforços e com um time de reservas. A noite assistir parte do vídeo tape. Mudei de canal antes do fim da fita. Foi penoso ver nossos “atletas” apanhando da bola e do adversário.
Os alvinegros cariocas foram complacentes e cavalheiros. Pouparam o Rio Branco do vexame de levar uma goleada histórica diante de sua torcida.
Nossos “peladeiros” de fim-de-semana saíram de cena já na estréia, sem direito ao jogo de retorno.
Pelo menos, fomos poupados de outro vexame maior. Algum “courão” por exemplo, poderia trazer na bagagem, uma sacola e grama arrancada do Maracanã, como souvenir.
Mais hilário que a campanha do Rio Branco na competição Copa do Brasil em sua versão 2008, apenas o comentário de um radialista esportivo.
Disse radialista: “O Rio Branco não estava disputando o placar e sim, a renda de 400 mil proporcionada pelos 20 mil torcedores que compareceram a Arena”.



“Tamo” competindo no concurso de literatura

Também estou inscrito no 1º Concurso de Literatura da Fundação Garibaldi Brasil/AC. Relato um acontecido com meu pai, ocorrido em plena 2ª Guerra Mundial nos idos de 1.943 e sua chegada ao Acre, vindo do Nordeste com centenas de outros jovens, alistado como “Soldado da Borracha”.
Sinto-me como se fosse uma fera domesticada solta numa arena de feras selvagens. Terei que lutar pela própria sobrevivência, se comparado às estrelas em literatura que estão inscritas no concurso.

A falsa modéstia porém, me impede de capitular antes do embate que deverá acontecer em meados de julho deste ano. Acredito, numa análise “impacial”, rsrsrss.... que tenho chances de ganhar...e explico porque.
Quando fiz o relato, pretendia apenas homenagear meu pai que havia completado 83 anos. Não tinha idéia que o relato viesse a participar de nenhum concurso. Portanto, a simplicidade e a naturalidade da forma como foi escrito, pode agradar os jurados.
Ganhado, já tenho quem homenagear na entrega do “Osca”. Não ganhando, agradeço à mesma pessoa.
Mas isso, só posso revelardepois do resultado. É que também compartilho da opinião que não se deve contar com o ovo “nas partes” da galinha.

Manchetes de hoje

JORNAL A GAZETA
http://www.agazeta-acre.com.br/


Descoberto geoglifo perto da Prefeitura de Capixaba


Pesquisa mantida pelo Governo do Acre e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnoloígico (CNPq) em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) identificou esta semana dois novos geoglifos na região de Capixaba. Em sobrevôo, os cientistas localizaram um geoglifo a apenas 1.000 metros da Prefeitura de Capixaba . Em homenagem ao dono do imóvel onde está localizado, a estrutura foi batizada de Bimbarra.

“É um circulo com mureta externa e uma meia lua interna, e pela sua localização, proximidade e fácil acesso, creio que o geoglifo Bimbarra merece divulgação para que a Prefeitura de Capixaba possa tomar ciência e providências para a proteção desse monumento pré-histórico”, sugeriu o paleontólogo Alceu Ranzi, da Ufac, um dos envolvidos no estudo dos sítios arqueológicos do Acre. Entre outros, participam da pesquisa a arqueóloga Denise Shaan , da Universidade Federal do Pará (UFPA).


JORNAL O RIO RANCO
http://www.oriobranco.com.br/

Samu faz campanha para redução de trotes

Mais uma campanha de esclarecimento está sendo realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Mais uma campanha de esclarecimento está sendo realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O trabalho de conscientização visa reduzir o número de trotes feitos para o telefone do serviço.
O alvo da campanha são as crianças das escolas de Rio Branco. Treinamentos estão sendo realizados para educá-las, com a expectativa de serem multiplicadores da idéia.

O lançamento oficial acontece no próximo mês. A diretora do Samu, Lucia Carlo, explica que apesar da redução no número de trotes no ano passado, o fato ainda é um agravante que prejudica o trabalho da equipe de atendimento.


JORNAL A TRIBUNA
http://www.jornalatribuna.com.br/

Deputados aprovam reforma no Judiciário

Por unanimidade. Assim foi aprovado ontem na Assembléia Legislativa, o projeto de reforma administrativa do Poder Judiciário. A esperança dos deputados, é que esse passo reflita no atendimento à população.

O deputado N. Lima (DEM), integrante da oposição, lembrou que embora o projeto de lei ainda não seja o ideal, representa uma melhoria importante no âmbito do Poder Judiciário. “Se todo mundo ganha um pouquinho já é um avanço”. Ele acredita ainda que esse é um momento ideal para que todos os servidores públicos façam negociações para melhorar as condições de duas categorias.

Para o deputado Josemir Anute (PR), que sempre esteve envolvido com o movimento sindical no Tribunal de Justiça onde é oficial de justiça licenciado, o fato de o projeto contar com o aval do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário foi determinante em sua decisão de apoiá-lo.

JORNAL PÁGINA 20
http://www2.uol.com.br/pagina20/

O Jornal Página 20 não foi atualizado. A edição postada no dia anterior, ainda fala da estréia do Rio Branco na Copa do Brasil. Pegando logo de cara a equipe do Botafogo/RJ na Arena da Floresta. O resultado dessa partida, para quem não acompanhou o desenrolar do sofrimento do time local foi 3x1 para os visitantes.

Nenhum comentário: