sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

MANCHETES DO DIA

Jornal O RIO BRANCO

Alerta vermelho na Assembléia

A suposta tentativa de assalto ao deputado estadual Ney Amorim acontecida na noite da última quarta-feira é o sexto “incidente” apimentado com tentativa de violência que acontece a parlamentares acreanos nos últimos seis meses. Somente Ney Amorim foi duas vezes vítima de supostas tentativas de assalto. Em dezembro do ano passado a casa do pai do deputado foi assaltada, mas ele não estava na residência. Desta vez um homem armado se dirigiu até o escritório do deputado no bairro José Augusto. Visto a tempo pelo segurança de Ney, o suposto assaltante fugiu, ferido a bala devido à troca de tiros com o segurança.
O deputado estadual é o quinto deputado do parlamento acreano envolvido em episódios que vão desde supostas tentativas de assalto à mão armada até descaradas ameaças de homicídios como aconteceu a Josemir Anute.
Para o presidente da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), Edvaldo Magalhães, o parlamento acreano está apreensivo e em alerta. “A luz vermelha para nós da Aleac está acesa” dispara o deputado. http://www.oriobranco.com.br
­­­­­­­­­­­=======================================================
Jornal A GAZETA

Lula garante mais dinheiro para obras da BR-364


A audiência que o governador Binho Marques manteve, na tarde de ontem, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderia ter sido melhor para o Acre. Acompanhado pelo presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, o ex-governador Jorge Viana, Binho Marques fez um relato para o presidente de como estão indo as obras do PAC no Estado, e concluiu falando da importância do apoio do Governo Federal para dois pleitos da maior importância para o povo do Acre: o asfaltamento da BR-364 de Rio Branco a Cruzeiro do Sul até 2010 e a garantia de participação direta do Estado nos lucros da Hidrelétrica do Madeira, como remuneração pelo impacto ambiental que a obra causará aos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. O presidente Lula se comprometeu em ajudar para que as duas situações se concretizem.

O esforço para garantir os recursos necessários à integração do Vale do Acre ao Vale do Juruá acontece num momento especial para a economia do país e do Acre. Embora ainda abalado com o fim da CPMF, que resultou na redução de cerca de R$ 40 bilhões anuais para os cofres públicos federais, o presidente Lula não hesitou um momento sequer de reafirmar que seus compromissos com o Acre permanecem inalterados.
http://www.agazeta-acre.com.br
=====================================


Jornal A TRIBUNA

Segurança de deputado troca tiros com bandidos

Nem a polícia sabe ainda qual era a intenção de dois homens, um deles armado, quando trocaram tiros com o segurança do deputado estadual Ney Amorim (PT), na noite da última quarta-feira, em frente ao prédio onde fica o escritório do parlamentar, no bairro José Augusto.

Por volta das 18h30, dois homens chegaram à frente do prédio e se comportaram de maneira suspeita. A caminhonete do deputado estava estacionada na entrada que dá acesso ao escritório, e dentro dela o cabo Amarildo, da Polícia Militar, fazia a segurança do local.

Ao perceber a movimentação estranha da dupla, o segurança desceu do veículo, e antes que abordasse os suspeitos, foi recebido à bala. O militar sacou a arma e houve troca de tiros, mas ninguém se feriu. As marcas do tiroteio ficaram em um orelhão e no veículo de Ney Amorim, que no momento do tiroteio estava reunido com seu advogado, Giordano Simplício Jordão.

O barulho dos tiros chamou a atenção de populares que logo se aproximaram do local. O deputado e seu advogado também desceram para saber o que havia ocorrido. Próximo ao local, o cabo Amarildo ainda avistou um homem que trajava uma camisa vermelha, mas ele estava ser arma. http://www.jornalatribuna.com.br

==================================

Jornal PÁGINA 20


Padres da Igreja Católica acendem debate sobre o fim do celibato
Polêmica envolve a tradição que existe desde o quarto século, aproximadamente, mas que não é um dogma, e sim uma norma disciplinadora da Igreja Católica. O celibato, imposto pela Igreja, voltou a ser um dos principais pontos a ser discutido por padres esta semana, após a imprensa nacional noticiar que os presbíteros brasileiros pediriam ao Vaticano o fim do preceito.

O assunto, que divide opiniões, é visto pelos padres locais como um tema delicado, que não pode ser tratado com superficialidade, pois essa tradição ininterrupta tem para os presbíteros um valor inestimável, ja que é fundamentada sobre o Evangelho e Jesus Cristo, que também era celibatário.

Para o padre Gabriel Renato Camagni, da Diocese de Rio Branco, o problema não é o celibato, mas a necessidade pastoral do povo, que precisa de eucaristia. Ele diz que o padre é ligado pelo ministério à celebração da Santa Missa e ao perdão dos pecados, exercício reservado exclusivamente aos presbíteros.

“A questão é a seguinte: como podemos fazer com que as comunidades que não têm padres celibatários possam ter a possibilidade de celebrar a eucaristia, receber o perdão pelo pecado?”, indaga o religioso.

Ele acredita que é necessário que a Igreja reveja sua posição em relação ao ministério sacerdotal, que trata de uma lei eclesiástica, e não divina. O frei não defende que o celibato seja extinto, mas opcional, para que homens casados também possam ser ordenados padres. http://www2.uol.com.br/pagina20/
===============================

AGENCIA DE NOTICIAS DO ACRE

Lula e Marina pedem a parlamentares do G8+5 apoio ao Fundo da Amazônia


A ministra Marina Silva lembrou as ações que permitiram reduzir as taxas de desmatamento em 59% nos últimos três anos e disse que espera manter linha decrescente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reiteraram nesta quinta-feira (21), em Brasília, para uma platéia de cerca de cem parlamentares de países desenvolvidos e emergentes (G8+5), a importância da criação do Fundo de Proteção e Conservação da Amazônia. A iniciativa foi apresentada pelo Brasil na Conferência das Partes sobre o Clima em Nairobi (2006) e Bali (2007), como forma de compensação voluntária para os países que diminuam a emissão de CO2 através da redução das taxas de desmatamento.

O Fórum Internacional de Mudanças Climáticas, no Itamaraty, reuniu legisladores dos sete países mais ricos do mundo e Rússia, além dos emergentes Brasil, China, Índia, África do Sul e México. O objetivo do encontro é elaborar um documento com propostas de enfrentamento das mudanças climáticas a ser levado para a próxima reunião do G8, em julho, no Japão.

Durante seu discurso, Lula defendeu que os países desenvolvidos, além de cumprirem suas próprias metas de emissão, devem apoiar os esforços que já estão sendo realizados pelo Brasil, cujos resultados beneficiam todo o planeta, como a redução de CO2 na atmosfera, a manutenção do ciclo de chuvas e a necessária conservação da biodiversidade. http://www.agenciadenoticias.ac.gov.br

Nenhum comentário: