quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Estranha visão

Mulçumanos têm visão diferente do mundo que os cerca

Confesso que tive certa dificuldade para o comentário pretendido sobre essa foto. É que uma idéia, ou comentário engraçado, não pode ser interpretado como deboche ou descrença. Todos têm o direito de expressar sua religiosidade e ser tolerante com os que não concordam com sua visão de mundo. Mas no caso dos mulçumanos, a visão é muito estranha...

A foto mostra os muçulmanos adeptos do islã, durante uma das cinco orações obrigatórias diárias em um templo religioso (mesquita) na cidade sagrada de Meca onde segundo o Alcorão (bíblia dos Mulçumanos) teria nascido o profeta Maomé.

Só para lembrar, a religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá.
Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.

Muito bem! Feito os comentários sobre o Islã, mulçumanos, Meca, Maomé, Árabes e Arábia Saudita, vamos retornar ao comentário da foto.

Seria por falta de espaços que os homens mulçumanos se posicionam de bruços tão próximos uns aos outros. E as mulheres porque não podem entrar no interior das mesquitas?

Seria verdade, mito ou discriminação perversa contra as mulheres ditadas pelo próprio alcorão, determinando que as mulheres não podem se agachar (fazer suas necessidades fisiológicas) de frente para o Meca, local onde se encontra a mesquita de Caaba, local sagrado para os mulçumanos.

O Chargista, autor da obra, em formato de fotografia, pode ter carregado a mão na caricatura, mas a realidade é isso mesmo. Uma ruma de machos agachados em posição, digamos constrangedoras, de costas para o macho imediatamente atrás. Que significado essa revelação nos traz, para explicar porque o islã (sunita ou xiita) é a religião que mais cresce no mundo?

Se a pergunta fosse endereçada a Copélia (humor) Toma lá da Cá, a resposta mais óbvia seria: Prefiro não comentar!

Um comentário:

Nonato de Souza disse...

Anônimo, você é muito gentil.
Obrigado pelo carinho com que me lê diariamente.
Em retribuição as suas palavras tão carinhosas, vai uma dica.

Foi para atender pessoas como vc, que criaram os sex shop's